domingo, 30 de setembro de 2007

Quase

Não deu. Por conta de um golzinho, aos 47 minutos do segundo tempo, o Náutico não terminou a rodada na zona da sul-americana. Até agora, isso só aconteceu apenas uma vez no Campeonato: na terceira rodada, quando a equipe alvirrubra chegou à 11ª colocação. Ao vencer o Cruzeiro, fora de casa, com um gol de Peter já nos acréscimos, o Figueirense subiu para o 11° lugar, ultrapassando o Timbu, chegando aos 37 pontos. Incrível como tudo estava dando certo até esse gol ser marcado. Um pouco mais cedo, o Internacional já havia perdido para o São Paulo, no Beira-Rio, por 2x1. Com isso, os colorados permaneceram com 36 pontos, perdendo para o Náutico no critério de desempate de números de gols marcados (48x36), já que os times empatam nos demais (número de vitórias 10x10 e saldo de gols 0x0). Esse resultado havia amenizado a vitória do Goias em cima do Botafogo, em crise, por 3x0. Os goianos acabaram passando o Timbu: estão em décimo lugar, com 37 pontos. O importante, no entanto, é que, em campo, o time alvirrubro fez o seu papel: venceu o Atlético/PR de goleada, foi a 36 pontos e zerou o saldo de gols. Por causa da fatídia vitória do Figueirense, o Náutico fecha a rodada na 13ª colocação. Poderia ter terminado na 12ª, na zona de classificação para a Sul-americana (como o Fluminense está em 6°, abre uma vaga, pois já está garantido na Libertadores e não pode disputar as duas competições). Por enquanto, esse objetivo fica para depois. Quem sabe na próxima rodada?

Defesa em alta

Os 5x0 em cima do Atlético/PR serviram para que o Náutico zerasse o seu saldo de gols, que chegou a ser de -15, após a goleada para o Vasco, na 22ª rodada (é bom lembrar que estamos na 28ª). Ou seja, em seis rodadas, a equipe tirou um saldo de 15 gols negativos!No entanto, apesar dos cinco gols terem ajudado bastante, o que, na realidade, fez diferença foi um detalhe que passa despercebido aos olhos mais desatentos. Há três rodadas o Timbu não leva gol. Isso mesmo, a última vez que a defesa alvirrubra foi vasada foi na partida com o Botafogo e olhe foi apenas um tento sofrido nesse jogo. Desde então, foram três vitórias nais quais o adversário não saiu do zero no marcador: contra Goiás, 3x0, Sport, 2x0, e agora o Atlético/PR.
Isso só prova a solidez e o equilíbrio do time como um todo, apesar do foco em questão ser a defesa. Afinal, a marcação tem que começar lá na frente, com os atacantes pressionando o oponente. Claro que também deve ser ressaltado o bom papel dos volantes e dos zagueiros. Everaldo, por sinal, cresceu muito e finalmente mostrou o porquê de ser um dos destaques na Série B pelo Criciúma. No sábado, foi um dos melhores em campo, anulando completamente o goleador Marcelo Ramos. Que naõ só ele como todos continuem assim.

Acosta entra para a história

Com o gol que marcou contra o Atlético/PR, o meia uruguaio Acosta entrou para a história do Náutico. Agora, com 15 gols, ele é o maior artilheiro do Timbu em uma edição de Campeonato Brasileiro, ultrapassando Jorge Mendonça, que havia feito 14 gols em 1974. Em termos de meta pessoal, Acosta quer marcar, pelo menos, mais um gol, para somar, assim, 16. Mas porquê 16? A explicação: esse foi o número de gols que ele marcou na temporada passada. Na briga pela ponta da artilharia deste ano, Acosta está atrás somente de Josiel, do Paraná, que já fez 17 e joga hoje.

Resultados favoráveis

Com vitória de ontem, o Náutico chegou à zona de classificação para a Copa Sul-americana. Para fechar a rodada nela, no entanto, o Timbu tem que torcer por alguns resultados: o Internacional, por exemplo, não pode vencer nem empatar com o São Paulo, pois tem a mesma pontuação do Náutico, 36. Quem também não pode ganhar é o Figueirense, que enfrenta o Cruzeiro, no Mineirão. O time de Santa Catarina tem 34 pontos. Mesma pontuação do Goiás, outro que não pode vencer. A equipe esmeraldina joga fora de casa contra o Botafogo. Caso esses três times não vençam seus confrontos, o Náutico termina a rodada em 11° lugar, na zona da sul-americana. Então, fique de olho na telinha e seque à vontade.

sábado, 29 de setembro de 2007

Olé!

"Olé!" 3 minutos e 20 segundos de "Olé!". Com (mais) uma apresentação magnifícica o Náutico destruiu mais um adversário direto do seu campeonato brasileiro particular. O Atlético/PR já era. Caiu nos Aflitos e caiu feio, por 5x0 com direito a 3 minutos e 20 segundos de olé. Um momento mágico, para ficar na história. Uma linda história de recuperação, regada a muita garra, determinação e vontade. O jogo de hoje foi daqueles que você deseja que tivesse não só 90 minutos, mas 180, 360, que durasse para sempre. E pode ter certeza de que enquanto tivesse bola rolando, o Náutico estaria dando o seu show. Porque o que se viu em campo não foi uma simples partida de futebol. Foi um show digno dos mais famosos artistas internacionais. O Timbu está com tudo minha gente. São seis jogos invicto e cinco vitórias consecutivas. O segundo melhor ataque do Campeonato, com 48 gols, atrás somente do vice-líder Cruzeiro, soberano, com 63. Adeus zona de rebaixamento. Olá zona da Sul-americana. E dessa vez o Náutico mostra que veio para ficar. Porque com o futebol que está jogando, não há como pensar diferente. Agora com 36 pontos, e com o saldo de gols zerado graças à goleada, o time só espera a definição da rodada de amanhã para saber se vai permanecer na zona da Sul-americana ou não. Mas isso é o menor dos problemas agora. Enquanto isso, o torcedor alvirrubro faz festa. Então comemore. Você merece!

Náutico x Atlético/PR - Expectativa

Depois do jogo com o Paraná, que serviu com um divisor de águas para o Náutico, a partida contra o Atlético/PR, hoje, nos Aflitos, pode ser considerada a mais importante e, porque não, a mais difícil do ano. A começar pelo adversário, que, assim como o Timbu, vive uma fase de ascensão neste segundo turno do Campeonato. Ou seja, não é um time de qualidade em crise, como o Goiás. É um time de qualidade e em uma boa fase, o que só dificulta as coisas. Dentro de casa, porém, contra um adversário direto, o Náutico não pode se dar ao luxo de perder pontos. Nas contas contra o rebaixamento (sim, o pensamento ainda tem que ser esse), o Timbu precisa ganhar ainda mais quatro jogos e empatar pelo menos um para se considerar a salvo. Por isso, as seis partidas em casa - das quais cinco são com adversários diretos como o de hoje - são de fundamental importância para a conquista do objetivo de continuar na elite em 2008. Ganhar do Atlético/PR é mais do que conquistar três pontos, é tirar três pontos de um inimigo. Se ganhar hoje, o Náutico vai a 36. Se afasta da zona perigosa e aí sim pode começar a pensa em outros objetivos. Antes disso, não. E a empolgação tem que ficar bem longe das quatro linhas.

Vágner ou Onildo?

A grande dúvida sustentada por Roberto Fernandes para esse jogo com o Atlético/PR foi o substituto de Toninho, expulso no clássico com o Sport. Vágner ou Onildo, que volta de suspensão, brigam pela vaga. Na minha opinião, apesar de ter uma "marcaçãozinha" com Vágner, Roberto vai escalá-lo, afinal, está em pleno ritmo de jogo e quando entrou nunca comprometeu o desempenho da equipe. Há quem o considere o melhor zagueiro do Náutico. Eu não vou tão longe, podem me chamar de doido, mas gosto do Toninho. Enfim, no mais Radamés entra no lugar de Elicarlos e, se o treinador não apontar outro como fez no último jogo, a equipe deve ser a mesma.

A perda de um líder

A perda de Eduardo para o Náutico significou muito mais do que a saída de um bom goleiro. Bastante experiente e rodado no futebol, Eduardo é , sem dúvidas, um dos líderes do time dentro de campo. Na verdade, o principal deles. É quem dá bronca, quem organiza a defesa e o ataque, quem chega no juiz, quem dá aquela paradinha providencial quando a pressão do time adversário aperta. Acho que o time perde muito mais nesse sentido com a saída dele do que no quesito técnico, já que Fabiano tem um histórico muito bom. Já jogou Campeonato Paulista, como ressaltou o próprio Roberto Fernandes, e é ídolo no América/RN, onde conquistou nada menos do que dois acessos (da Série C para a B e depois para a A). Suprir essa falta, no entanto, não caberá somente a Fabiano. Os outros jogadores têm que puxar essa responsabilidade, como o capitão Daniel Paulista e o meia Geraldo. Eles são experientes e têm o respeito do grupo, além de estarem passando por uma ótima fase técnica, o que dá um moral a mais para poder cobrar dos companheiros. Certamente, a união do grupo alvirrubro é o que deve fazer a diferença nesse momento e fazer qualquer perda passar despercebida. Hoje, contra o Atlético/PR, não quero nem lembrar que Eduardo está fora, quero é ver atitude dos demais jogadores em campo.

O adversário

Atlético-PR vai de Rogério Corrêa neste sábado contra o Náutico

da Gazeta do Povo/PR

Depois do último treinamento do Atlético Paranaense em Recife, o técnico Ney Franco pôs fim à última dúvida que restava na equipe para o jogo deste sábado (29), às 18h10, diante do Náutico. Na zaga em que dois disputavam uma vaga, a experiência e o bom momento de Rogério Corrêa favoreceram o zagueiro e ele será titular ao lado de Danilo e Antônio Carlos.
Nas demais posições, antes mesmo da viagem para a capital pernambucana, a equipe já estava escalada. Machucado, Valencia nem viajou e será substituído por Alan Bahia. O jogador espera mostrar um bom futebol, já pensando em brigar por um lugar na equipe, ainda mais nesta ascensão atleticana no Brasileirão. “Temos que ter determinação de todos. Aqueles jogadores que estão entrando estão dando conta do recado. Comigo não será diferente, porque vou entrar para fazer o meu trabalho e ajudar a equipe na marcação para sair com um resultado positivo”, disse.
No meio-campo, Ramon retorna após se recuperar de uma fissura na costela e atua no lugar de Netinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Nas demais posições, o time é o mesmo dos últimos jogos. Autor de dois gols no clássico contra o Paraná, o atacante Marcelo Ramos atuou pelo Santa Cruz antes de se transferir para o Rubro-Negro, e essa experiência pode ajudar os atleticanos nos Aflitos.
Curiosamente, esta será a primeira vez em que o Furacão atua na atual casa do Náutico. Anteriormente, a equipe jogou contra o Timbu na Ilha do Retiro e no Arruda, cada dos rivais Sport e Santa Cruz. “O Náutico é uma equipe de muita qualidade e sabemos das dificuldades que vamos enfrentar. Esperamos levar um grande resultado para Curitiba. É uma briga direta para melhor a posição no Campeonato Brasileiro, então esperamos fazer um grande jogo e superar todas essas dificuldades”, previu Ramos.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

Eduardo Ok

Tudo Ok na cirugia do goleiro Eduardo. Ele foi operado às 12h de hoje, na Clínica de Fraturas, pelos médicos Alexandre Arraes e Crystina Pedrosa. A lesão da cartilagem foi curada e uma inflamação localizada por trás do ligamento também foi tratada. A previsão dos médicos para o retorno do goleiro é bastante otimista: de 15 a 20 dias ele deve estar treinando com o grupo. A esperança é ter Eduardo de volta ou na partida com o Cruzeiro, no dia 12/10, ou contra o Corinthians, no dia 21/10. Enquanto isso, os alvirrubros depositam todas as suas fichas em Fabiano, que certamente irá corresponder.

Os números dos goleiros

Os números dos quatro goleiro do Náutico neste Brasileiro mostram o porquê da improtância de Eduardo para o time. Além de menor média de gols sofridos, mesmo tendo um número maior de jogos, o restrospecto dele é o, de longe, o melhor. Em 15 jogos, foram 22 gol sofridos, uma média de 1,4 por partida. Foram também oito vitórias, cinco derrotas e dois empates. Segudo goleiro que mais atuou na competição e escolhido para substituir Eduardo, Fabiano não tem os números ao seu lado. Em cinco partidas, ele levou 13 gols, uma média de 2,6. Ele não venceu nenhum jogo: foram dois empates e três derrotas. Já Gléguer e Rodolpho, que participaram de quatro partidas cada, têm média de 1,75 (sete gols sofridos). O primeiro venceu um jogo, empatou outro e perdeu dois. Já o segundo, empatou dois e também perdeu dois.
É bom ressaltar, porém, que Fabiano pegou o "osso". Quando ele era o goleiro, o time passava por uma péssima fase, ainda sob o comando de PC Gusmão, diferente de agora, com Roberto Fernandes. Uma ótima oportunidade para ele mostrar todo o seu potencial.

Eduardo fala

O goleiro Eduardo falou um pouco sobre a sua lesão e a cirurgia que deve fazer daqui a alguns instantes - está marcada para as 12h. Abatido, como não poderia ser diferente, ele deu força para o seu substituto Fabiano e para o grupo alvirrubro, do qual ele é um dos líderes. Eduardo garantiu também que não vai faltar a um jogo até a sua volta.
"Caso seja liberado, venho para o jogo sábado e estarei todos os dias com o grupo. Não podemos esmorecer nesse bom momento. Eles (os companheiros) sabem que lesões são normais no futebol e que não podem perder o foco do nosso objetivo, que é tirar o Náutico da zona derebaixamento. Fabiano é um grande goleiro, bem treinado, de repente pode sentir o ritmo, mas a defesa vem atuando muito bem e ele vai ter um bom suporte ali atrás."
Já disse e reintero aqui. Eduardo vai fazer falta, pela sua liderança e qualidade. Mas Fabiano é um bom goleiro e não vai comprometer quando fo exigido. Assim como Eduardo, tenho plena confiança nele.

Nova goleada na Copa Pernambuco

O Náutico segue imbatível na Copa Pernambuco. Na última quarta-feira, venceu mais uma e novamente de goleada: 5x1 no Vera Cruz, no CT Wilson Campos. Os gols foram marcados por Almir Sergipe, Reinaldo, Gilson, Eduardo e Luis Eduardo. Essa foi a última partida da fase de ida da competição. No próximo dia, iniciam as voltas. O primeiro adversário é o Atlético de Vicência, no CT. O Timbu segue invicto na Copa PE, com cinco vitórias e um empate. Com isso, lidera o grupo 1 com 16 pontos conquistados. O time tem também o ataque mais positivo da competição, 22 tentos assinalados, e a segunda melhor defesa, com cinco gols sofridos.

quinta-feira, 27 de setembro de 2007

Definição e dúvida

O técnico Roberto Fernandes definiu ontem o substituto de apenas um dos dois jogadores expulsos no clássico de domingo. Para o lugar de Elicarlos, Radamés foi o escolhido. A dúvida do treinador é quanto o substituto do zagueiro Toninho. Vágner e Onildo brigam pela vaga. No treino de hoje, em que ele realizou um coletivo, Onildo começou jogando, mas Vágner entrou durante a movimentação. Após o treinamento, Roberto confirmou que ainda não escolheu quem será titular. "Não estou ansioso para definir o time. Ainda tenho dois treinos antes do jogo, prefiro esperar", disse. O restante do time do coletivo foi o mesmo do clássico com o Sport: Fabiano, Sidny, Onildo (Vágner), Everaldo e Júlio César; Daniel Paulista, Radamés, Geraldo e Acosta; Marcelinho e Felipe. O detalhe é que Roberto Fernandes não saiu com uma cara nada boa do treino de ontem. A movimentação terminou em 0x0 com atuações nada inspiradas de Acosta e, principalmente, Felipe, com quem o treinador ficou mais decepcionado. "Essa parada não foi como a outra. Pelo contrário, ele não voltou bem", observou. Quem sabe as mudanças no time não se restrinjam apenas aos atletas suspensos. Opções no banco não faltam e algo me diz que hoje ele vai testar algumas.

Eduardo fará cirurgia

Uma triste notícia para os alvirrubros. O goleiro Eduardo, um dos símbolos dessa virada do Náutico, será submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo e desfalcará o time por até 30 dias. Ele sofreu uma pequena lesão na cartilagem do joelho, após um choque na partida contra o Goiás. No clássico do domingo, o goleiro atuou lesionado e com dores. O procedimento cirúrgico foi marcado para amanhã, às 12h, na Clínica de Fraturas, pelo doutor Alexandre Arraes, vice-presidente médico do clube e também presidente do Conselho Deliberativo. O substituto de Eduardo já foi confirmado pelo técnico Roberto Fernandes: Fabiano, que inclusive já treinou hoje à tarde.
Como disse no início do post, Eduardo é um dos símbolos da virada alvirrubra na competição e por isso é até óbvio dizer que ele vai fazer muita falta ao time. Além de ser um líder dentro de campo, a qualidade do goleiro é indiscutível. Acredito, no entanto, que Fabiano certamente dará conta do recado, porque é um grande goleiro que reúne experiência e qualidade. Quanto a isso, o tocedor alvirrubro pode ficar tranqüilo.

Seqüência curiosa

O Náutico tem uma seqüência de jogos bastante interessante pela frente. Se por um lado o Timbu vai pegar em casa em sua maioria adversários diretos na luta contra o rebaixamento, fora, a equipe alvirrubra vai enfrentrar, com apenas uma exceção, somente oponentes que brigam pela classificação à Copa Libertadores. Pois é. Nos Aflitos o Náutico joga contra Atlético/PR (11), Juventude (19), Corinthians (17), América/RN (20) e Flamengo (14). A exceção nesse caso é o Santos, que o Timbu enfrenta em casa no dia 31/10. Enquanto isso, longe dos seus domínios, a equipe alvirrubra pega Palmeiras (4), Cruzeiro (2), Grêmio (3) e Fluminense (5). Apesar de classificado para a Libertadores por ser campeão da Copa do Brasil, o Fluminense está na briga para entrar no grupo dos quatro melhores. A exceção aqui é a partida com o Figueirense, no dia 25/11, que ocorrerá em Florianópolis. Ou seja, o Náutico joga, fora de casa, contra quatro equipes que estão entre os cinco melhores classificados atualmente no Campeonato.
A dificuldade das partida longe dos Aflitos só reforça a importância dos resultados em casa, pois além de pontuar, ao vencer esses adversários diretos, o Náutico vai tirar pontos deles. Abre o olho Timbu!

O adversário

Informações quentinhas sobre o próximo adversário do Náutico. Pelo que vi, Danilo volta à zaga e Ramon será o substituto do meia Netinho, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. É bom ter cuidado com as bolas paradas desse jogador. As faltas próximas à área devem ser evitadas ao máximo. Confiram:

Da Gazeta do Povo

Apesar de ainda manter uma pequena dúvida sobre quem formará o trio de zagueiros do Atlético Paranaense no jogo do próximo sábado, a partir das 18h10 contra o Naútico, o técnico Ney Franco deve confirmar a presença do jogador Danilo. Fora do último jogo por suspensão, o capitão Rubro-Negro deve retornar ao time naturalmente na vaga de Rogério Correa.
Uma das missões de Danilo, bem como dos seus companheiros Antônio Carlos e Rhodolfo, será anular as ações do atacante uruguaio Acosta. Nas últimas quatro rodadas, todas com vitória para o Timbú, o jogador foi peça fundamental no ataque e marcou vários gols em parceria com o jogador Felipe. Danilo está atento à boa fase da dupla Alvi-Rubra. “A gente acompanha os tapes e temos que ter muita atenção ao Acosta e ao Felipe. Vamos estudar a melhor forma de pará-los neste jogo", garantiu Danilo
“A equipe vem bem e uma vitória fora - e nos outros dois jogos em casa - podemos dar uma arrancada”. Para ele, apesar do Atlético ter alcançado um fôlego extra ao vencer o Paraná na rodada anterior e se afastar um pouco da zona do rebaixamento (11.º colocado, com 35 pontos), o foco segue o mesmo. “A gente venceu o clássico, mas estamos ainda estamos a dois pontos da zona do rebaixamento. Temos um jogo de seis pontos e a expectativa é fazer um bom jogo".
O zagueiro Rogério Correa, que substituiu Rhodolfo por um jogo e Danilo em outro, deve voltar ao banco de reservas. Mas, as atuações do veterano jogador fizeram com que o treinador Ney Franco deixasse claro que o time tem quatro jogadores brigando diretamente por três vagas.


Ramon 100%
Depois de desfalcar o Furacão por três rodadas – entregue ao Departamento Médico por dores nas costas – o meia Ramon retorna ao elenco titular no jogo do próximo sábado. Substituído por Netinho nas últimas partidas, é seguro afirmar que o jogador perdeu a condição de titular e terá nesta partida a chance de brigar para resgatar a confiança do treinador.
Ramon tenta voltar ao time e entrar no mesmo pique do elenco. “Ritmo é fundamental. Houve a lesão, mas não fiquei parado e estava evitando choques, por isso não perdi muito. Mas, agora é momento de superação e tenho muito a ajudar à equipe".
O jogador retorna ao time em um momento bom, afinal o time segue em ascensão. “O momento é muito bom, já que foram duas vitórias e o time está de parabéns. Valeram muito esses seis pontos. Agora temos um adversário difícil, embalado e queremos fazer um grande jogo. Num campeonato difícil, precisamos de pontos fora de casa e por isso temos que fazer um bom jogo".

quarta-feira, 26 de setembro de 2007

Outra versão

Fiquei sabendo que o zagueiro Vágner falou uma coisa bastante interessante no treino desta tarde. Segundo ele, Jadilson teria dito aos amigos Geraldo e Eduardo que o lance que causou a sua lesão seria outro que não a jogada com Vágner. O lance que realmente causou a lesão teria sido numa disputa de bola com Everaldo pelo alto e que o impacto da descida é que teria rompido o ligamento cruzado do atacante. Essa jogada aconteceu depois da entrada dele.
Outra coisa que Vágner questionou foi o fato de Jadilson ter voltado a campo após o lance. Ele disse não acreditar ser possível que um jogador, com o ligamento rompido, agüentasse continuar jogando. Pronto, agora é a palavra de um contra o outro. Será que Jadilson teria se lesionado em outro lance? Quem está falando a verdade? Mais perguntas para uma polêmica que parece não ter fim. Enquanto isso, o Sport tem todo o foco da semana decisiva que está tendo bem longe da Ilha do Retiro.

Náutico vai denunciar Dutra e Éverton

O Náutico vai denunciar no Superior Tribunal de Justiça Desportiva os jogadores do Sport Dutra e Éverton. O primeiro por uma entrada dura em Deleu, já no fim do clássico de domingo. O segundo não só por entradas e jogadas violentas no jogo contra o Sport, mas também por uma agressão (ou troca de agressões) a um atleta do América/RN. No caso de Éverton, por sinal, existe um lance grave, em que ele agride Acosta e que pode ser visto num vídeo do lance Globoesporte.com, chamado Acosta Caçado. Inclusive, esse vídeo foi postado aqui no Blog.
Vamos ver no que isso vai dar, mas uma coisa é certa, o Sport pode se arrepender da confusão que criou - volto a dizer - para desviar a atenção da má fase do time e da pressão criada em torno disso. Vágner é um mero reserva no Náutico e, apesar da sua qualidade, pode muito bem ser substituído por Onildo. Nos casos de Éverton e Dutra, trata-se de dois titulares e que certamente podem fazer falta. Estou certo de que os dois deve ser enquadrados em algum artigo do CBJD e, posteriormente, punidos.

Palavras comoventes

Chegaram a ser patéticas as palavras do dirigente do Sport Homero Lacerda, agora há pouco, na Rádio Olinda. Fazendo um dramalhão digno de novela mexicana (e das boas!), a figura tocou fundo o coração de quem estava ouvindo. Falou do pai de família Jadilson. Falou que o atacante não vai ficar somente 6 meses parado e sim 1 ano (que exagero, hein, Homero). Ainda disse, que o coitado era a grande aposta do Sport no momento. Confesso que quase chorei. Mas antes raciocinei. Horas, a lesão de Jadilson foi séria, como qualquer lesão de joelho o é. Mas é bom lembrar que em 90% dos casos, quem sofre lesão em um joelho, acaba sofrendo no outro também. Exemplos famosos não faltam. Só para citar mais recentes, o atacante Nilmar e a ginasta Daiane dos Santos. Um menos famoso, mas bem local: Danilo Lins, do Náutico. Isso mesmo. Após recuperar-se da lesão sofrida no início do ano, o jovem jogador teve que passar por outra cirugia, mais amena, no outro joelho. Horas, que pai de família é esse que marca ponto no Espaço Aberto (um dos pagodes mais famosos da cidade)? Horas, que grande aposta é essa que estava acima do peso, tendo sido criticado pelo técnico Geninho (alguém se lembra da aposta que eles fizeram? Cada um 1 quilo, R$ 100)?
Ah, horas, horas, horas. Quem não sabe que todo escândalo que está sendo armado pela diretoria do Sport é para camuflar o mau momento do time (que não é de hoje vem jogando muito mal) e tirar a pressão nessa semana de jogo decisivo contra o Corinthians, fora de casa. Tática bastante inteligente. Parabéns Homero, agora sim você conseguiu me comover, de tão esperto que tu és.

Maurício Cardoso responde Homero

O vice-presidente do Náutico Maurício Cardoso rebateu à altura os dirigentes do Sport que estão ameaçando entrar na Justiça Comum contra o zagueiro Vágner. As afirmações dele, hoje, na Folha de Pernambuco, são para colocar qualquer Homero Lacerda no chão. Além de dizer que as ameaças são apenas "choro de perdedor", ele ainda mandou mais. "Se eles mandarem o vídeo (da jogada), envio também o lance de Dutra (uma entrada já final do jogo) e o de Éverton (refere-se à troca de socos entre o volante do Leão e o atacante Leandro Sena, do América/RN)". Para completar, ainda desdenhou da possibilidade de ser impetrada uma ação na Justiça Comum contra Vágner. "Isso não existe. Eles estavam exercendo a profissão. Uma ação dessa não faz sentido”, alegou. Para completar, ainda provocou Homero Lacerda. "Ele está buscando é desviar a derrota no clássico. Ele está querendo iludir o torcedor, é isso o que ele sabe fazer."
Não digo nem que Maurício está certo ou errado ao responder às provocações do adversário, mas que o tal do Homero Lacerda fala demais, isso fala, e às vezes precisa ouvir também. É a velha história: "quem fala o que quer, ouve o que não quer."

Náutico na Copa do Brasil 2008

Segundo o Blog dos Números, de Adethson Leite, só um desastre tira o Náutico da Copa do Brasil de 2008. Como não conseguiu classificação pelo Campeonato Pernambucano, o Timbu depende de uma vaga aberta para os times melhores posicionados no ranking da CBF. Apesar de não estar, atualmente, na colocação necessária para garantir vaga na competição, para que isso aconteça basta que, por exemplo, o São Paulo garanta uma vaga na Libertadores, o que já é praticamente certo. A explicação detalhada está lá no post, confiram, vale a pena: http://pordentrodosnumeros.blog.uol.com.br/arch2007-09-16_2007-09-30.html#2007_09-24_20_47_30-11480096-0

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Vágner se defende

O zagueiro Vágner se defendeu nesta tarde de ter entrado com maldade no atacante Jadilson, do Sport, no lance que ocasionou uma nova lesão no joelho do jogador. Ele classificou o lance como normal e garantiu que de forma alguma teve a intenção de machucar o companheiro. "Os dois perderam o tempo da bola quando ela quicou no gramado", justificou. Vágner participou dos treinos físicos nesta tarde, mas não conseguiu esconder um ar de preocupação. Nas entrevistas que deu, o zagueiro afirmou ter ficado chateado com a lesão do adversário. "Claro que fiquei triste. Jamais gostaria de ver um companheiro machucado."
Em todas as afirmações que pude acompanhar de Vágner, ele transpareceu estar sendo bastante sincero. Por isso, acredito que ele não teve nenhuma intenção de machucar Jadilson no lance, apesar das imagens na televisão passarem a impressão de uma jogada intencional. Pesa a favor dele, na minha opinião, o fato de ser uma pessoa pacata e um atleta que nunca foi marcado por lance violentos na carreira. Acredito que o STJD deve enquadrá-lo possivelmente no artigo 254 (praticar jogada violenta) e que ele pegue de 2 a 6 jogos de suspensão (que é o previsto pelo CBJD). Não creio na possibilidade levantada pelos dirigentes do Sport, que querem a suspensão dele pelo mesmo tempo em que Jadilson vai ficar parado (por volta de seis meses). E, por fim, acredito menos ainda (na verdade, considero impossível), na possibilidade de um processo na Justiça Comum contra o jogador.

Mudança na tabela

Atenção alvirrubros! A CBF divulgou na última sexta-feira adequações na tabela da Série A e um jogo do Náutico mudou de data e horário. A partida contra o Cruzeiro que iria acontecer no dia 13/10, às 16h, em Belo Horizonte, foi antecipado para o dia 12/10, feriado nacional, às 20h30, sendo mantido o local. O jogo terá transmissão do Premiere Futebol Clube e do SporTV para Recife. A justificativa da CBF foi "adequação aos horário da televisão". É bom ficar ligado porque as rodadas 34 a 38 também podem sofrer alguma alteração, a serem divulgadas posteriormente.
Outro lembretre importante é que a partir do dia 14/10 começará a vigorar em alguns estados o horário de verão. Ou seja, desde essa data, os jogos vão começar uma hora mais cedo, pois Pernambuco não aderiu ao programa.

Que belo texto!

Genial. Não tem outra palavra para descrever o texto escrito pelo blogueiro Zé Neves Cabral, do Arquibancada. Vale a pena, e muito, conferir as palavras dele sobre o técnico Roberto Fernandes. Cliquem aqui, é quase uma obrigação!

Reproduzo aqui também o comentário que fiz questão de deixar no post:

"Caro Zé Neves, como sempre arrasou no texto. Roberto Fernandes é o grande responsável pela virada alvirubra. É mais um técnico que o Náutico vai revelar para o Brasil. Pode escrever o que estou dizendo. Em breve, Roberto Fernandes vai fazer muito sucesso por aí! Abraços."

Netinho não vem

Um dos heróis do Náutico na volta à Série A ano passado, o meia Netinho não enfrentará o ex-clube no sábado, quando o Timbu recebe o Atlético/PR, nos Aflitos. Ele levou o terceiro cartão amarelo no clássico com o Paraná e é um dos desfalques do técnico Ney Franco para a partida. Netinho virou titular após a chegada do novo treinador e vem sendo um dos destaques da recuperação do time, que assim como o Náutico, vem em plena ascensão no Campeonato. Além de gols, o jogador vem dando passes decisivos para seus companheiros marcarem. Confiram matéria publicada no site Furacão.com:

Do Furacão.com

O time do Atlético que joga no próximo sábado contra o Náutico, no estádio dos Aflitos, tem um desfalque certo. O meia Netinho levou o terceiro cartão amarelo no clássico contra o Paraná Clube deste domingo e terá que cumprir a suspensão automática na próxima rodada. Se Netinho desfalca o time, o técnico Ney Franco terá o retorno do zagueiro Danilo, que neste domingo cumpriu suspensão.
Para o treinador do Atlético, além do desfalque de Netinho, outro motivo de preocupação é o desgaste que o time teve no clássico deste domingo. Por isso, ele destacou a importância da semana inteira de treinamentos para a recuperação do elenco. “Além da perda do Netinho, esse jogo teve um desgaste físico muito grande para os outros jogadores. Os jogadores se apresentam amanhã e já começamos uma avaliação dos atletas. Temos boas peças de reposição para a função do Netinho e vamos montar uma equipe competitiva para enfrentar o Náutico no sábado”, disse Ney Franco.

Nada está ganho

Em declarações que estão hoje nos jornais, o técnico Roberto Fernandes chamou atenção para o fato de que o Náutico não pode se deixar levar pela empolgação. Não só porque venceu o clássico do último domingo, mas também pela ótima seqüência de cinco jogos sem derrota (sendo quatro vitórias). Para isso, antecipou a reapresentação dos jogadores para ontem à tarde, no clube. Lá, teve uma conversa franca com os atletas, procurando passar a eles que nada está ganho e que um caminho nada fácil ainda espera o Timbu pela frente. E ele está certo. Mais do que vencendo os jogos, o Náutico está apresentando um bom futebol e isso é inegável. Só não pode se deixar levar justamente pela empolgação. Apesar de ter saído da zona de rebaixamento, como disse Fernandes, o time não se afastou completamente dela. Uma olhada rápida na tabela e podemos ver que o Timbu tem a mesma pontuação do Corinthians e só está à frente dele por ter um número maior de vitórias (9x8). Ou seja, nada está ganho ainda. O jogo com o Atlético/PR é mais importante que o clássico em termos de pontuação. Claro que uma vitória sobre o grande rival dá moral, mas vencer o Furacão significa deixar um adversário direto para trás, pois, além de pontuar, você evita que o adversário pontue. O jogo é em casa e não se pode vacilar, afinal, as duas equipes vivem um momento bastante parecido de ascensão. Nessas horas, todo cuidado é pouco.

segunda-feira, 24 de setembro de 2007

Jorge Henrique pega 4 jogos

O atacante Jorge Henrique foi suspenso por cinco jogos pela expulsão no jogo com o Sport. Ele escapou por pouco de uma punição pesada, já que dois relatores votaram pela suspensão por 120 dias. Na minha opinião, ficou barato para o atacante, que chegou a peitar o juiz da partida, Rodrigo Cintra.

Do Uol Esporte

O atacante Jorge Henrique, do Botafogo, escapou de uma pena severa na noite desta segunda-feira, no STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), e pegou quatro jogos de suspensão. O atleta foi julgado por ter dado uma peitada no árbitro Rodrigo Cintra, na derrota por 4 a 1 para o Náutico, no dia 9 de setembro.
Na partida, o jogador se irritou ao receber cartão vermelho após disputa com o meia-atacante Acosta e foi reclamar com o juiz, dando uma peitada em Cintra, que relatou o ocorrido na súmula. Pela atitude e pela expulsão, foi julgado em dois artigos: 253 - agressão - e 254 - jogada violenta.
Em sua defesa, Jorge Henrique alegou que apenas foi "conversar com o árbitro com muita educação" e afirmou que nunca havia sido expulso na sua carreira. No entanto, a procuradoria sustentou que um árbitro nunca volta atrás ao aplicar o cartão vermelho e que o atacante não deveria ter sido tão agressivo.
A acusação conseguiu convencer dois auditores da Primeira Comissão Disciplinar, que queriam a pena de 120 dias. Porém, os outros dois votos foram no intuito de desclassificar a agressão e, como o presidente da mesa estava votando desta forma, a suspensão total ficou em quatro partidas.
Desta forma, pelo Campeonato Brasileiro, Jorge Henrique só volta a atuar no dia 14 de outubro, contra o Vasco, no Rio de Janeiro. Entretanto, pela Copa Sul-Americana, o atleta pode atuar normalmente e enfrenta o River Plate-ARG, nesta quinta-feira, em Buenos Aires.
Na mesma sessão, o preparador-físico alvinegro, Riva Carli, foi suspenso por 150 dias por ter invadido o campo e xingado a arbitragem no mesmo duelo contra o Náutico em que Jorge Henrique foi expulso.

Júlio César e o day after

O lateral-esquerdo Júlio César viveu hoje o seu dia de celebridade. Pela manhã, foi à praia jogar futvôlei com os amigos Geraldo, Ferreira e Eduardo. Durante todo o dia, o telefone não parou de tocar. "Nem dormi direito", confessou. À tarde, se reapresentou no clube, quando foi bastante assediado por torcedores e imprensa. Nas entrevistas, disse que essa "foi a melhor segunda-feira da carreira" e que "nunca tinha vivido uma situação dessas antes".
E não poderia ser diferente. Júlio César descobriu as conseqüências de marcar dois gols num Clássico dos Clássicos. Fazer dois gols num clássico não é fácil. Mas deve ser bem mais difícil lidar com o assédio que surge por conta disso. Pois é, Júlio, fez dois gols, agora agüenta!

Estatísticas

O site Globoesporte.com trouxe uma matéria interessante sobre as chances matemáticas dos times na Série A. Um matemático avaliou as chances de classificação para a Copa Libertadores, rebaixamento e para o campeão. Para essa última, não precisa nem de estatística, afinal, todo mundo sabe que o São Paulo é o virtual campeão nacional. O que interessa ao Náutico, porém, é a parte que fala sobre o rebaixamento. Num cálculo que leva em conta os resultados recentes das equipes (ou seja, o momento dos times), a matéria traz notícias bem animadoras. O Timbu precisaria de mais 11 pontos para fugir da degola (total de 44 ou 38% de aproveitamento). Achei um pouco estranho, pois nem os próprios alvirrubros fizeram um cálculo como esse. Segundo o técnico Roberto Fernandes, o time se livraria chegando aos 45 pontos. Eu, particularmente, defendo até uma margem maior, 46 pontos. Vale a pena dar uma conferida na matéria, é só clicar aqui.

Acosta, o mais caçado

O uruguaio Acosta é o jogador alvirrubro que mais sofre faltas no Campeonato Brasileiro e o jogo de ontem só confirmou essa estatística. Durante o tempo em que permaneceu em campo, o meia sofreu nada menos do que 16 faltas. Foi, assim, o atleta mais caçado do Clássico dos Clássicos. O site Globoesporte.com traz um vídeo que só comprova o dado. É uma compilação das várias faltas sofridas pelo gringo.

É só conferir no link: http://video.globo.com/Videos/Player/Esportes/0,,GIM734314-7824-ACOSTA+RECEBE+MARCACAO+ACIRRADA+NO+NAUTICO+X+SPORT,00.html

Como é bom ganhar do Sport

Toda provocação é pouca após uma vitória sobre o Sport. Como é bom ganhar deles! Essa estava na comunidade do Náutico no orkut.

O Guerreiro Geraldo

Antes do jogo de ontem, postei aqui uma entrevista muito interessante com o meia Geraldo. O jogador, ex-Sport, não falou abertamente, mas era até impossível esconder o ressentimento com o antigo clube. Desde o início do jogo, quando deu entrevista explicando o corte de cabelo (cheio de tiras, feitas com máquina por um amigo de Sidny) até o fim, quando, ao lado dos companheiros, gritou alto palavras impublicáveis, claramente, em direção ao adversário. No vestiário, chorou ao agradecer aos companheiros pela ajuda naquela partida, que era tão importante para ele. Na entrevista à imprensa, desabafou. "É muito simples julgar as pessoas", disse. "Mas sou um guerreiro, hoje foi o dia do julgamento final para mim".
Geraldo construiu uma história de vitórias no Sport e, após sua primeira passagem, saiu de lá como ídolo. Isso, no entanto, parece ter sido esquecido na segunda passagem do meia por lá, apesar de ter conquistado o título pernambucano. Acabou dispensado, acusado de abusar da bebida e da noite. A maneira como foi posto para fora da Ilha do Retiro chateou bastante Geraldo e isso motivou muito a sua vinda para o Náutico. Não importava se sob contrato de risco nem nada. Ele queria dar a volta por cima. Mostrar "às pessoas" do que era capaz. E está mostrando. Mais uma vez, o Náutico serve de porto seguro para aqueles rejeitados pelo rival.

A mediocridade de Émerson Sobral

Não poderia deixar passar a péssima arbitragem de Émerson Sobral no Clássico dos Clássicos. Por culpa dele, o jogo foi amarrado e feio, embora os dois times tenham por característica a velocidade. Qualquer esbarrão ou toque no adversário ele marcava falta. E olhe que vira e mexe ele trocava o lado das faltas. Horrível. Como não tem moral suficiente para conduzir uma partida de Série A, esse juizinho marcava falta direto, segurando o jogo e tornando-o ruim de ver. Sem falar na falta de critério. Poderia ter expulsado Éverton, Dutra, Gustavo e Ticão (até Geninho viu que eles mereciam ser expulsos, tanto que os substituiu), mas não o fez. A diretoria alvirrubra ficou "p" da vida e foi só críticas, após o jogo, nos vestiários.
Quando da escolha de Émerson Sobral, comentei que seria arriscado a escolha de um juiz inexpressivo e deu no que deu. Arbitragem no nível de Série C. Fica o aviso para que, no futuro, certos interesses não falem mais alto do que o futebol em si.

domingo, 23 de setembro de 2007

Náutico 2x0 Sport

Valeu. Valeu demais. Tem coisa melhor do que ganhar do maior rival, com um jogador a menos e com a arbitragem jogando contra? Pois é, e como cereja do bolo, ainda teve a saída da zona de rebaixamento, que há 21 rodadas (nossa, quanto tempo) atormentava o Timbu. O 2x0 contra o Sport não poderia ter sido melhor. Se durante a semana houve a troca de "favoritismos", em campo o Náutico mostrou porque era o favorito. Jogou melhor do que o adversário e só foi pressionado quando Toninho foi expulso, na minha opinião, injustamente. Mesmo assim, o Náutico superou a adversidade na raça, marcou como nunca e usou sua armar mortal, que funcionou nos últimos jogos e agora novamente: o contra-ataque. Se todos os olhos (e a marcação) estavam todos voltados para Acosta, o lateral Júlio César foi quem decidiu a partida, com dois chutes preciosos. Está aí para quem não acreditava, para quem havia jogado a toalha. Náutico em 16 lugar, com 33 pontos e fora da zona de rebaixamento. O Timbu está no caminho certo, mas deve manter os pés no chão. O próximo jogo é ainda mais difícil, pois o Atlético/PR também está em ascensão e é adversário direto. Falta pouco, estamos quase lá.

Entrevista - Geraldo

O meia Geraldo tem sido um dos destaques na recente reação do Náutico, na Série A. Junto com Acosta, ele se tornou o principal jogador do time. Agora, ele tem pela frente a equipe que o projetou para o futebol em Pernambuco, pela qual tem duas passagens. Uma muito bom e outra nem tanto. Nesta rápida conversa com o Blog do Timba, o meia falou um pouco da expectativa para o Clássico e, claro, sobre como será enfrentar o seu ex-clube. Confiram:

Blog do Timba - Geraldo, você chegou ao Náutico cercado de desconfiança, inclusive, assinou um contrato de risco, mas hoje a história a mudou. Ganhou a confiança da torcida e da diretoria graças ao bom futebol que vem apresentando. Como você encarou todo esse processo?

Geraldo - É verdade, a vida é uma roda gigante. Às vezes você está em cima, no meio ou embaixo. O que você tem que fazer quando essas coisas cruzam o seu caminho é buscar aproveitar a oportunidade e foi isso que procurei fazer aqui. Estou dando o meu melhor para ajudar o Náutico.

BT - Domingo tem clássico contra o Sport, equipe que você defendeu duas vezes. Na última, porém, apesar do título, você acabou dispensado. Guarda alguma mágoa de alguém lá do outro lado?

G - Não, de maneira nenhuma guardo mágoa. O que passou passou, fica no passado, são coisas da vida. Não devo resposta a ninguém, tenho minha cabeça tranqüila. Quero mais é aproveitar esse bom momento que vivo aqui no Náutico.

BT - Se fizer gol domingo, vai comemorar?

G - Claro, com certeza. Sou jogador do Náutico. Mesmo se o gol não vier, vou comemorar com a minha torcida, sem desrespeitar os torcedores do adversário. Vou jogar para ganhar, para fazer gol e se fizer vou comemorar, sim.

BT - Enfrentar o Sport tem algo de especial para você? Entra com mais vontade, com mais gana?

G - Não, não sinto nada de especial. Vou o enfrentar o Sport como qualquer outro jogo, com Goiás, Paraná...

BT - Ok, mas é um jogo importantíssimo para o Náutico, não é?

G - Com certeza, é uma partida da maior importância, por se tratar de um clássico. Existem coisas importantes na vida da gente, momento marcantes que nós vamos lembrar daqui a cinco, dez anos. Esse vai ser assim, espero que uma ótima lembrança.

Copa Pernambuco

Na prévia do Clássico dos Clássicos, pela Copa Pernambuco, Náutico e Sport ficaram no 1x1, ontem, na Ilha do Retiro. O gol timbu foi marcado pelo jovem Anderson Lessa. O empate mantém o Timbu invicto e líder da chave 1, agora com 13 pontos. O Náutico volta a campo na quarta-feira, para enfrentar o Vera Cruz, no CT Wilson Campos, na Guabiraba, às 15h. Este jogo fecha a fase de ida competição.

De volta

Caros leitores, gostaria de me desculpar pela não atualização do Blog durante o sábado, mas é que tivemos um pequeno problema com o modelo da página. Agora, com tudo resolvido, estamos de volta. Mais uma vez desculpas e vamos com tudo porque hoje é dia de clássico!

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Boas lembranças

Sport 1x2 Náutico - Ilha do Retiro

Campeonato Pernambucano de 2000

Tabu de 5 anos quebrado e vitória do Náutico, por 2x1, em plena Ilha do Retiro. Jogo duro, com um a menos desde o primeiro tempo e bola na trave de Ney no último lance da partida. Tomara que o jogo de domingo tenha em comum somente a vitória do Timbu e não todo esse sofrimento. Confiram:



Acosta recusa o Rock e Gol

Essa é só para descontrair. O uruguaio Acosta está mesmo chamando a atenção de todo o Brasil com seus gols - é o vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro com 14 gols marcados. Uma grande prova disso foi algo que descobri hoje, conversando com um amigo. O jogador foi convidado para participar do Programa Rock e Gol desta segunda-feira, comandado pelos apresentadores Paulo Bonfá e Marco Bianchi. Porém, infelizmente, não será desta vez que vamos ver o gringo na telinha da MTV. Acosta recusou o convite, preferindo passar o dia pós-clássico com a família. É, não foi desta vez, fica para uma próxima, mas que seria muito engraçado ver o uruguaio na Bola na Fogueira, isso seria...

Copa PE - Timbu vence mais uma

Só para não passar batido, o Náutico jogou ontem pela Copa Pernambuco e venceu mais uma vez. A vítima agora foi a seleção de Ipojuca, pelo placar de 4x1. O garoto Anderson Lessa marcou duas vezes, Jhon e Almir Sergipe uma. Uma grata surpresa esse jovem Anderson, que já jogou pelo profissional no Campeonato Pernambucano marcando inclusive um gol. Com a vitória, o Náutico retoma a liderança do grupo 1, perdida por conta da folga na rodada passada, com 12 pontos em quatro jogos - é o único time invicto da competição. O próximo desafio do Timbu será a prévia do Clássico dos clássicos, sábado, na Ilha do Retiro.

quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Boa medida

O Ministério Público tomou uma medida inédita para o Clássico dos Clássicos do domingo. As torcidas serão separadas por tapumes de madeira, evitando provocações e agressões entre rubro-negros e alvirrubros nas divisórias da arquibancada dos Aflitos. Pelo que andei vendo na comunidade do Náutico, a atitude foi aprovada pelos torcedores alvirrubros. Particularmente, também achei a medida bastante positiva, principalmente, porque sou a favor de qualquer coisa que venha a trazer a paz nos estádios. Torço muito para que funcione. Vamos ver.

Mistério sem sentido

Desde o início da semana, o meia Acosta vem sendo poupado dos treinamentos por estar com dores musculares. A presença dele no jogo de domingo, porém, não havia sido posta em dúvida em nenhum momento até hoje. Só até hoje, quando resolveu-se especular que o gringo poderia não entrar em campo contra o Sport. Agora pergunto. Porque só agora isso veio à tona? Difícil explicar, ainda mais para quem está de fora. Não entendo qual o interesse do Náutico na tentativa de criar um mistério sobre isso. Enganar o adversário? Se for esse, não vejo muito sentido. Mas paciência. O que importa é que parece que o uruguaio vai jogar e com ele o Náutico chega forte para esse clássico. A confiança começa a crescer.

Susto

Os jogadores Elicarlos, Deleu, Rafael Mineiro, Vágner e Vágner Rosa vinham hoje, no início da tarde, para o treino nos Aflitos, todos no carro do primeiro, quando foram surpreendidos por uma viatura da Polícia que os mandou encostar o carro. O problema é que os policiais fizeram isso já de arma na mão e tudo. Mandaram os garotos descerem do carro, revistaram o veículo e só deram a liberação quando não encontraram nada. No fim de tudo, depois de toda a celeuma, dois policiais disseram ter reconhecido os jogadores. Um verdadeiro susto para os jovens atletas timbus que, cá para nós, também estavam com o som do carro ligados nas alturas, dando sopa para o azar. Não se pode esconder, porém, que a atitude dos policiais foi arbitrária - como, por sinal, sempre o é. Nada contra a Polícia, uma entidade necessária para a sociedade, mas garanto que se fosse um mesmo carro, só que com um garotos "filhinhos de papai", branquinhos (sim, no sentido da cor da pele), também com o som nas alturas, aposto que isso não teria acontecido. Infelizmente assim é a nossa sociedade hipócrita.

Marília com bala na agulha

Incrível o poder de fogo do Marília, que recentemente esteve muito bem na Série B, mas apresentou uma queda nas últimas rodadas. Exatamente por isso, demitiu o treinador Paulo Comelli. E foram atrás de Roberto Fernandes. O que surpreendeu foi a quantia oferecida pelo time do interior paulista: R$ 100 mil de luvas (dinheiro na mão) e R$ 50 mil de salários. Tentadora, não? Mas Roberto Fernandes recusou. Preferiu permanecer na Primeira Divisão e não quis nem tocar no assunto com a imprensa. Estranho esssa proposta aparecer justamente na semana pré-clássico.

Caso Batista - parte já perdi as contas

A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) abriu inquérito para investigar o que ficou conhecido como "caso Batista", no qual o Náutico acusa o Paraná de ter usado de forma irregular o volante Batista. O caso está nas mãos do procurador Luís Felipe que tem um prazo de dez dias para dar um parecer. Ele irá analisar os vários documentos solicitados pelo Tribunal e vai decidir se dá seguimento ao caso, acatando a denúncia, ou o arquivará, matando o assunto de uma vez por todas.
Para não dar falsas esperanças, é bom lembrar que esse procedimento é normal. Só poderemos ter segurança de algo sobre esse assunto realmente daqui a dez dias, quando o procurador revelar o seu parecer. Poderá ser o fim de tudo ou só o começo de uma batalha nos tribunais...

quarta-feira, 19 de setembro de 2007

Pouca procura

A procura por ingressos foi relativamente pouca no primeiro dia de vendas nos Aflitos. Foram vendidas cerca de 3.500 entradas até aproximandamente às 18 horas de hoje. Uma parte do total destinado aos rubro-negros, 2.000, foi enviado hoje à Ilha do Retiro e lá as estudantes já acabaram. Muitos torcedores adversários também procuraram bilhetes nas bilheterias dos Aflitos hoje. Como sempre acontece, os cambistas agiram livremente e chegaram ao absurdo de pagar estudantes para comprarem ingressos para eles - o que também não é nenhuma novidade. O ponto negativo foi o atraso - sem nenhuma justificativa plausível - para o início das vendas, que estava marcada para às 9h. Apenas por volta das 10h30 começaram a ser vendidas as primeiras entradas, tanto para alvirrubros quanto para rubro-negros. Pelo visto, a correria no dia do jogo para comprar ingressos de última hora vai ser grande, aumentando o perigo de confusões. Só para finalizar, a troca do Programa Todos com a Nota foi confirmada para a sexta-feira, no Geraldão, a partir das 8h.

O árbitro do clássico

Nem Wilson Souza, nem Cláudio Mercante, nem muito menos Leonardo Gaciba, do RS - que por sinal nem para o sorteio foram. Émerson Sobral foi o escolhido para arbitrar o clássico entre Náutico e Sport, no domingo. Os assistentes serão Luciano Cruz e Lorival Cândido das Flores, do RN. E, pasmem, Sobral ganhou o sorteio para Antônio André, que encabeçava o outro trio junto com Válter José dos Reis/SP e o mesmo Lorival Cândido das Flores/RN. Pelo que soube, nenhuma das duas diretorias se opôs à escolha, embora esperassem um nome de maior peso. E, particularmente, concordo com esse ponto de vista. Com tantos nomes bons por aí, escolher Émerson Sobral é, no mínimo, arriscado. Além do mais, não foi seguida a mesma regra utilizada para outros clássicos deste Brasileiro, que foram apitados por juízes de outros estados. Certamente, a recomendação veio daqui de dentro do Estado - leia-se Federação Pernambucana de Futebol (FPF). Vamos ver no que isso vai dar, mas espero que o jogo seja decidido pelos jogadores, dentro de campo, e só.

Reunião com árabes?

Em mais uma matéria sobre a possibilidade de Acosta ir para o Fluminense, o diário carioca Lance! traz uma notícia já conhecida e outra nova. A primeira, que todo mundo sabe, é que Renato Gaúcho chiou com o alto pedido salarial do uruguaio. A outra, que é a grande novidade, foi revelada pelo presidente Ricardo Valois. Pelo menos segundo a reportagem, o cartola disse que vai encontrar, nesta quarta-feira, representantes de clubes árabes, que querem levar o jogador. Confiram a matéria completa:

Do Diário Lance!

Distante?
Dinheiro é problema

Acosta pede alto para fechar com o Flu e seu rumo pode ser a Arábia Saudita

Não é só de boa vontade que as negociações se concretizam no mundo do futebol e, para acertar com o Fluminense, o apoiador urugauio Beto Acosta fez uma proposta salarial considerada alta, na opinião do treinador Renato Gaúcho.
Para fechar contrato por dois anos com o apoiador, o Tricolor terá de pagar US$ 300 mil (aproximadamente R$ 570 mil), valor referente aos direitos federativos que estão ligados ao Cerrito, do Uruguai.
Com a assinatura do contrato, Acosta ainda exigiu mais R$ 400 mil de luvas e salários, que beiram os R$ 100 mil. Os valores pedidos por Acosta fnão foram bem recebidos pelo técnico Renato Gaúcho, que se irritou ao ser perguntado sobre a situação contratual do jogador.
- Se ele acha que merece isso, mande o Náutico pagar para ele então -, disse o técnico.
Já Branco, coordenador do futebol, descartou qualquer tipo de loucura para contratar Acosta. - Sempre tivemos coerência na hora de contratar e não será diferente desta vez -, garantiu Branco.

Árabes. Apesar de ter afirmado que seria uma honra defender o Fluminense, o rumo do uruguaio pode acabar sendo muito longe do Rio de Janeiro.
Segundo Ricardo Valois, presidente do Náutico, clube com o qual Acosta tem contrato até o fim do ano, alguns representantes de clubes árabes estão em Recife e terão uma reunião com a diretoria do clube pernambucano para tentar contratar Acosta.
-Terei um encontro nesta quarta com os árabes e vou escutar o que eles têm a me dizer.
Quem chegar com uma boa proposta poderá levar o jogador, já que não existe jogador inegociável no mundo do futebol - encerrou.

Campanha "um bicho por semana"

Por iniciativa do presidente do colegiado de futebol alvirrubro, André Campos, o Náutico iniciou a campanha "um bicho por semana", que consiste no pagamento de uma premiação atrasada a cada sete dias. Para isso, está se fazendo um grande esforço por parte não só da diretoria para levantar fundos. Diversos grupos de colaboradores também estão correndo atrás para juntar a quantia necessária, como o GALT (Grupo de Apoio Loucos pelo Timba), que está promovendo almoços e jantares de adesão (mais uma foi marcado para o jogo com o Palmeiras) e o Movimento Amor ao Náutico, que vem rifando camisas oficiais entre os torcedores. Todas são ótimas iniciativas. Nessas horas, toda ajuda é muito bem vinda.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Na crista da onda

O uruguaio Acosta está na crista da onda. Vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro, com 14 gols, sendo que seis deles marcados nas duas últimas rodadas, o meia é destaque da imprensa nacional. Em todos os sites e jornais, o que não faltam são notícias envolvendo o uruguaio, que já foi colocado em vários times diferentes. O Lance!, por exemplo, estampou uma enorme foto do jogador e a seguinte frase como manchete: "gostaria muito de jogar no Fluminense". O Tricolor carioca, por sinal, foi umas das equipes em que o uruguaio foi mais "colocado" pela imprensa. O outro foi o Palmeiras, notícia que surgiu no início da tarde já consta nos textos das principais agência de notícias. Fora isso, todo tipo de notícia sobre Acosta foi publicada, inclusive uma em que ele afirma ter preterido o Flamengo para vir jogar no Náutico, sob conselho do amigo Peralta - o que para nós pernambucanos não é nada novo.
É preciso ter muito cuidado com isso. Como principal jogador do time, Acosta tem que ser blindado para manter a concentração apenas no clássico de domingo. Caso contrário, nós já tivemos boas provas do que acontece quando o uruguaio entra desconcentrado para um jogo...e as lembranças não são nada boas.

Salários realmente não foram pagos

O que temia se confirmou. A história contada pelo goleiro Eduardo, ao repórter Leonardo Bóris, da rádio CBN, realmente procede. A diretoria alvirrubra pagou apenas os salários dos jogadores que viajaram para disputar a partida com o Goiás e o restante do grupo está até hoje sem receber. A diretoria alvirrubra não gostou nada das declarações do jogador, que foi repreendido. Um dos mais insatisfeitos com a declaração foi o vice-presidente Maurício Cardoso. Fiquei sabendo através de um amigo que foi ao clube hoje à tarde que ele até ligou para o radialista dizendo poucas e boas.
Como já havia até dito, o fato é lamentável. Isso não poderia ter acontecido, principalmente às vésperas de um clássico. Tudo bem que o grupo considerado "principal" recebeu, mas os demais não e isso gera insatisfação. Não preciso nem dizer que isso é péssimo para o grupo. Só para finalizar essa história, a diretoria prometeu quitar os débitos até amanhã.

Acosta vale ouro?

Do Globoesporte.com

O Fluminense queria Acosta. Agora, não quer mais. Quem garante é o técnico Renato Gaúcho. Na manhã desta terça-feira, o treinador ironizou a valorização exorbitante do meia uruguaio do Náutico. O time tricolor chegou a procurar o empresário do jogador. Porém, como a notícia vazou, a situação se complicou e o atual vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro está quase descartado.
- Acham que ele é feito de ouro. Mas vai ficar lá. Não vem - diz Renato Gaúcho. Questionado se "gosta" de Acosta, o treinador partiu para o deboche: - Eu? Quem tem de gostar é a namorada dele.
Classificado desde junho para a Taça Libertadores, o Fluminense é alvo potencial de empresários para encaixar jogadores. Renato tenta manter-se alheio ao mercadão. - Não falo com empresário. Vamos dar o tiro certo. Se ficar negociando pela imprensa, os caras pedem cinco, dez vezes mais. Mas a torcida pode ficar tranqüila que estamos nos movimentando - afirma o treinador tricolor.

Salário ainda causa polêmica

Quem achava que os salários atrasados deixaram de ser problema nos Aflitos enganou-se. Ao contrário do que informou a diretoria alvirrubra (disse que os vencimentos do mês de julho foram quitados no sábado integralmente), apenas os atletas que viajaram para o jogo com o Goiás receberam o dinheiro. E olhe que nem todos. O meia Acosta não teria sido incluído nessa lista de pagamento e por isso faltou ao treino desta manhã. O interessante é que as duas informações foram dadas pelo goleiro Eduardo ao repórter Leonardo Bóris, da rádio CBN. "Tem coisas aí para acertar também. Não é só bicho. Queria que eles (presidente, vice e diretores) acertem logo com o pessoal, porque o grupo não é só os 18 que viajam", disse o jogador, que aproveitou para negar participação na ameaça de "greve" antes do jogo com o São Paulo. "Me colocaram como cabeça dessa suposta greve, mas eu nem vim ao treino e até fui contra, porque achava que iríamos perder muito tempo para enfrentar o São Paulo."
A denúncia, feita da forma como foi feita, e por Eduardo, um dos líderes do grupo, é preocupante. Às vésperas de um clássico, tomar uma atitude dessas é um tremendo equívoco. Sobre Acosta, o presidente Ricardo Valois explicou agora há pouco, na rádio Olinda, que não fez o pagamento porque o uruguaio não tem conta em banco e que "o dinheiro dele está lá no clube". Foi negado também que o jogador tenha faltado ao treino. "Ele ficou no vestiário, fazendo musculação". Então tá falado.

Juiz do clássico será pernambucano

Apesar de a diretoria do Náutico ter se mostrado contra, a arbitragem do clássico de domingo será pernambucana. E o grande responsável por isso é o presidente da Federação Pernambucana de Futebol (FPF), Carlos Alberto Oliveira, que contactou o presidente da Comissão Nacional de Arbitragem, Sérgio Corrêa, solicitando que apenas juízes do Estado fossem colocados para o sorteio. E foi prontamente atendido. Assim, irão para o sorteio os nomes de Wilson Souza, Cláudio Mercante e Émerson Sobral - e seus respectivos assistentes. A definição do comandante do clássico sai amanhã à tarde, em sorteio realizado na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). É bom lembrar que no jogo do primeiro turno, Wilson Souza foi o homem do apito.

Promessa de bom futebol

Se por um lado os rubro-negros tentam jogar o favoritismo para cima do Náutico, que joga em casa e vem de quatro jogos sem derrota, do outro, os alvirrubros fazem o mesmo. Para o Timbu, favorito mesmo é o Sport e o motivo é bastante simples: "As duas equipes vêm de vitória, mas eles estão na frente da tabela. O Náutico ainda corre atrás", disse o volante Daniel Paulista.
A questão é que, deixando de lado essa troca de responsabilidades, que é bastante normal às vésperas de um clássico, chegamos à conclusão de que o jogo do próximo domingo será um dos mais equilibrados dos últimos tempos. E promete ser um dos de melhor nível técnico também. Como disse Daniel, os dois times vêm de vitória e, após idas e vindas, solidificaram seus elencos, que a partir de agora vão ganhando cada vez mais em termos de entrosamento. Ou seja, estão perto do seu auge. Se tudo correr bem, a promessa é de bom futebol e quem ganha com isso é o torcedor.

Jorge Henrique denunciado

Como já era esperado, o atacante Jorge Henrique, ex-Náutico e atualmente no Botafogo, foi denunciado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pela expulsão no jogo contra o Timbu e pela agressão ao árbitro da partida (Rodrigo Cintra/SP). Se for condenado, o gancho deve ser pesado, principalmente por conta da "peitada" que ele deu no juiz e que foi devidamente realatada na súmula. Confiram matéria do Globoesporte.com com detalhes sobre o caso:

Do Globoesporte.com

Confirmado no time titular que enfrenta o River Plate, nesta quarta, pela Copa Sul-Americana, o atacante Jorge Henrique pode desfalcar o Botafogo por mais tempo. O atacante foi denunciado nesta terça-feira e será julgado em breve pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).
Pela entrada no atacante Acosta, na derrota por 4 a 1 para o Náutico em Recife, no último dia 9, Jorge Henrique foi incurso no artigo 254 (jogada violenta) do Código Brasileiro de Justiça Desportiva e pode pegar de dois a seis jogos de suspensão.
No entanto, a pena pode aumentar caso ele seja considerado culpado por agredir o árbitro paulista Rodrigo Martins Cintra ao ser expulso na mesma partida. O artigo para o caso é o 253 (agressão física) e prevê pena de 120 a 540 dias de suspensão (assista ao vídeo).

segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Jogo treino

Só para inteirar o leitor sobre o treino desta tarde, não houve nada de muito importante. Ou você consideraria um jogo-treino contra o Caxangá Atlético Clube algo importante? Pois é. Foi isso o que aconteceu hoje à tarde nos Aflitos. A partida pelo menos serviu para testar jogadores que não vêem atuando, embora atletas que estão sendo constantemente relacionados para os jogos do Brasileiro também tenham sido utilizados. Bom, o Timbu atuou com um time diferente em cada tempo da partida. No "primeiro tempo", 5x0, com gols de Tales, Dejair, Serginho Baiano (2) e Marcelo Silva. No "segundo tempo", 4x0, com gols de Élton, Jajá e Felipe (2). De interessante neste segundo time, temos a volta do volante Luciano aos treinos com bola, após recuperar-se de uma lesão no púbis e outra muscular.
Quem jogou toda a partida contra o Goiás apenas deu voltas no gramado. Hoje deveremos ter o início dos trabalhos voltados ao clássico de domingo. O técnico Roberto Fernandes tem todos os atletas à disposição, com exceção, claro, de Onildo, suspenso pelo STJD.

Ah, e para não passar batido, o atacante Giancarlo está regularizado, após sair no BID da CBF. Mesmo não tendo seu nome divulgado na sexta-feira, sua documentação foi entregue no tempo hábil (antes do fim das inscrições do Campeonato) e ele poderá atuar normalmente a partir de agora.

Ingressos - parte 2

Atenção torcedores, o esquema de ingressos para o clássico do domingo já foi definido pela direção do Náutico. Ao todo, serão disponibilizados para a partida 19.800 entradas, sendo que 5 mil serão exclusivas para os rubro-negros e 4 mil para o Todos com a Nota. As vendas iniciam nesta quarta-feira, às 9h. Pelo que foi passado, os ingressos serão diferenciados por cores. O do adversário será azul e o do Náutico laranja e amarelo. A entrada dos rubro-negros será exclusivamente pela rua Manoel de Carvalho, assim como a venda de ingressos para eles. É bom lembrar que apenas os alvirrubros terão acesso ao Programa Todos com a Nota e que os ingressos desse tipo não serão aceitos na entrada adversária - as catracas estão programadas para rejeitar este tipo de ingresso na rua Manoel de Carvalho. Só reforçando, os preços são R$ 25 e R$ 12.
Com a grande expectativa em torno deste clássico, é muito interessante a iniciativa da diretoria alvirrubra em se antecipar e resolver detalhes como os ingressos o quanto antes. Tomara que no dia do jogo, tudo transcorra bem e não lembre, nem de longe, o último confronto entre as equipes.

Preço dos ingressos

Ontem, no programa Lance Final da TV Globo, o presidente Ricardo Valois adiantou que os preços dos ingressos voltam a ser os mesmos do início do Campeonato, ou seja, R$ 25 inteira e R$ 12 meia-entrada. Segundo ele, a partir de agora até o fim do Brasileiro, os preços serão esses. Coincidência ou não, essa majoração acontece logo após a subida do time na tabela, afinal, são quatro jogos sem derrota e três vitórias consecutivas - sendo duas fora de casa. Além, claro, de ter um clássico pela frente. Assim como também deve ter sido coincidência o preço dos ingresos terem baixado quando a equipe estava mal, vinha de resultados ruins e ocupava a vice-lanterna da competição. Coincidências à parte, o certo é que a diretoria alvirrubra está na bronca com a torcida (conforme fiquei sabendo, já confidenciaram isso a jornalistas), que não aderiu como esperado à campanha de sócios e não compareceu aos jogos - só para citar como exemplo, após a boa vitória, fora de casa, sobre o Paraná, contra o Botafogo apenas 10 mil torcedores foram aos Aflitos, num domingo. Na ótica dos dirigentes, é agora ou nunca a hora da torcida se "redimir" dessas "decepções" ao longo da Série A.

Ah, só um adendo. No mesmo programa, Valois também negou veementemente a possibilidade de o clássico ser realizado no Arruda. No passado isso já ocorreu, mas hoje é muito difícil. A justificativa do cartola, no entanto, foi no mínimo curiosa. Ele está com medo de ser execrado. "A primeira coisa que fariam era colocar a culpa em mim", disse ele. É a pressão da torcida Valois...

Resultados da rodada

Fazendo uma análise dos resultados de mais um fim de semana do Campeonato Brasileiro, podemos concluir que a rodada não foi tão ruim para o Náutico - em termos de resultados dos adversários. Três oponentes diretos foram derrotados: Paraná (1x3 Sport), Corinthians (0x1 Corinthians) e Atlético/MG (3x4 Cruzeiro). Não contei com o Juventude, que levou de 4x1 do Figueireinse, pois está abaixo de nós na tabela. Enquanto isso, dois adversários diretos venceram: o já citado Figueirense (4x1 no Juventude) e o Atlético/PR (2x1 no Palmeiras). Este último foi o pior resultado, já que o Furacão estava atrás do Náutico na tabela e acabou nos ultrapassando. Por fim, o Flamengo empatou com o Vasco, em 1x1, um resultado que não foi de um todo ruim, apesar de o Urubu estar com um jogo a menos. Para vocês verem como a derrota para o Atlético/MG, em casa, nos está custando caro. Se tivéssemos vencido aquele jogo, hoje estaríamos fora da zona de rebaixamento, com 33 pontos, enquanto o Galo estaria com 29.
Mas "se" não joga e o importante é que a vitória sobre o Goiás trouxe o Timbu para perto de várias equipes. A disputa, agora, não é contra um ou outro que esteja mais próximo e sim contra, pelo menos, sete clubes que estão à frente dele. Confira a tabela de classificação logo abaixo e tire suas próprias conclusões:



domingo, 16 de setembro de 2007

Frevo em Goiânia

Num estádio Serra Dourada praticamente vazio, dada má fase do time da casa, predominou o barulho da animada torcida alvirrubra que fez o Náutico sentir-se nos Aflitos, ontem, durante a vitória por 3x0 contra o Goiás. Grande parte dos presentes fazia parte da Confraria Timbu Coroado Brasília (link da comunidade do orkut aqui), que reúne os torcedores alvirrubros da capital federal. Estão todos de parabéns, da Confraria ou não, pois a charanga não parou um minuto e o áudio da TV não me deixa mentir. Foi só frevo em Goiânia e já tem gente prometendo festa parecido em Minas Gerais, no jogo contra o Cruzeiro!

Video - Náutico até o fim

Com a devida autorização, publico vídeo produzido pelo alvirrubro Glauber Vasconcelos, da comunidade do Náutico no Orkut. Parabéns, bonita homenagem!


sábado, 15 de setembro de 2007

Goiás 0x3 Náutico - incontestável

Foi só o que pedi. Um time aguerrido e competente. O resultado, mais uma vitória incontestável. Foi um 3x0 (dois de Acosta e um de Geraldo) com vaga para mais. O Timbu ainda perdeu uns dois ou três gols, além de não ter um pênalti claro marcado, no primeiro tempo, quando estava 1x0. Após o jogo com o Botafogo, falei de padrão de jogo. Que o Náutico apresentou, naquela partida, algo parecido com um padrão de jogo. E fiquei muito feliz hoje ao ver isso novamente. Nem quando mudou o esquema, de 4-4-2 para 3-5-2, o time alterou o estilo de jogar. Estilo muito inteligente, diga-se de passagem. Aproveitando-se do desespero do adversário e saindo rápido e mortal nos contra-ataques. Além do técnico Roberto Fernandes, claro, existem dois responsáveis por isso. Acosta e Geraldo. Desde que começaram a jogar juntos, o Náutico mudou. E para muito melhor. O time foi certeiro nos ataques e nas finalizações, tudo o que uma Série A exige.
Mais uma vitória importante. Agora, com 30 pontos, o Timbu chega de vez nos adversários. E parte para dois jogos em casa. Tem tudo para deixar a zona de rebaixamento. Mas lembram-se de como iniciei o post sobre a expectativa para o jogo? Pois é. Termino este com a mesma frase. Nada de se deixar levar pela empolgação.

Goiás x Náutico - expectativa

Não se deixar levar pela empolgação. Talvez seja esse o grande desafio do Náutico contra o perigoso Goiás. As duas recentes vitórias mostraram um Náutico aguerrido e competente, sem sombra de dúvidas, um time que não merece estar na situação em que está. Sim, porque apesar da recente reação (que veio na hora certa), para cair na real basta dar uma olhada na tabela. Mesmo com uma vitória sobre o Goiás, o Timbu permanece na zona, pois iria a 30 pontos - Paraná e Figueirense, últimos antes da zona da degola, têm 31. Para transformar esse mar de rosas que o torcedor alvirrubro está vivendo com seu time após os últimos resultados em realidade é precisa vencer o Goiás. Assim, o time encosta de vez nos chamados adversários diretos e vai para uma seqüência de duas partidas em casa. Confrontos chave, diga-se de passagem. O primeiro, o clássico contra o Sport. O segundo, contra o Atlétic/PR, que está no bolo da parte de baixo da tabela. Por isso, hoje não ter ar seco que possa impedir os jogadores alvirrubros que continuarem correndo como estão. Só para finalizar, muito cuidado com Paulo Baier e as bolas aéreas. Neutralizando essas jogadas e aproveitando bem os contra-ataques, creio em mais um bom resultado do Timbu. Não vamos deixar a peteca cair!

O adversário

Goiás precisa da vitória para espantar a crise

O Popular/GO
Jânio José da Silva

O Goiás busca neste sábado, diante do Náutico, às 18h10, no Estádio Serra Dourada, fazer as pazes com a vitória no Campeonato Brasileiro. O alviverde disputa um jogo considerado decisivo após dias de turbulência no clube, desde a semana passada, quando foi derrotado em casa, pelo Atlético(PR), por 3 a 2. Na seqüência, outro resultado negativo, fora de casa, ao perder para o Palmeiras (2 a 0).
Hoje, o time goiano inicia uma série de três partidas seguidas em Goiânia, onde pretende recuperar o terreno perdido nas seis rodadas do 2º turno e, no meio de semana, obter um bom resultado em casa, desta vez pela Copa Sul-Americana, contra o Arsenal (Argentina).
Vitória atrai vitória. Pelo menos esse foi o discurso dos jogadores e da comissão técnica. Por isso, tudo foi feito nos últimos dias para que o time possa retomar a trajetória vitoriosa de uma boa parte do 1º turno, quando chegou à vice-liderança e ficou invicto durante seis rodadas. Naquela boa fase, o Goiás foi ao Recife e derrotou o Náutico por 2 a 0 – gols do atacante Fabrício Carvalho, que fez quatro na Série A.
Os números não mentem. Se no 1º turno do campeonato o Goiás foi vice-líder e somou 29 pontos, no returno a equipe faz a segunda pior campanha em seis rodadas. De 18 pontos disputados, o time somou apenas 4. Somente o lanterna, o América (RN), teve aproveitamento pior, pois conquistou 1.
Naquela partida, a situação era bem diferente da de hoje. O alviverde era uma equipe em ascensão, enquanto o Timbu, apelido do Náutico, lutava para sair de uma seqüência de resultados negativos. Agora, os dois times estão em momentos opostos. O Náutico não perde há três rodadas: empate contra o Inter (1 a 1) e vitórias sobre o Paraná (4 a 2) e Botafogo (4 a 1).
Para ficar em paz com a vitória e espantar a crise que ronda a Serrinha, o Goiás terá a estréia do ala-direito Maurinho, de 28 anos, cedido pelo São Paulo até o fim da temporada. Maurinho pretende retomar a carreira no alviverde depois de enfrentar uma fase difícil na carreira por causa de lesões no joelho. Ele entra no lugar de Fábio Bahia, que fica como opção no banco.
A outra mudança no time é a volta do ala-esquerdo Chiquinho, ausente da equipe há duas rodadas por causa de uma contratura muscular.

Sidny chuta-chuta

Matéria do Jornal do Commercio de hoje traz dados bastante interessantes sobre o lateral-direito Sidny. Segundo dados obtidos através do Departamento de Fisiologia do Náutico (que cuida de todas as estatísticas do time), ele é o jogador alvirrubro que mais finalizou neste Campeonato. Em 20 partidas disputadas, Sidny chutou nada menos do que 64 vezes ao gol adversário, resultando numa média de 3,2 finalizações por jogo. Como esteve em campo durante 1.655 minutos neste Brasileiro, após uma conta bem rápida, chega-se à estatística de que a cada 25 minutos Sidny chuta uma bola. Incrível! Infelizmente, a reportagem não cita o índice de acerto que, certamente, não deve ser dos melhores, apesar de Sidny já ter marcado três gols na competição (dois através de chutes de longa distância). Outro sacrilégio foi o apelido que um narrador deu ao lateral-direto e que foi reproduzido na matéria: "Nelinho dos Aflitos", em menção ao ponta do Cruzeiro, que tinha justamente como principal característica o chute forte e certeiro. Este último detalhe basta para diferenciá-los, por isso prefiro um outro apelido que ouvi: "Sidny chuta-chuta".

Timemania

Ontem, encerrou-se o prazo para os clubes brasileiros aderirem à Timemania, loteria que pretende quitar as dívidas das aremiações com a Receita Federal entre outros. O Náutico, desde a quinta-feira, já havia assinado a sua adesão. Quem deu a notícia em primeira mão foi o Blog Arquibancada. Confira o link em que ele explica melhor o que é a Timemania. É só clicar aqui.

sexta-feira, 14 de setembro de 2007

Salários pagos

De acordo com o vice-presidente Maurício Cardoso, os salários do mês de julho foram quitados. Agora, o Timbu só está com um mês "dentro" como se costuma dizer, o que é considerado normal pelos dirigentes alvirrubros. Se a informação realmente proceder, o técnico Roberto Fernandes e o restante da comisão técnica que chegou com ele, receberam o primeiro salário desde que chegaram ao Timbu. Mais um motivo para os jogadores irem com tudo para cima do Goiás, em busca de mais uma vitória no Campeonato, a terceira consecutiva.

BID - boas e más notícias

O Boletim Informativo Diário (BID) da CBF nesta sexta-feira trouxe uma notícia boa e outra ruim para o Náutico. Primeiro a boa. Serginho está regularizado e, como viajou com a equipe para Goiânia, pode enfrentar o Goiás, amanhã. Agora a ruim, que o esperto leitor já deve estar imaginando. Nada do nome de Giancarlo. Imediatamente procurei um amigo que trabalho num jornal. Ele me disse que falou com o coronel Vulpian Novaes, a pessoa que cuida dessas burocracias lá no Náutico. Segundo ele, que está em Goiânia com o time, o problema vai ser resolvido na segunda-feira, quando voltar ao Recife. Mas que, de antemão, a regularização do jogador não será um problema, apesar de o prazo de inscrições da Série A tendo se encerrado hoje. O meu amigo disse que não sentiu muita firmeza no tal do Vulpian e que às vezes o que ele fala não se escreve. Vamos ver, mas já dou o meu palpite aqui: o tal do Giancarlo não deve ficar não...
Só para vocês sentirem a diferença de organização do Náutico para outras equipes. O atacante Nilmar, que até ontem estava sendo disputado por três times e só na madrugada da quinta para a sexta acertou com o Internacional, teve seu nome publicado no BID. Daí vocês tiram...

Caso Batista - parte já perdi as contas

Novidades no caso Batista. E nada favoráveis ao Timbu. Confiram.

Da Gazeta do Povo, versão impresssa

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) absolveu o Paraná, mas a procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) ainda não está convencida de que a situação do jogador Batista está regular. Ontem, o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt, recebeu a resposta da Confederação sobre o caso denunciado pelo Naútico no fim de agosto.Mesmo sem revelar o conteúdo das respostas recebidas às dez perguntas que havia enviado à entidade, Schmitt garantiu que, ao menos momentaneamente, uma ação direta contra o Paraná estava descartada, o que faz com que a possibilidade de o Tricolor vir a perder pontos (18 ou mais) pela utilização de Batista no Brasileiro seja muito remota.Schmitt suspeitava que a CBF havia sido induzida ao erro ao registrar o atleta em março, quando aparece no Boletim Informativo Diário (BID) um contrato de Batista com o Paraná, cujo o empréstimo não havia sido liberado pela Adap, clube que na época era detentor de seus direitos federativos. Depois, o jogador, que na época nem chegou a vestir a camisa tricolor, conseguiu uma liminar para atuar especificamente no Avaí e não no Paraná – o argumento explorado pelo clube pernambucano na denúncia feita ao Tribunal. Mas na própria liminar, a determinação judicial deixa margens para dupla interpretação. Para a CBF, no entanto, tudo está claro.
"Pelas informações da CBF não haveria irregularidade no contrato de empréstimo do jogador ao Paraná Clube", disse Schmitt, que utilizou as palavras "preliminarmente" e "aparentemente" para preparar a continuidade do raciocínio de quem ainda não se mostra plenamente convencido. "Todavia, estou remetendo o processo para um procurador de 1.ª instância, que também é assessor no Tribunal Regional do Trabalho, para fazer uma avaliação mais completa dos autos e, assim, saber qual providência tomar", completou.A avaliação deverá estar pronta no início da semana que vem. Mas, daqui para frente, os riscos de punição do Paraná são cada vez menores. O próprio Schmitt reconhece: "Pelo teor das informações da CBF não haveria risco (de perder os pontos). O que vamos fazer é um confronto dessas informações com a avaliação da procuradoria".O mais provável é que o caso seja arquivado, o que era a indicação de Schmitt na segunda-feira para o parecer recebido ontem. Como o procurador-geral do STJD já descartou a denúncia direta (que ocorreria caso a CBF indicasse alguma irregularidade), o caso perde força, e o inquérito, se for instaurado, no máximo deve render alguma sanção administrativa ao Paraná.

Onildo se deu mal

O zagueiro Onildo pegou pena máxima pela expulsão contra o Vasco. Enquadrado no artigo 254 (jogada violenta), ele foi condenado, por unanimidade, a três jogos de suspensão (dos quais já cumpriu um). Pelo jeito, o carrinho por trás do jogador, já no final da partida, foi encarado pelos auditores do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) como uma séria agressão. Agora sabemos porque o técnico Roberto Fernandes nem sequer o levou para enfrentar o Goiás, amanhã. Depois de conversar com o advogado alvirrubro, ele imediatamente desistiu da idéia. Que sirva de lição para o jovem garoto. Boa chance também para Vágner, bastante elogiado pela torcida, conquistar um lugar cativo no time titular. Isso, claro, se o treinador não optar apenas por Everaldo na partida com o Goiás. Eu, particularmente, não faria isso. É esperar para ver.

Radamés liberado

Como já era esperado, o volante Radamés pegou apenas uma partida de suspensão pela expulsão contra o Internacional. Assim, ele está liberado para enfrentar o Goiás e sua escalação depende apenas da decisão do técnico Roberto Fernandes. No mesmo julgamento, o goleiro Clemer, do Internacional, pegou dois jogos de punição, por agressão ao meia Geraldo, do Náutico. A pena foi até branda, se levado em conta de que ele poderia pegar de 120 a 540 dias. A defesa do time colorado, no entanto, conseguiu mudar o artigo em que ele foi enquadrado. Ao site do STJD, o goleiro comemorou o resultado, apesar de ficar de fora do clássico com o Grêmio, neste fim de semana. "Estou muito contente. Em nenhum momento tive a intenção de agredir o Geraldo e ele confessou isso. Tenho 38 anos e não queria terminar a minha carreira dessa maneira, suspenso por vários meses. Fico triste por ficar fora do jogo com o Grêmio, mas darei forças para o Renan (goleiro reserva) e vou torcer para uma vitória", comentou.

Bola de Prata

Muito interessante o post do blogueiro Paulo Augusto, do Blog Pernambuco FC (página esta que descobri há pouco tempo e achei muito legal). Fala sobre disputa entre Náutico e Sport na bola de prata da revista Placar. Em várias categorias, há uma disputas entre jogadores dos dois times. Vale a pena conferir o post e o site oficial do prêmio.

Clima seco preocupa

Matéria do Jornal do Commercio de hoje atenta para o fato de os jogadores do Náutico temerem o clima seco que assola o Centro Oeste nesta época do ano. "Temos que tomar cuidado. Não podemos sair atrás no placar. Correr atrás nessas condições é muito complicado", alertou o goleiro Eduardo, que já jogou no Brasiliense. Como precaução, na quarta-feira, antes do treino da tarde, os jogadores assistiram a uma palestra da nutricionista do clube Rosa Beltrão. O conteúdo foi justamente os cuidados para evitar, ao máximo, o desgaste causado pelo clima seco de Goiás. As principais orientações foram para que os atletas buscassem se hidratar bastante, além de evitarem comer comidas pesadas até o dia do jogo.
Jogar contra o Goiás, no Serra Dourada, não é nenhuma novidade, é bastante complicado. Tanto que, até agora, o time só perdeu duas vezes em seus domínios, para Flamengo e Atlético/PR. O clima, claro, é um fator favorável a eles, mas certamente não é algo decisivo. Acho que o Náutico pode, por exemplo, tirar vantagem das dimensões do campo, que são bem grandes. O estilo de jogo do time alvirrubro se encaixa bem em gramados de grande extensão. Vamos esperar para ver.

Porque Vágner não é titular?

Porque Vágner não é titular? É a pergunta que, vira e mexe, visitando a comunidade do Náutico no Orkut, vejo alguém fazer. O engraçado é que os tópicos sobre esse assunto rendem bastante, com quase unanimidade a favor de Vágner, classificado por alguns como até mesmo o melhor zagueiro do elenco. Vou tentar, então, esclarecer um pouco a dúvida dos alvirrubros. A partida de estréia de Vágner no Náutico foi contra o Figueirense, 4x2, nos Aflitos. Para muitos, uma apresentação impecável do zagueiro, certo? Bem, para os torcedores sim. Para o técnico Roberto Fernandes, não. Após esse jogo, o treinador foi questionado de porquê não manter Vágner no time (nesta partida, ele formou a dupla de zaga ao lado de Onildo, pois Toninho cumpria suspensão. No jogo seguinte, Vágner foi para o banco e Onildo permaneceu). Ele respondeu com outra pergunta. "Com quantos atacantes o Figueirense começou o jogo?". Apenas um, Jean Carlos. "Que tem característica de velocidade", continuou. "E o que aconteceu no segundo tempo, quando Mário Sérgio colocou outro atacante, dessa vez de área"? Silêncio que ele tratou de interromper. "Levamos um gol aos cinco minutos, lembram como e quem fez o gol?", questionou novamente. "Foi o atacante que entrou (Otacílio Neto), de cabeça". Cara de surpresa, antes dele finalizar. "E sabem quem estava marcando ele no lance?". Não precisou nem dizer. Vágner. Chegamos ao ponto. A "implicância", se é que podemos chamar assim, de Fernandes é com a altura (1m82) e o físico de Vágner, além do medo que ele tem nas bolas aéreas com o zagueiro em campo. Para esse próximo jogo, com o Goiás, podem apostar, se ele tiver que optar entre Vágner e Everaldo (que particularmente acho horrível), ele vai escolher o último, mais alto e mais forte, apesar de muito mais fraco tecnicamente. Vai entender cabeça de treinador.

quinta-feira, 13 de setembro de 2007

Jantar

Loucos pelo Timba realiza jantar de Adesão

O grupo de apoio “Loucos Pelo Timba”, realiza no próximo sábado (15), a partir das 16h, no restaurante Spettus Steak House, que fica localizado na Av. Agamenon Magalhães, Nº 2132 – no bairro do Derby, um jantar para arrecadar fundos para o Clube. O passaporte para participar deste evento e assistir ao jogo Goiás x Náutico (transmitido pela TV, direto do estádio Serra Dourada) custará R$ 80. Além disso, toda bebida e alimentos servidos no encontro, estarão inclusos no serviço.

Novidades e baixa na delegação

Na delegação do Náutico que viaja na manhã desta sexta-feira para Goiânia, duas novidades e uma ausência. As duas caras novas são dos recém-contratados Serginho Baiano (atacante) e Dejair (meia). Eles devem ficar como opção para o banco de reservas. Quem acabou ficando no Recife foi o atacante Felipe, como já estava até previsto. Ele se recuperou de uma lesão muscular recentemente, por isso o técnico Roberto Fernandes preferiu preservá-lo.

Só um adendo. Dejair foi regularizado ontem juntamente com o "novo" Marcelo Silva. Serginho Baiano e Giancarlo devem ter seus nomes publicados no BID da CBF hoje, último dia para inscrever novos jogadores no Campeonato Brasileiro.

Copa Pernambuco

Só para não passar batido. O Náutico jogou ontem pela Copa Pernambuco. E venceu mais uma vez. O Timbu fez 3x1 no Íbis, em Timbaúba. Os gols foram marcados por Anderson Lessa (2) e Jhon (1). Na próxima rodada a equipe alvirrubra folga, só voltando a campo na próxima quarta-feira para enfrentar a seleção de Ipojuca, às 15h, no CT Wilson Campos. Único time com três vitórias em três jogos, o Náutico lidera o grupo A da competição com nove pontos. Em segundo está o Sport, com sete.

Onildo fora

A principal novidade do treino desta tarde no Náutico foi a notícia de que o zagueiro Onildo não viaja com a delegação para Goiânia e, obviamente, não vai enfrentar o Goiás, no sábado. Como vai ser julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e pode pegar no mínimo dois jogos de suspensão, o técnico Roberto Fernandes achou melhor nem levá-lo com o time. Com isso, abrem-se algumas possibilidades para a escalação da equipe alvirrubra. Uma com três zagueiros (Toninho, Vágner e Everaldo) e sem Radamés - que também será julgado, mas tem grandes chances de ser absolvido e liberado para atuar. Outra com dois zagueiros (Toninho e Vágner ou Everaldo) e com Radamés. As duas foram testadas agora à tarde. Dúvida também no ataque. Só Acosta está confirmado. Marcelinho e Ferreira brigam pela outra vaga.
Seja com que formação for, acho que o Náutico vai bem para enfrentar o Goiás. Se repetir o mesmo empenho dos últimos jogos, certamente trará um bom resultado. Só não pode subestimar o adversário.

Marcelo Silva, Paulista

A contratação do volante Marcelo Silva pelo Náutico foi um verdadeiro achado. Antes de vir para cá, o jogador estava no Parma da Itália e só não ficou por lá por não ter conseguido o passaporte europeu. A história dele é interessante. Seus direitos federativos pertencem a uma empresa italiana, que tem parceria com três clubes italianos: Parma, Siena e Genova. Como não obteve a cidadania a tempo de ser inscrito no Calccio, Marcelo preferiu voltar ao Brasil e continuar jogando. Provavelmente, ao fim do ano, quando a janela abrir novamente, ele já estará com a documentação em ordem e reforçará um desses três times. Experiência não falta ao volante. Antes de ir para a Itália, no início desse ano, Marcelo Silva estava no Atlético/PR. Anteriormente, já jogou e foi capitão do Santos, no primeiro semestre do ano em que o time foi campeão brasileiro. De lá, só saiu para o Spartak de Moscow, da Rússia. Vejo nele um bom potencial, se não para ser titular, mas para manter o nível da equipe, quando Elicarlos ou Daniel não puderem jogar.
Outra coisa interessante é como ficará a situação entre ele e o outro Marcelo Silva do elenco. Segundo o jogador, o companheiro que já tem mais tempo de clube se prontificou a mudar o nome para Marcelo Silva Catarinense. Meio grande, mas ele já disse não abre mão de ser chamado de Marcelo Silva, até por uma questão de observação dos empresários italianos, que querem vê-lo jogando. Se o outro concordou, então tá. Segurem essa bronca narradores!

Reforços em ação

Se não pensa em contar com Felipe para esse jogo com o Goiás, o técnico Roberto Fernandes deve levar dois dos quatro reforços recentemente contratados. O atacante Serginho Baiano e o meia Dejair vêm treinando bem e devem viajar com a delegação. Os outros dois, Giancarlo e Marcelo Silva, por enquanto, não serão aproveitados. Segundo o treinador, eles devem primeiro recobrar o ritmo de jogo, já que vinham parados. Para isso, serão utilizados na Copa Pernambuco, provavelmente no jogo de domingo.

O retorno de Felipe

Desde o início da semana, o atacante Felipe vem treinando normalmente com bola, após recuperar-se de uma séria lesão muscular, que o tirou dos últimos cinco jogos do Náutico. Ontem, no entanto, o técnico Roberto Fernandes minimizou as chances de o jogador já voltar neste jogo com o Goiás. Nem no banco de reservas. "Estou avaliando, mas hoje diria que está mais para ele não ir", afirmou o treinador, que diz não estar sentindo total confiança em Felipe no momento. "Ele ainda sente muitas dores musculares, por conta do tempo em que ficou parado, mas o principal mesmo é a confiança. Vejo que o Felipe ainda tem receio em algumas bolas, então prefiro esperar mais um pouco e não levá-lo, deixando que ele se recupere e fique 100%", justificou.
Felipe é um jogador importante para o Náutico e isso todo mundo está cansado de saber. Infelizmente, não teve sorte e no momento em que estava voltando a mostrar um bom desempenho, machucou-se seriamente. O treino de hoje será decisivo para ele. Se mostrar serviço, pode demover o técnico da idéia de não levá-lo para o jogo com o Goiás. Caso contrário, que volte no clássico, com vontade em dobro.

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Caso Batista

STJD ainda não descarta denúncia contra o Paraná
Terra esportes

O procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schimidt, declarou nesta quarta-feira que a entidade tem até 30 dias para avaliar a denúncia do Náutico contra o Paraná. Na última semana, o clube pernambucano ajuizou a ação denunciando a participação irregular do volante Batista, do Paraná. O Náutico alega que o atleta estava jogando no Avaí por meio de uma liminar, o que o impediria de se transferir para outra equipe. Apesar de não entrar em detalhes sobre o processo, Schimidt, em entrevista em ao canal Paraná Educativa, afirmou que se trata de um caso complexo. Segundo ele, na CBF havia um contrato do jogador com o Paraná em aberto, e o vínculo foi registrado antes da transferência de Batista do Galo/Adap para o Avaí. No entanto, o procurador confirmou ainda que existe um indicativo de uma triangulação contratual entre Galo/Adap, Avaí e Paraná. Sem mencionar qual será a atitude do STJD, Paulo Schimidt alertou que há três possibilidades: o arquivamento do processo, instauração de inquérito ou denúncia direta. Em caso de a denúncia ser acatada, o Paraná seria enquadrado no artigo 214 do Código Brasileiro Disciplinar de Futebol (CBDF), que implica na penalização da perda de seis pontos por partida em que o atleta irregular atuou. Em caso de condenação, o Paraná poderia perder até 30 pontos, já que Batista participou de cinco jogos desde que retornou ao clube. O time tricolor é o 15º colocado na tabela do Campeonato Brasileiro, com 31 pontos. Na última semana, o vice-presidente do departamento jurídico do Paraná, Luiz Carlos Castro, afirmou que o clube não acredita que o STJD ofereça denúncia, sob a justificativa de que a liminar concedida ao atleta não é específica para um clube e abre margem para que ele atue por qualquer equipe.

Comentário do blog: Vou ser breve. Muito breve. Esse caso ainda vai dar muito o que falar.

Onildo e Radamés julgados

Se Eduardo deixa de ser preocupação para o técnico Roberto Fernandes, o mesmo não pode ser dizer de Onildo e Radamés. Os dois serão julgados na sexta-feira no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e, apesar de a possibilidade ser pequena, podem desfalcar o time contra o Goiás. Radamés está no artigo 253 do CBJD e pode pegar de 1 a 3 jogos de suspensão. Já Onildo foi no 255 (mesmo de Acosta) e corre o risco de pegar de 2 a 6 jogos de punição. Neste caso, inclusive, a única salvação de Onildo é que ele seja absolvido ou então que o advogado do Náutico consiga desclassificá-lo para outro artigo de pena mais branda. Roberto Fernandes já adiantou que as opções para a zaga são Vágner e Everaldo. Para o lugar de Radamés, que não deve ser problema, as possibilidades são Vágner Rosa e Marcelo Silva. Como a delegação viaja para Goiânia na sexta-feira pela manhã, 20 jogadores serão relacionados (apenas 18 vão para o jogo).

Eduardo OK

Saiu o resultado do exame de imagem do goleiro Eduardo. E não poderia ser melhor. O ultrassom na coxa esquerda não detectou nenhuma lesão no músculo do reto abdominal. Com isso, ele está praticamente liberado para atuar contra o Goiás, no sábado. Só não está 100% porque ainda sente dores no local na hora de chutar (porque esse músculo é justamente o que dá apoio ao chute). Apesar disso, o técnico Roberto Fernandes afirmou que pretende contar com o arqueiro no próximo jogo. E realmente deve contar. Eduardo atuou no sacrifício contra o Botafogo e não seria agora que ele iria deixar de ir a campo.

Quem não tem cão, caça com gato

E o substituto de Marcelo Ramos no co-irmão Santa Cruz é... (rufar de tambores) Fábio Saci!!!!! Como não vinha sendo aproveitado no Náutico, o folclórico personagem, que não fez um gol sequer no time alvirrubro, foi emprestado ao Tricolor para suprir a vaga deixada pelo artilheiro coral, que foi para o Atlético/PR. Só faltava ele reencontrar o caminho dos gols no Arruda... Acho difícil, já que a notícia que corre nos bastidores é de que Saci esqueceu a perna que fazia gols na Bahia. Quem sabe agora ele não acha agora.

Salários - parte 2

Resolvi fazer um post somente sobre uma fonte de renda que poderia ser muito preciosa para o Náutico: os sócios. Este ano foi lançada uma campanha nos mesmos moldes de clubes como Grêmio e Internacional, que conseguiram bater todos os recordes de associações - os gremistas, por exemplo, não aceitam mais sócios para este categoria específica, que dá direito ao torcedor entrar em todos os jogos do time, mediante pagamento da mensalidade mensal. Ótima proposta. Mas que não emplacou por aqui. Porque seria? Tenho "n" motivos para isso.
Só para começar, fica difícil aderir a uma campanha de sócio que, tudo bem, lhe oferece entrada grátis a todos os jogos. E mais o quê? Sentar no cimento quente quando o jogo é às 16h? E sentar só enquanto a partida não começa, porque depois, se o sujeito quiser ver alguma coisa, vai ter que passar os 90 minutos em pé. Pagar R$ 3,00 por uma refrigerante ou cerveja? Faltam atrativos para trazer os sócios... e sobram motivos para afastá-lo. Pois quando o clube está bem, ele até encara pagar R$ 100,00 como primeira mensalidade e depois R$ 50,00 por mês. Mas e quando o time vai mal? Quem vai segurar a barra? É complicado...