quarta-feira, 31 de outubro de 2007

Foi bom para abrir os olhos

Infelizmente, no futebol existe esse tipo de coisa. Um time luta, se abre e acaba perdendo um jogo que tinha tudo para ganhar. Pois foi isso o que aconteceu hoje contra o Santos. Perdemos, apesar da luta. Mas foi bom. Isso mesmo. Perdemos quando poderíamos perder. Claro que nunca é bom perder em casa, mas nesse caso dos males o menor. Corinthians e Goiás também foram derrotados e continuam lá trás. E tenho duas certezas. A primeira de que amanhã o Sport também perde para o Internacional, ou seja, terminamos a rodada na 14ª colocação, com 43 pontos. E a segunda. De que sábado, contra o Fluminense, mesmo fora de casa, o Náutico recupera esses pontos. O time carioca não tem maiores pretensões no Campeonato e será a presa perfeita para reaver esse pontos perdidos. Mas eu dizia que foi bom a derrota. E tenho mais motivos para achar isso. Foi bom para vermos que não temos uma seleção, que Roberto Fernandes não é Deus e que Acosta não vai decidir todos os jogos a nosso favor. É bom não esquecer que, até um tempo atrás, o Náutico era um time que brigava contra o rebaixamento, ou seja, tem suas limitações. Algumas delas que ficaram claras hoje. As falhas de marcação do jovem Onildo, que apesar de promissor, esteve nervoso e inseguro durante todo o jogo. Porque ele e não Everaldo? Roberto Fernandes tentou explicar, mas não conveceu. Mas isso agora é passado. Como disse, acredito na vitória de sábado, basta jogar o que jogou hoje (porque apesar dos pesares não atuou mal) e contra o Grêmio. Eu continuo acreditando.

Náutico x Santos - expectativa

"O Santos não pode perder para time rebaixado". A frase, supostamente dita pelo técnico Vanderlei Luxemburgo, está estampada no vestiário do Náutico. Mais do que isso, está enraizada na cabeça dos jogadores alvirrubros, que se mostraram "secos" para mostrar que Luxa está redondamente enganado. Tudo bem que não foi exatamente isso o que disse o treinador do time adversário, mas vai dizer isso agora para os atletas do Náutico?! Tarde demais. Apesar de ser benéfica, a motivação insuflada por essa frase, entre outras afirmações atribuídas aos oponentes desta noite, deve ter um limite. Que motivação não seja confundida com agressividade ou espírito de vinagança. Assim não dá.
Sobre o jogo, espera-se que Náutico e Santos façam uma grande apresentação para o público, principalmente se levarmos em conta do bom momento das equipes no Campeonato. O Peixe é o vice-líder da competição e o Timbu, apesar de briga contra o rebaixamento, vem mostrando um futebol de encher os olhos. A vitória é importante para que o rebaixamento não volte a rondar e, acima de tudo, para exorcizar de vez esse fantasma e partir com tranqüilidade em busca de objetivos maiores. A confiança mais uma vez está em alta. Que seja um grande jogo e com um resultado melhor ainda: a vitória alvirrubra.

o adversário - santos

Da Folha de S. Paulo

Santos se apressa pela América

MARCO BAHE

COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O Santos enfrenta hoje o Náutico, às 21h45, nos Aflitos, em Recife, em busca de garantir o quanto antes sua vaga na Libertadores da América.O time encara isso agora como sua grande missão no Brasileiro, mesmo tendo chances, mesmo que bastante remotas, de tirar o título do São Paulo. É o único que pode fazê-lo ainda.Ontem, os santistas deram sinal de ansiedade pela conquista da vaga no torneio continental. Vanderlei Luxemburgo disse que "empate é sempre mau resultado", até fora de casa. Rodrigo Tabata foi além e provocou os rivais. "Time que está querendo se classificar à Libertadores não pode perder para outro que está tentando fugir do rebaixamento."A provocação mexeu com os brios dos recifenses. Geraldo, meia do Náutico, deu a resposta ao santista: "Ganho do Santos em qualquer gramado".Para o time, que soma 43 pontos e está em 14º, a partida é encarada como definição de seu caminho no Brasileiro.Se vencer, entra na disputa por vaga na Copa Sul-Americana. Em caso de derrota, volta a sofrer com a ameaça de ser rebaixado para a Série B.O Náutico terá de esperar até os últimos instantes para saber qual equipe enfrentará hoje.Luxemburgo manteve a tradição de não revelar o time escalado. Mas deixou escapar que gostou da formação que jogou no segundo tempo contra o Goiás, quando sua equipe marcou todos os três gols da vitória.A alteração pode se limitar à lateral direita. Baiano e Alessandro cumpriram suspensão e estão liberados. Um dos dois deve assumir a posição do volante Dionísio.Dionísio, contudo, pode continuar entre os titulares, em substituição ao volante Adoniran, que se machucou contra o Goiás. Adriano é a outra opção."Mas prefiro esperar pela definição do Náutico antes de confirmar qualquer coisa", disse Luxemburgo ontem, após promover um "rachão".O técnico negou que irá fazer marcação individual sobre Acosta, o meia-atacante uruguaio que busca a artilharia da competição. Atualmente, tem 18 gols e só é superado por Josiel, do Paraná, com um a mais.O técnico Roberto Fernandes valorizou o adversário. "É um time que possui um excelente meio-de-campo e um dos melhores laterais do país", disse, referindo-se a Kléber.A novidade do Náutico deve ser o atacante Felipe, que estava contundido, mas treinou ontem. O meia Radamés, que jogou improvisado na lateral direita contra o Grêmio, no domingo, deve substituir Sidny.

Lembrança boa

Neste noite, o volante Elicarlos vai reencontrar o Santos, um time muito especial para a carreira dele. Não, por enquanto, o sonho dele não é jogar no Peixe, até mesmo porque já tem contrato firmado com o Cruzeiro para o ano que vem. Mas porque foi justamente contra o Santos, na vitória do Náutico por 2x1, no primeiro turno, que o jovem cabeça-de-área marcou o seu primeiro gol como profissional. Isso mesmo. Como tem o ofício de marcar, Elicarlos, que se profissionalizou no Porto, em 2005, nunca havia balançado as redes antes. Contra o Santos, a bola sobrou dentro da área e ele finalizou bem, abrindo o placar na ocasião. Agora, ele diz que pretende repetir a dose, afinal, não é todo dia que deixa a sua marca. "É uma boa lembrança aquele jogo. Espero poder repetir", disse o garoto, que lamentou não marcar mais, pois atua numa posição mais recuada de campo. "Sou um jogador de marcação, então minha primeir função é impedir as jogadas do adversário. Por isso não chego muito à frente", completou.
Mas o destino tem dessas coisas e quem sabe ele não tem algo guardado para o volante novamente?

Bola aérea, de novo? Acho que não

Peixe vai atacar Timbu pelo alto

Do Globo.com

O Santos já sabe por onde vai atacar para chegar à vitória contra o Náutico: pelo alto. Peixe e Timbu se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45m (horário de Brasília), no Estádio dos Aflitos, em Recife. No último domingo, a equipe nordestina perdeu por 4 a 3 para o Grêmio, no Estádio Olímpico, em Porto Alegre. Os quatro gols gaúchos saíram em jogadas aéreas (assista ao vídeo).
O meia Rodrigo Tabata acompanhou à partida e detectou essa deficiência do Náutico. Ele acredita que o Peixe deve intensificar seu ataque aéreo para tentar conquistar mais uma vitória.
- Nós temos o Kléber Pereira, que vai bem pelo alto, além dos nossos zagueiros. É um ponto fraco da equipe do Náutico e temos de procurar aproveitar - comenta o meia.

Nota do Blog - O técnico Roberto Fernandes, no entanto, não está preocupado com isso. Para ele, a característica do Santos é completamente diferente da do Grêmio. "O Santos é uma equipe com capacidade de jogo bem diferente do Grêmio, que tem um time forte fisicamente, preparado para o estilo de jogo aéreo. O Santos não. É uma equipe de velocidade, mais leve", avaliou.

Caso Batista - o fim?

Do site Justiçadesportiva.com.br

O Paraná pode respirar aliviado. Depois de um julgamento muito confuso que durou mais de quatro horas e meia, o clube que poderia ser multado em até R$21mil e perder até 72 pontos no Campeonato Brasileiro, foi multado apenas em R$1 mil reais pela Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), na noite desta terça-feira, pela suposta escalação irregular do jogador Batista. O Relator desse processo foi o Dr Fabrício Dazzi.
Além do Paraná, foram denunciados o jogador Batista, que foi absolvido; o presidente afastado do clube, José Carlos de Miranda, que foi condenado a 180 dias de suspensão; o superintendente da Federação Paranaense, Laércio Polanski, suspenso em 210 dias; o presidente do Avaí, João Nilson Zunino, que foi absolvido e o diretor do departamento de registros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Luiz Gustavo Vieira de Castro, que também foi absolvido.
Depois de ser absolvido, Batista não conteve as lágrimas e saiu do Tribunal renovado. "Tive muito medo de ser condenado injustamente. Sou outro homem agora e quero muito jogar amanhã contra o Atlético-MG", disse.

Confiram matéria no Globo.com também:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Parana/0,,MUL163688-4408,00.html

terça-feira, 30 de outubro de 2007

A questão de Felipe

O torcedor que for assistir à partida contra o Santos amanhã não deve se surpreender se vir em campo o atacante Felipe. Apesar da previsão de volta dele ter sido estimada em 15 dias, ele se recuperou de uma lesão muscular na metade do tempo e pode ser a surpresa do técnico Roberto Fernandes. Hoje à tarde, ele participou normalmente no rachão e afirmou estar se sentindo muito bem para o jogo. "Falei que ia estar pronto para enfrentar o Santos e consegui. Trabalhei em três turnos durante esses dias me recuperei. Estou me sentindo bem e se estiver 100% vou para o jogo", garantiu o jogador. O técnico Roberto Fernandes preferiu ser mais cauteloso. Segundo ele, Felipe continua em tratamento intensivo até amanhã tarde, quando finalmente saberá se vai esatr liberado para entrar em campo não. No final das contas, a decisão será do treinador. "Ele só joga se estiver confiante. Se não for para ser aquele Felipe que a torcida conhece, jogando solto, é melhor se resguardar", avaliou Roberto Fernandes. Se ele não jogar, provavelmente Ferreira deve ser o titular. Aí é que mora a preocupação.

Onildo trocaria gol por vitória

O zagueiro Onildo marcou, contra o Grêmio, no último domingo, o primeiro gol da carreira como profissional. Após escanteio, ele cabeceou livre para o gol e saiu comemorando. O jovem defensor, no entanto, garantiu que trocaria a felicidade do primeiro tento pela vitória que acabou não vindo no Olímpico - o Timbu foi derrotado por 4x3, num jogo eletrizante. "Com certeza trocaria esse primeiro gol pela vitórias. Estávamos muito precisando desses três pontos. Infelizmente não deu", lamentou o garoto. Mas calma Onildo. Você é um zagueiro de futuro e certamente marcará mais gols pelo Náutico, de preferência, com a vitória no fim.

um pouco mais sobre Juan Alberto Acosta

O pai do meia-atacante Beto Acosta, seu Juan Alberto Acosta, chegou ontem ao Recife esbanjando simpatia. Com seus 50 anos, mas com cara de garotão, seu Beto Acosta percebeu logo de cara a popularidade do filho em terras brasileiras. No saguão do aeroporto, ontem, na sua chegada ao Recife, assim que foi reconhecido com o pai do Acosta, ele foi cercado pelas câmeras microfones. As perguntas foram várias e iam desde o sentimento de orgulho pela boa temporada do filho até o porquê dele não ser convocado para a seleleção uruguaia. Confira as respostas do seu Beto Acosta, que fará estágio na comissão técnica alvirrubra até dezembro.

Blog do Timba - Como surgiu o convite para o estágio no Náutico?

Juan Alberto Acosta - Já sou técnico de futebol lá no Uruguai. Treinei dois times, o Racing/URU e o Villa Española/URU. O convite surgiu da diretoria do Náutico, quando soube que eu era treinador.

BT - Você também foi jogador, em que posição atuava e em que times jogou na carreira?

JAA - Era volante, um camisa oito. Não era como meu filho, camisa 10. Eu também jogava pela direita, já ele é canhoto, atua pela esquerda. Comecei no Bella Vista/URU (1978), depois Newell's Old Boys/ARG (1980), Real Madri/ESP (1982/83), Rayo Vallecano/ESP (1983/84), Colón de Santa Fé/ARG (1985), Peñarol (1987), Bella Vista/URU (1988) e Fenix/URU (1992), que foi meu último clube. Cheguei ainda a ser pré-convocado para a seleção, mas não joguei.

BT - Como você vê o sucesso do seu filho no futebol brasileiro?

JAA - Com uma alegria imensa. Como pai, estou muito orgulhoso que ele esteja triunfando num futebol difícil como o brasileiro.

BT - Na sua opinião, porque Acosta não vem sendo lembrado na seleção uruguaia?

JAA - É um caso muito raro. Quando o assunto é seleção, muitas coisas estranhas acontecem. Acho que nessa próxima convocação, para os jogos contra Chile e Brasil, ele tem grandes chances. Vamos torcer.

Hoje será o primeiro dia de seu Beto Acosta como "estagiário" da comissão técnica alvirrubra. Promessa de mais um dia interessante nos Aflitos.

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

Fabiano se explica

O goleiro Fabiano não acha que tenha falhado em algum dos quatro gols do Grêmio, na derrota por 4x3 no último domingo. Para ele, "isso é muito relativo". Ele preferiu justificar os gols sofridos elogioando o adversário. "Com a bola no chão, nós fomos infinitamente superiores, mas jogando pelo alto eles nos venceram. O que acontece é que eles são muitos bons na bola aérea. Para completar, têm um time muito forte fisicamente e isso também faz a diferença", tentou explicar.
Para mim, Fabiano falhou apenas no último gol e mesmo assim não foi uma falha daquelas. Ele saiu atrasado do gol, permitindo que o atacante gremista se antecipasse e marcasse o tento da vitória do seu time. Nos demais, vi um erro individual - de Elicarlos, no terceiro gol, de Diego Souza - e geral, no caso do segundo gol, em que a defesa não conseguiu tirar a bola da área. O primeiro gol dos gaúchos nem vale comentar. Como disse o próprio Fabiano "foi um aborto". Tuta pegou todo errado na bola e levou muita sorte, pois a bola acabou encobrindo Fabiano. E não adianta dizer que ele estava adiantado, porque o posicionamento dele era acertado para aquele tipo de lance que ia se desenrolar.

Eduardo de volta

O goleiro Eduardo esteve hoje à tarde nos Aflitos e já treinou a todo vapor. Ele retornou no sábado ao Recife, após passar quase uma semana resolvendo problemas particulares no Rio de Janeiro. "Pedi esse afastamento e felizmente resolvi tudo rapidamente", garantiu. Apesar do pedido dos torcedores que estiverem ontem nos Aflitos, o goleiro descartou seu retorno já no jogo de amanhã, contra o Santos. Ele garantiu estar completamente recuperado da cirurgia no joelho, mas só falou em volta na partida com o Fluminense, no sábado. E mesmo assim não reinvidicou um lugar no time principal. "Posso ir no banco ou nem ser relacionado. Vai depender do professor", disse o goleiro, que defendeu o companheiro Fabiano, acusado de falhar contra o Grêmio. "Ele está muito bem. Vem ajudando o time e garantindo pontos importantes para a equipe."

Final da Copa PE

Se o site oficial da Federação Pernambucana de Futebol não informa, o Blog dos número se encarrega de fazer o trabalho. A final da Copa Pernambuco, entre Náutico e Sport, acontece nos dias 4 e 11 de novembro. O primeiro jogo acontece na Ilha do Retiro e o segundo nos Aflitos. O Timbu derrotou o Santa Cruz mais uma vez, agora no Arruda, no último sábado, por 5x3 ,carimbando vaga na decisão. Já o Leão perdeu para o Porto por 2x1, mas, mesmo assim, conseguiu classificação para a final, pois tinha goleado por 4x0 na partida de ida.
Quem quiser conferir o post do Blog dos números é só clicar aqui.

PS - atualização 20h42: Depois disso tudo, o jogo foi remarcado. Assim, o primeiro jogo da decisão da Copa Pernambuco, entre Náutico e Sport, vai ocorrer agora na próxima terça-feira, às 15h, na Ilha do Retiro. O jogo de volta será no dia 13, no mesmo horário, desta vez nos Aflitos.

Dois Acostas na delegação

O Náutico deve desembarcar hoje, às 14h, no Recife, com dois Acostas na delegação. Calma, não se trata do milagre da multiplicação, embora não fosse má idéia ter dois Acostas no time. É que se juntou à delegação alvirrubra em Porto Alegre, após o jogo com o Grêmio, o pai do meia-atacante Beto Acosta, que tem o mesmo nome do filho. Seu Beto Acosta também foi jogador de futebol e tem pretensões de tornar-se técnico. Para isso, vai fazer um estágio no Náutico, ao lado de Roberto Fernandes e sua comissão. De quebra, visitará as netas e a nora, que estão morando no Recife. Junto com ele, também vem a mãe do jogador, sua esposa. Ao contrário dele, a dona Acosta já havia vindo à cidade. Espero que com o clima totalmente favorável fora de campo, o meia continue rendendo muito dentro dele!

Quem diria

Estava assistindo ao programa Redação SporTV nesta manhã e os comentaristas presentes foram quase que unânimes ao afirmar que Acosta é o melhor jogador do Campeonato Brasileiro. Quem diria, não?! O uruguaio, expulso quatro vezes na mesma competição, melhor jogador do Campeonato. Quando aquele jogador magro, de pernas longas, aportou nos Aflitos no início do ano, ninguém poderia imaginar que ele se tornaria "o melhor jogador do Brasileirão". No máximo, o destaque do Náutico, e olhe lá, porque ele oscilava bons e maus momentos. Quem diria... Depois de 11 anos fora da Série A, o Timbu volta em grande estilo. Vai permanecer na elite, com uma campanha incrível no segundo turno, e ainda terá o melhor jogador do Campeonato?! Definitivamente, quem diria.

domingo, 28 de outubro de 2007

Errou, perdeu

Não deu. Foi por pouco, mas não deu. O Náutico foi ofensivo, jogou melhor durante boa parte do jogo, porém, não conseguiu derrotar o Grêmio, no Olímpico. Não adiantou falar, não adiantou treinar. O Náutico não conseguiu parar a principal arma do Tricolor Gaúcho: as bolas aéreas. Falhou nesse ponto e pagou com a derrota. Afinal, que adiantaram os três gols marcados fora de casa (foi a primeira vez que um time marcou três gols no Grêmio, dentro do Olímpico, em 2007), se sofreu quatro? A palavra é equilíbrio. Um time para ser bem sucedido hoje precisa, acima de tudo, de equilíbrio. E nessa partida o Timbu teve tudo menos isso. Soube atacar, mas não soube defender com a mesma eficiência. As falhas da zaga não podem ser camufladas e o treinador Roberto Fernandes é inteligente o suficiente para verificar quem errou. O que não adianta aqui é ficar culpa a um ou a outro. Perdeu, ok, já era. Como diz a música, levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. No caso, a volta por cima do Santos, em casa. Não querendo colocar pressão - afinal, não há necessidade disso -, mas a vitória é essencial. A seqüência era difícil e todos sabiam disso. Depois do Peixe, ainda tem o Fluminense, fora de casa. Se não quiser ver o inferno da zona de rebaixamento de volta, tem que vencer quarta-feira nos Aflitos.

Expectativa - Grêmio x Náutico

O que dizer de mais um Grêmio e Náutico? Não muita coisa. Embora ainda bastante viva, a lembrança daquele 26/11/2005 fica cada vez mais distante. E não só por conta dos quase dois anos passados daquela tragédia. Mas porque durante esse tempo, o Náutico passou por uma transformação silenciosa e a subida para a Primeira Divisão, no ano seguinte ao episódio, tem participação decisiva nisso. Depois de um início titubeante de Campeonato, o Timbu foi aprendendo aos poucos o que era disputar uma Série A. E depois de 11 anos na segundona, isso não era nada fácil. Mas a equipe nitidamente amadureceu, como se diz na gíria do futebol, ganhou cancha. Assim mesmo, na raça, na coragem, dando a cara a bater.
Volto, então, a bater na mesma tecla: o Náutico de hoje passa uma confiança que poucos times conseguem passar para seus torcedores. O time joga bem, solto, para frente. E pode ter certeza de que contra o Grêmio, hoje, no Olímpico, não será diferente. Por isso, tenho certeza de que mais uma grande apresentação está por vir. E com ela, mais um bom resultado na arrancada alvirrubra neste Brasileirão.

O adversário - Grêmio

Grêmio faz mais um jogo decisivo com o Náutico

Do portal Click RBS (http://www.clicrbs.com.br)

Depois da Batalha dos Aflitos, a Batalha do Olímpico. O Grêmio reencontra às 16h deste domingo, pela 33ª rodada do Brasileirão, o Náutico, o mesmo adversário de um momento histórico para o clube: a volta à primeira divisão em 2005. Novamente, o jogo é decisivo para as pretensões tricolores. Se vencer, pode retornar à zona da Libertadores. Já se deixar os três pontos em casa escaparem, ficará difícil disputar a principal competição do continente em 2008.
O Grêmio ocupa a quinta colocação, com 51 pontos. Se bater os pernambucanos, sobe para 54 pontos. Aí, depende de uma derrota do Palmeiras para o Vasco neste domingo no Maracanã, para ficar e quarto – o Alviverde ficaria atrás pelo número de vitórias. Já o Náutico, time em ascensão no segundo turno, é o 14º, com 43. Além de assegurar a permanência na Série A, os nordestinos querem beliscar uma vaga na Copa Sul-Americana.
Concentração e mistério
Vários elementos mostram o quanto o Grêmio encara o jogo como uma decisão. A concentração, que geralmente começa um dia antes do confronto, foi antecipada para a manhã desta sexta. Além disso, o técnico Mano Menezes abusou dos treinos fechados ao longo da semana e faz mistério em duas posições: a lateral esquerda e o ataque.
O peruano Martín Hidalgo, o dono da camisa seis até ser submetido a cirurgia no joelho no início do mês, garante estar recuperado. No entanto, o jovem Anderson Pico vem tendo boas atuações no setor, e poderá ser mantido na equipe. No ataque, o treinador ainda não definiu se irá sacar Jonas, de atuação fraca na derrota para o Flamengo no último final de semana, para promover a entrada de Marcel, deixando a equipe com dois centroavantes – ele e Tuta.
A única vez em que o Grêmio jogou com os dois homens de referência foi na vitória sobre o Botafogo por 3 a 0, com três gols de Tuta. Dois deles, porém, anotados após Marcel dar lugar ao volante Adílson.
De última hora, surgiu neste sábado a notícia de que Labarthe poderá estar em campo. Mano havia descartado o volante, afirmando que ele havia levado o terceiro cartão amarelo contra o Rubro-Negro. Porém, o departamento de futebol do clube refez as contas e apurou que ele tem apenas dois amarelos, não precisando cumprir suspensão automática.

Secação oficial

Dos resultados de ontem, apenas a derrota por 3x0 do Goiás para o Santos foi boa. Tudo bem que os empates de Atlético/PR (1x1 com o Cruzeiro) e Atlético/MG (1x1 com o Fluminense) não foram um desastre, mas a derrota de ambos seria o ideal. Mesmo assim, se vencer o Grêmio hoje, o Náutico ultrapassa essas duas equipes. O Galo porque tem 44 pontos e o Furacão, apesar do empate em número de pontos, 46, passaria pelo critério de desempate. O Timbu iria para 13 vitórias, contra 12 do time paranaense. Uma ótima hora de entrar de vez para o grupo da Sul-americana. Hoje, além de torcer pelo Alvirrubro, o torcedor também continua secando os adversários.

sábado, 27 de outubro de 2007

Chegar em décimo? eu acredito

Matérias nos jornais de hoje trazem afirmações do técnico Roberto Fernandes mirando a décima colocação como objetivo do Náutico ao fim deste Brasileiro. Nada mal para uma equipe que passou 20 rodadas na zona de rebaixamento, algumas delas na lanterna do Campeonato. Até bem pouco tempo, porém, o discurso era outro. Sair da zona de rebaixamento era primordial, mas esse avanço de meta combina bastante com o crescimento do Náutico na competição. Ou você acha que se o time não estivesse apresentando um futebol convicente o treinador falaria uma coisa dessas? Acho que não. Roberto Fernandes não é burro. Muito pelo contrário, ele é bom demais. Sabe diretinho do potencial do time que tem em mãos e nada me tira da cabeça que se o Náutico tivesse com esse time desde o início do Campeonato, iria chegar longe, surpreendendo muita gente. Como o está fazendo agora. Os que apontavam o Timbu como favorito ao rebaixamento queimaram a língua. E mais. Se o objetivo traçado por Roberto Fernandes for alcançado, o Náutico entra para a história. Primeiro para a história do próprio clube, como a segunda melhor campanha em brasileiros - só perdendo para o time de 1984, que terminou em sexto lugar. E segundo como melhor time nordestino dos últimos cinco anos e também da era dos pontos corridos. Nada mal para quem queria só fugir do rebaixamento...

sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Caso Batista - agora foi

Julgamento do caso Batista marcado para a próxima terça-feira. Isso foi mais longe do que eu esperava. Confiram:

Do site Justiçadesportiva.com.br

Por ALINE PEREIRA

A situação do Paraná pode ficar ainda mais complicada no Campeonato Brasileiro da Série A. Além de estar na zona de rebaixamento, somando apenas 38 pontos na competição, o clube terá de se justificar para a Segunda Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) a suposta escalação irregular do jogador Batistinha, na próxima terça-feira, a partir das 17h. O clube pode ser multado em até R$21 mil e perder 72 pontos no Brasileirão.
Além do Paraná, foram denunciados o jogador Batistinha, o presidente afastado do clube, José Carlos de Miranda, o superintendente da Federação Paranaense, Laércio Polanski, o presidente do Avaí, João Nilson Zunino e o diretor do departamento de registros da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Luiz Gustavo Vieira de Castro.
Entenda o caso:A denúncia foi feita através de um inquérito que foi aberto por uma queixa (dando notícia da infração) do Náutico, no mês passado de que o jogador teria firmado contrato com dois clube. O jogador Batistinha possuía contrato definitivo com a ADAP (Associação Atlética Paranaense). Atuou pelo Paraná no ano passado e não renovou empréstimo, mas o clube firmou novo contrato de trabalho sem a devida cessão por parte da ADAP e que foi levado à registro pela CBF e encaminhado para a Federação Paranaense de Futebol. O jogador ajuizou reclamação trabalhista junto à 17 Vara do Trabalho de Curitiba, requerendo a rescisão indireta de seu contrato e sua liberação da ADAP para firmar contrato com um novo clube. O Juízo trabalhista concedeu a liminar, especificando que o novo contrato de trabalho deveria ser feito com o Avaí, de Santa Catarina. Depois do contrato assinado com o Avaí, o jogador e o Paraná, em uma suposta tentativa de ludibriar a Justiça e a ADAP, que não concordava com o empréstimo, efetuaram nova transação e Batistinha foi emprestado novamente ao Paraná
Saiba quais os artigos e penas para cada denunciado:
O Paraná clube foi denunciado nos artigos 214 (Incluir na equipe ou fazer constar da súmula ou documento equivalente, atleta que não tenha condição legal de participar de partida, prova ou equivalente), 232 (Deixar de cumprir obrigação assumida em qualquer documento referente às atividades desportivas, observada a competência da Justiça Desportiva prevista em lei), 233 (Deixar de cumprir obrigação legal por fato ligado ao desporto, observada a competência da Justiça Desportiva prevista em lei) e 234 (Falsificar, no todo ou em parte, documento público ou particular, omitir declaração que nele deveria constar, inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, para o fim de usá-lo perante a Justiça Desportiva ou entidade desportiva). O primeiro artigo prevê a pena de perda do dobro do número de pontos previstos no regulamento da competição para o caso de vitória e multa de R$1mil a R$ 10 mil. O segundo a pena é de multa de até R$1mil. O terceiro prevê a multa de multa de R$ 1 mil a R$ 10 mil. O quarto tem como penalidade a suspensão de 180 a 720 dias.
Batistinha foi denunciado por infração aos artigos 218 (Firmar o atleta profissional contratos de trabalho com duas ou mais entidades de prática desportiva, por tempo de vigência sobrepostos, levados a registro.) e 238 (Receber ou solicitar, para si ou para outrem, vantagem indevida em razão de cargo ou função, remunerados ou não, em qualquer entidade desportiva ou órgão da justiça desportiva, para praticar, omitir ou retardar ato de ofício, ou, ainda, para faze-lo contra disposição expressa de norma desportiva), ambos do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD). O primeiro artigo prevê a pena de suspensão de 120 a 360 dias. Já o segundo a pena é de suspensão de dois a quatro anos.
Os presidentes do Paraná e Avaí, José Carlos de Miranda e João Nilson Zuninho, respectivamente, foram denunciados por infração ao artigo 238, citado acima, podendo ficar até quatro anos suspensos. O superintendente da Federação Paranaense de Futebol, Laércio Polanski, foi denunciado por infração ao art 234 do CBJD (Falsificar, no todo ou em parte, documento público ou particular, omitir declaração que nele deveria constar, inserir ou fazer inserir declaração falsa ou diversa da que deveria ser escrita, para o fim de usá-lo perante a Justiça Desportiva ou entidade desportiva), que prevê a pena de 180 a 720 dias de suspensão.
O diretor do departamento de registros da CBF, Luiz Gustavo Vieira de Castro, foi denunciado por infração ao art 191 do CBJD (Deixar de cumprir deliberação, resolução, determinação ou requisição do Conselho Nacional de Esporte (CNE), ou de entidade de administração do desporto), que prevê a pena de suspensão de 30 a 180 dias com fixação de prazo para cumprimento da obrigação, sob pena de suspensão automática até que o faça.

Batata quente

Esperto, o técnico Roberto Fernandes jogou a pressão da vitória no confronto com o Grêmio para o adversário. Segundo ele, a obrigação de ganhar é do time gremista. "Eles estão brigando pela Libertadores e não podem perder pontos para um time que está abaixo deles na tabela", avaliou o treinador, que foi mais além. "A obrigação total da vitória está com eles. Se fizer uma enquete na própria imprensa, o Grêmio vai ser apontado como um dos times que se classificará para a Libertadores", disse Roberto.
O treinador também "jogou" com a importância da partida para ambos os lados. "O jogo é importante para o Náutico, mas é mais ainda para eles. Se o Grêmio não fizer sua parte, fica mais longe da Libertadores. Por isso, a pressão do resultado está é com eles", completou.
Está certo Roberto. Chuta essa batata quente para o lado de lá!

Vágner fora

O zagueiro Vágner até viajou para o Rio Grande do Sul com todo o time do Náutico no início desta tarde. Ele, porém, não poderá enfrentar o Grêmio, amanhã. Tudo porque o presidente do STJD Rubens Aprobatto não deu seu parecer sobre o pedido de efeito suspensivo em favor do jogador, o que só deve acontecer na segunda-feira. O jeito vai ser aguardar e cumprir o primeiro dos quatro jogos de suspensão impostos.

Roberto Fernandes, o investidor

O técnico Roberto Fernandes fez uma comparação no mínimo inusitada ao ser questionado se o Náutico tinha, atualmente, o melhor - ou um dos melhores - futebol do Campeonato Brasileiro. Ele evitou afirmar que é o melhor, porém admitiu que as atuações do time alvirrubro são do tipo de futebol que "o brasileiro gosta de ver". "Mas isso não é uma preocupação nossa", desconversou. Agora, a comparação. Roberto Fernandes explicou que o Náutico precisava jogar dessa maneira, pois estava numa situação complicada na tabela, bastante ameaçado pelo rebaixamento. "Estávamos tão defasados que precisávamos correr riscos. No mercado financeiro não existe a poupança e as ações? O primeiro é um investimento mais seguro, porém menos rentável. Já o outro é mais arriscado, mas rende mais dinheiro. Nós tínhamos que apostar nas ações", disse. Pelo que vimos, Roberto Fernandes não entende só de futebol e está mais do que ligado no mundo da economia.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Geraldo diz que Fla é penta

Carioca da gema, o meia Geraldo não teve papas na língua ao ser perguntado hoje à tarde por uma emissora de televisão se o São Paulo vai ser o primeiro pentacampeão brasileiro da história. "Não, ele vai ser o segundo, porque o Flamengo já é", disse ele, sem titubear. A resposta dele seria até previsível, principalmente para quem conhece um pouco mais da trajetória de Geraldo. Apesar de ter jogado e conquistado títulos pelo Sport, que vive uma disputa eterna com o Flamengo pelo título Brasileiro de 1987, o meia é flamenguista confesso e não poderia deixar de puxar a sardinha para o seu lado. Ou vocês pensavam que ele disse isso só para provocar o Sport e ganhar mais uns pontinhos com a torcida do Náutico. Dessa vez eu asseguro, ele foi sincero.

Geraldo explica situação

Pronto, tudo esclarecido. A avó de Geraldo realmente não morreu e ele também não chegou a viajar para o Rio de Janeiro, onde mora sua família. O meia confirmou hoje pela manhã que recebeu uma ligação na madrugada da terça para a quarta-feira. Era a avó dele, muito emocionada, que tinha sofrido uma piora no seu estado e queria falar com Geraldo. "Ela disse coisas muito bonitas, que tocaram muito, talvez pensando que fosse embora", explicou o jogador, que revelou ter cogitado a ir ao Rio de Janeiro, mas logo desistiu. "Pensei em ir, mas depois repensei e achei melhor ficar. Não quero perder o foco", completou. Tudo ok então, dito pelo próprio Geraldo, que já está treinando normalmente e está mais do que confirmado para enfrentar o Grêmio, domingo.

Recurso

O advogado do Náutico no Rio de Janeiro, Oswaldo Sestário, deve entrar hoje com um pedido de efeito suspensivo em favor do zagueiro Vágner, suspenso por quatro jogos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Caso seja aceito, o recurso vai liberar o jogador para atuar até que seja julgado novamente, já que o Timbu também entrou com um recurso contra a punição imposta ao atleta.

Correção

Só esclarecendo. O meia Geraldo voltou aos treinos hoje pela manhã e revelou que não chegou a viajar ao Rio de Janeiro, além de ter negado também o falecimento da sua querida avó - que teria sido o motivo do seu não comparecimento ao treino de ontem. Embora doente, ela continua viva lá na capital carioca. Geraldo, no entanto, justificou a falta ao treino alegando problemas pessoais, que ele não confirmou ser com a sua avó. Mais tarde, mais esclarecimentos sobre o assunto, inclusive declarações do jogador.

Nova arena timbu

Trechos de uma matéria publicada hoje no Diario de Pernambuco, sobre uma nova Arena do Náutico:

Do Diario de Pernambuco (versão impressa)

Por Cassio Zirpoli

A próxima semana será decisiva para a construção do novo estádio do Timbu, que deverá estar pronto já em 2010. E engana-se quem pensa que o Náutico será parceiro da Arena Recife-Olinda, que será erguida com o objetivo abrigar alguns jogos da Copa do Mundo de 2014. O Alvirrubro está desenvolvendo um projeto paralelo com a empresa portuguesa Luso Arena, juntamente com a construtora Camargo Corrêa. O valor total da obra ainda não foi estipulado.
O presidente do Náutico, Ricardo Valois, não confirmou a data, mas apresentará ao Conselho Deliberativo, nos próximos dias, a minuta do contrato proposto pela empresa portuguesa. Nele, o Náutico receberia uma porcentagem da renda dos jogos, além de pagar apenas a taxa de ocupação do estádio, que terá capacidade para 42 mil pessoas. Além disso, a arena multiuso passará a ser exclusivamente do Náutico daqui a 30 anos.
O audacioso plano alvirrubro, por sua vez, ainda não tem local definido, mas Ricardo Valois adiantou que o estádio será construído mesmo no Recife. Quatro bairros estão sendo estudados. "Estou com a proposta completa e vou apresentá-la ao Conselho, mas acredito que ela será aprovada logo, porque o Náutico só tem a ganhar e não entrará com nada nesse projeto. Somente com a força da sua marca e da sua torcida. E também trata-se de um estádio moderno, nos moldes da Europa", afirmou Valois.

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Acosta absolvido - de novo

O meia Acosta está virando especialista em se livrar de punições no STJD. Hoje, em mais um julgamento, por mais uma expulsão - a quarta neste Brasileiro -, o gringo foi absolvido pelo cartão vermelho recebido no jogo com o Cruzeiro. Enquadrado no artigo 250 - praticar ato desleal -, ele poderia pegar de 1 a 3 jogos e mesmo com uma boa perspectiva de absolvição, temia-se de que ele pegasse duas partidas e ficasse de fora do próximo confronto contra o Grêmio. Felizmente, não foi o que aconteceu e ele escapou de mais essa. Para ajudar na defesa, o uruguaio foi pessoalmente ao tribunal dar o seu depoimento, artifício que acabou funcionando. Com isso, Acosta retorna ao Recife amanhã mesmo e já se colocará à disposição do técnico Roberto Fernandes para atuar no Rio Grande do Sul.

Expressinho vence outra na Copa PE

Mais uma bela vitória do expressinho do Náutico na semifinal da Copa Pernambuco. Nem reforçado de jogadores titulares da equipe que disputa a Série B, como Jorge Guerra e Marco Antônio, o Santa Cruz foi páreo para o Timbu, que marcou 3x2, com gols de Luciano Totó, Marcelo Silva - o volante - e Giancarlo, de pênalti. Pelo lado dos tricolores, marcaram Marco Antônio e Duda, outro que também já foi titular do time coral. Os dois times voltam a campo agora sábado, nos Aflitos. Só para constar, na outra semifinal, o Sport fez 4x0 no Porto, na Ilha do Retiro e é favorito para fazer a final com o Timbu.

Geraldo também com problemas pessoais

O meia Geraldo foi a ausência no treino do Náutico desta manhã. Segundo informações, um parente muito querido dele (sua avó) faleceu nesta madrugada, deixando-o bastante abalado. Ela já se encontrava doente e o caso acabou se agravando nos últimos dias. Ontem, por sinal, Geraldo deixou de conceder entrevistas pois estava muito triste com a situação. O técnico Roberto Fernandes ainda fez menção em liberá-lo, mas ele pediu para treinar - acabou ficando nos vestiários, fazendo musculação.
Ainda de acordo com a mesma fonte, Geraldo recebeu uma ligação de madrugada e pela manhã saiu de casa sem falar com ninguém e até agora não se sabe do seu paradeiro. É quase certo, porém, que ele tenha ido imediatamente ao Rio de Janeiro, onde mora toda a sua família, justamente por conta do falecimento da avó. A diretoria alvirrubra está esperando um contato do jogador para oficializar a situação.

Vágner chateado com punição

O zagueiro Vágner ficou bastante chateado com a punição de quatro jogos imposta ontem pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). O principal motivo foi o bom momento pelo qual ele estava passando na equipe, tendo sido titular nos três últimos jogos. "Fico triste porque estava num bom momento. A punição não foi justa. O lance foi normal de jogo, no qual a bola estava em disputa", argumentou o jogador, que espera uma diminuição da pena, já que o Náutico vai recorrer da decisão. "Acho que o advogado vai conseguir diminuir. Enquanto isso, continuarei trabalhando para voltar logo", afirmou.
Tendo em vista que punições muito mais pesadas, com a de Obina, no Flamengo, foram revistas, o mínimo que se espera do STJD é que ele prova sua imparcialidade e também siga o mesmo caminho no caso de Vágner. Se a tendência for mantida, certamente a pena será revista e ele retornará logo.

Caso Batista - agora vai?

Do Lancepress!

Além de já ter que enfrentar os adversários dentro de campo para tentar fugir do rebaixamento, o Paraná pode ter fora das quatro linhas outra batalha a ser vencida para se manter na Série A do Campeonato Brasileiro.
A procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) denunciou o clube paranaense e pede uma punição de 72 pontos, referentes ao dobro de pontos dos 12 jogos em que o volante Batista atuou pelo Paraná.
Batista chegou ao Paraná em agosto após disputar a Série B pelo Avaí-SC, com quem tem contrato até fevereiro de 2009. No entanto, a procuradoria acatou a denúncia de que há uma liminar na Justiça do Trabalho que permite que Batista atue somente no Avaí.
Para a diretoria paranista, tudo está certo e isso seria apenas uma questão para desestabilizar ainda mais o ambiente do grupo. O Paraná tem 34 pontos e aparece na 18ª posição da tabela, quatro pontos atrás do Corinthians e três à frente do Juventude.

Duas decisões hoje

Dois jogos decisivos hoje envolvendo o Náutico. Primeiro, à tarde, o Timbu enfrenta o Santa Cruz, às 15h, no Arruda, pelo primeiro jogo da semifinal da Copa Pernambuco. Depois, à noite, é a vez das meninas alvirrubas entarem em campo. A partir das 20h, nos Aflitos, o Náutico enfrenta o Sport na final do Campeonato Pernambucano Feminino. Quem vencer, sagra-se campeão. As garotas brigam pelo tricampeonato e pela vaga na Copa do Brasil, torneio organizado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) que reúne times femininos de todo o País. A torcida tem chegar junto!

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Náutico x Grêmio no Boi Preto

Reproduzo aqui campanha do GALT (grupo de apoio loucos pelo timba)

Náutico x Grêmio - no boi preto - Domingo

O GALT - grupo de apoio loucos pelo timba, está promovendo um jantar para o próximo jogo no boi pretoCom valores R$70,00 - com direito a água, refrigerante, suco e chopp a vontade, além do rodízio. A casadinha custa R$120,00. Como todos podem perceber, reduzimos o valor em comparação com o evento realizado anteriormente (jogo contra o goiás), pois a idéia é que com este valor bem próximo do preço de custo, todos tenham condições de ir, e fazer parte desta corrente positiva. Mas vale salientar que com este valor cobrado, precisamos mobilizar uma grande quantidade de pessoas, pois só com um grande volume de vendas conseguiremos levantar recursos para ajudar o timba a honrar seus compromissos para com o elenco.

Evento: Almoço para assistir Náutico x Grêmio
Local: Segundo andar do BOI PRETO
Dia: Domingo (28/10)
Horário: a partir das 13h20
Maiores informações e compra de senhas:Rodrigo Fanáutico - (81) 9109.5554

Vágner pega 4 jogos

O zagueiro Vágner foi apenado com quatro jogos de suspensão pelo STJD em virtude da jogada envolvendo o atacante Jadilson, do Sport, no clássico entre as equipes no dia 23 de setembro. Dois relatores votaram no sentido de suspender o jogador alvirrubro por 4 jogos, acolhendo a denúncia da promotoria que o enquadrou no artigo 254 do CBJD, que previa de 2 a 6 jogos de suspensão. Outro relator absolveu o atleta quanto à denúncia. Por fim, o presidente acompanhou o voto, mas divergiu no número de partidas, diminuindo para duas. Por maioria, ele acabou suspenso por quatro jogos. Apesar de vir atuando bem, a falta dele não será tão sentida, pois Toninho, que era titular até também ser suspenso, está de volta ao time.

Eduardo fica

Não disse que era melhor esperar antes de publicar qualquer coisa sobre a possível saída de Eduardo do Náutico. Tudo não passou de alarde. Bastante desnecessário, por sinal. Eduardo está com problemas pessoais e viaja para o Rio de Janeiro hoje à noite para resolvê-los. Não tem prazo para voltar, mas o certo é que ele volta e não será dispensado, como andaram dizendo por aí. Inclusive, quando ele retornar, deverá confirmar a renovação de contrato com o Náutico por mais dois anos, assunto que foi discutido entre ele e o vice-presidente Maurício Cardoso num almoço no início da tarde de hoje. Não são verdade também os rumores de que ele estaria insatisfeito por ficar na reserva de Fabiano, até mesmo porque ele não está completamente recuperado da cirurgia realizada no joelho. Apesar de já estar recobrando a forma física, o goleiro não foi liberado pelo Departamento Médico alvirrubro para voltar a jogar uma partida oficial, confrome confirmou o presidente do Conselho Deliberativo e médico que responsável pela operação, Alexandre Arraes.

Eduardo

O goleiro Eduardo deve estar deixando o Náutico. Esta tarde, ele poderá estar indo pela última vez aos Aflitos. O motivo ainda não se sabe, por enquanto só circulam especulações. A versão oficial deve ser contada pelo próprio jogador quando ele for ao clube. Mais tarde, com tudo devidamente apurado e sem nenhuma especulação, voltamos com mais informações.

Quem diria...

Adivinhem que está cotado para assumir o Vasco, após a passagem relâmpago de Romário, como interino. O velho PC Gusmão, que dirigiu o Náutico nos oito primeiros jogos da Série A. Pela matéria, ele está mais é se oferecendo...

PC Gusmão nega contato, mas 'fala' como técnico do Vasco

Do Uol Esporte

Romário assumiu o comando do Vasco de forma interina, mas quem deu indícios de que pode ser efetivado é PC Gusmão. O treinador aparece na lista de candidatos ao cargo e, mesmo sem ter recebido proposta, admitiu que tem as credencias necessárias para a ajudar o Vasco na reta final do Campeonato Brasileiro.
"Acho que, hoje, a pessoa para ir para o Vasco e assumir o time tem de conhecer como funciona, é um clube diferente de qualquer outro. O técnico tem de conhecer a forma de conduta do clube para ter uma boa seqüência", afirmou PC Gusmão nesta terça-feira, em entrevista ao "Sportv".
"Eu tenho conhecimento do Vasco pelo convívio e pelo tempo que passei lá dentro. O Vasco pouco mudou nesses anos. Quanto a assumir, vai muito da diretoria. Sempre falo das especulações, mas não tenho nenhum contato com ninguém. O que eu sei é por vocês", disse o treinador, que começou a carreira como técnico justamente no Vasco, em 2001.
Celso Roth estava à frente da equipe até a tarde desta segunda-feira, quando foi demitido pelo presidente Eurico Miranda. O dirigente convidou então Romário para dirigir o time na partida contra o América, nesta quarta, às 21h45 (horário de Brasília), pelo jogo de volta das quartas-de-final da Copa Sul-Americana.
PC Gusmão, que neste ano treinou Fluminense e Náutico, já deu até a receita para melhorar o rendimento na fase decisiva do Brasileiro. "É o momento de recuperar a auto-estima. Até pelo que mostrou no primeiro turno, o time não pode ter desaprendido."
Mesmo sem ter sido procurado para assumir o comando da equipe, ele admitiu que um contrato para treinar o Vasco nos seis jogos restantes do Nacional poderia garantir um emprego no início da temporada 2008.
"O contrato tem um início, mas não tem término. O Eurico sempre frisa que o que dá continuidade dentro do clube é o trabalho e, principalmente, os resultados. Você pode estar realizando um bom trabalho, como ele falou do Celso Roth, mas os resultados não aconteceram. Com certeza, quem assumir, se fizer um bom trabalho, vai continuar."

Náutico no site da FIFA

Toda segunda-feira, o site oficial da FIFA traz uma notícia com comentários sobre as rodadas dos Campeonatonas Nacionais em todo o mundo. Desta vez, no comentário sobre o Brasileiro, um dos destaques, além do líder São Paulo e do Flamengo, foi justamente o Náutico. Isso mesmo. A partida contra o Corinthians foi eleita como o "big game" ou "el partido de la jornada" ou simplesmente o principal jogo da rodada. Confiram o comentário abaixo (em inglês, espanhol ou traduzido) ou, se preferirem, acessem o link direto:

Link: http://www.fifa.com/worldfootball/clubfootball/news/newsid=620796.html#late+drama+evokes+mixed+emotions

El partido de la jornada: A pesar del recital que ofreció Felipe, el guardameta visitante, Geraldo adjudicó al Náutico, con la transformación de un agónico penal, una victoria por 1-0 ante el Corinthians, en su duelo contra el descenso. Con esta victoria, el Timbu se aleja cinco puntos de la zona de peligro, mientras que el coloso Paulista se hunde tres puntos más en los puestos de cola.

Big game: Despite a champion performance from visiting keeper Felipe, a last-minute penalty from Geraldo snatched Nautico a 1-0 win over Corinthians in their relegation battle. In victory, the Timbu put five points between themselves and the drop zone, while the Paulista giants fell three points adrift of the survival places.

Tradução:
O grande jogo: Apesar a ótima atuação do goleiro visitante Felipe, Geraldo ajudou o Náutico, com um gol de pênalti, a vencer por 1x0 o Corinthians, em um duelo contra o descenso. Com a vitória, o Timbu abriu cinco pontos da zona de perigo, enquanto o time paulista afunda mais três pontos na parte de debaixo da tabela.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Salão sendo arrumado

Acabei de ficar sabendo. O salão de festas já está sendo todo arrumado. Explico. Amigo meu disse que a Ilha do Retiro está passando por uma pequena reforma. As arquibancadas foram lavadas durante a tarde de ontem e estão limpinhas. Para compor o visual, a pintura, que já estava velha, está sendo refeita. Cadeiras novinhas em folha estão sendo colocadas ao lado do campo, perto do alambrado das sociais e do banco de reservas. Por fim, o melhor de tudo: o piso do vestiário dos visitantes ganhou revestimento de grama artificial. Que chique.
E tudo isso para quê? Para receber o futuro campeão brasileiro, São Paulo, que pode garantir matematicamente o título justamente contra o Sport, domingo, na Ilha do Retiro. Afinal, os rubro-negros não poderiam deixar de lado a fama de bons anfitriões. Ou seja, de animadores de festas mesmo. E agora que eles cedem o salão, não poderiam entregá-lo feio e sujo. Estão certos sim. Preparem tudo direitinho.

Julgamento Acosta

Já está marcado o julgamento do meia Acosta em virtude da expulsão contra o Cruzeiro. Será na quarta-feira, no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Ele foi denunciado no artigo 250 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) que prevê punição de 1 a 3 partidas de suspensão. Para ajudar na defesa, o uruguaio vai até o Rio de Janeiro, onde será realizada a audiência, para dar seu depoimento. A intenção dos alvirrubros é que Acosta seja absolvido, mesmo sendo reincidente.
Só lembrando que, antes do julgamento de Acosta, amanhã, o zagueiro Vágner irá a plenário. Ele, juntamente com o lateral-esquerdo Dutra, do Sport, foi denunciado no artigo 254 (jogada violenta) do CBJD. Se condenado, o jogador pode pegar de 2 a 6 jogos de suspensão, como prevê o artigo.

Time e elenco

Na entrevista coletiva após o jogo, o técnico Roberto Fernandes ressaltou o fato de o Náutico contar hoje com um elenco de jogadores e não apenas um time. E ele está certíssimo. Hoje, ele pode contar com opções no banco de reservas para mudar o panorama de um jogo, como o fez ontem ao colocar Radamés e tirar Ferreira. Horas, poderia alguém dizer que Radamés não tem condições de ser titular nesse time do Náutico? Futebol ele tem, mas falta espaço, afinal, a dupla Daniel Paulista/Elicarlos está jogando muito. Mas eis que o Timbu começa a perder o controle do meio-campo com a entrada de mais um atacante no lado adversário. O técnico olha para o banco e pensa nas possibilidades. Se tem peças dosponíveis, escolhe a melhor. E funciona. Radamés entra, reforça a marcação e dá qualidade na saída de bola. Essa história lhe parece peculiar? Pois é, foi o que aconteceu contra o Corinthians. O resultado da alteração foi que o adversário acabou anulado e a pressão foi total do Timbu. Mas esse foi só um exemplo. Situações iguais contecem direto num Campeonato de pontos corridos como o Brasileiro. E a melhor definição é do técnico Roberto Fernandes. "Time vence jogo, mas que mtem elenco briga por objetivos maiores". Falou e disse.

Reação

Com a vitória de ontem sobre o Corinthians, o Náutico só mostrou o porquê pode ser considerado o time sensação do segundo turno do Campeonato. Se contassémos apenas os pontos obtidos nessa metade final de competição, o Timbu estaria na quarta colocação. E mais. Com um aproveitamento de 59% dos pontos disputados - dos 33 que jogou conquistou 23 -, o Timbu estaria figurando na zona da libertadores. E não pára por aí não. Se tivesse um rendimento igual no primeiro turno, hoje a equipe alvirrubra seria a vice-líder do Campeonato, pois teria conquistado 33 pontos, que somados com os 23 do segundo turno, chegariam a 56 - dois a mais que o atual vice, Palmeiras.
É realmente uma pena que a reação tenha vindo tão tarde, mas que bom que ela veio. O Timbu não vai ser rebaixado e quem diz isso não é nem a matemática, mas sim o futebol jogado pelo time, que certamente não é de Segunda Divisão.

domingo, 21 de outubro de 2007

Freguesia corintiana

Os corintianos deixaram o jogo hoje reclamando de que não mereciam a derrota. E eles têm razão. Horas, em todo bom negócio, o FREGUÊS sempre tem razão. A pequena brincadeira é para introduzir o retrospecto do Náutico frente ao Corintianos neste ano. Um ótimo retrospecto por sinal. Nos dois jogos no início do ano, pela Copa do Brasil, empate em 2x2 nos Aflitos e vitória, fora de casa, por 2x0, em São Paulo. Resultado: Timbu classificado para a próxima fase da competição. No primeiro turno, novo confronto na capital paulista e mais uma vez vitória alvirrubra, por 3x0, recuperando-se de uma seqüência de dez partidas sem vitória. Ou seja, deixa os corintianos reclamarem. Freguês a gente trata a pão de ló. E até o ano que vem, claro, se eles continuarem na primeira divisão...

Náutico 1x0 Corinthians - que emoção!

Os olhos marejaram quando Héber Roberto Lopes apitou o final de Náutico 1x0 Corinthians. Aquele povo todo gritando por não sei quantos minutos (a emoção era tão grande que não deu para contar) sem parar. Os mesmos que, do início ao fim da partida, tinham proporcionado um show à parte, lindo de ser ver. Eles mereceram a vitória. Assim como os jogadores alvirrubros. Claro, óbvio. Eles se esforçaram, correram, lutaram. O gol não saiu antes dos 45 minutos do segundo tempo (ufa!) porque o goleiro deles, Felipe, é o melhor do Campeonato. Mas ficou claro quem merecia a vitória. E vejam só. Os corintianos falaram tanto em Batalha dos Aflitos que, por ironia do destino, o jogo teve contornos bastante parecidos com aquele contra o Grêmio. O pênalti. A barra, do lado direito do campo. O momento decisivo da partida. Só que com um detalhe. Um mínimo detalhe. Geraldo fez diferente. Bateu no lado direito. Adhemar, na época, cobrou no esquerdo, para onde, inclusive, o goleiro Felipe, pulou. E não achou nada. Porque o Náutico de hoje não tem mais nada daquele. Ou melhor. Tem sim. Uma torcida apaixonada, que deu show nas arquibancadas. Mais uma vez. Ela que andava tão em falta - média de 12 mil de público, na volta à elite após 11 anos? - apareceu na hora certa. E que continue assim, principalmente agora, que viu que faz a diferença. Principalmente agora, que viu que o Náutico não é mais aquele de 2005. O time é outro. É um Timbu de primeira divisão. Porque se a permanência matemática não veio ainda, certamente não demorará muito. Basta continuar jogando com a mesma raça, dedicação e vontade. Um time de primeira, que dá orgulho de ver. Assim como a sua torcida. Também de primeira. Que também dá orgulho de ver.

Expectativa - Náutico x Corinthians

O Náutico faz hoje contra o Corinthians sua final de Campeonato neste Brasileiro. O time paulista é o último adversário direto a ser enfrentado em casa pelo Timbu na Série A. Depois disso, nos restaram, nos Aflitos, Santos, o já rebaixado América/RN e o Flamengo, pela última rodada. É uma partida chave, praticamente o último degrau para que o Náutico espante de uma vez por todas o fantasma do rebaixamento. O passo final na subida dessa escada que se iniciou lá na 24ª rodada, quando vencemos o Paraná, fora de casa, por 4x1, no jogo que marcou a reação alvirrubra no Brasileiro. Desde então, a equipe tem apresentado um futebol envolvente, eficiente e bonito de se ver. Um nível de jogo que dá confiança a qualquer torcedor. É por isso que a confiança para esta partida decisiva contra o Corinthians tem que estar em alta. Afinal, a equipe fez por onde, mostrou o que é capaz até mesmo desfalcada de meio time, como aconteceu na rodada passada, contra o Cruzeiro, nada menos do que o vice-líder do Campeonato na ocasião. Ou seja, digam corintianos, imprensa paulista e até o presidente da nossa Federação Pernambucana de Futebol o que quiserem. O futebol apresentado pelo Náutico está acima de tudo isso. Repetindo as boas atuações dos últimos jogos, não restam dúvidas de que essa importante vitória (mais uma) virá e calará a todos esses que falaram demais durante a semana. Os mesmos que tentaram transformar esse jogo numa guerra – Batalha dos Aflitos II, III, IV? Quantas mais teremos? O termo já virou clichê. Ah, mas nós estamos sem Acosta. E daí? Quantos jogos já vencemos sem ele. Quantos jogos ele não jogou nada (sim, isso já aconteceu, não adianta esconder). É bom que eles pensem assim. Que continuem pensando em Acosta e esqueçam do motor e cérebro do time Geraldo e do matador Felipe ou mesmo do nosso lateral-artilheiro Júlio César. É por eles que estou confiante em mais uma vitória.

O adversário

Interessante o gancho usado pela Folha de S. Paulo para o jogo centre Náutico e Corinthians de hoje. Vale a pena conferir o texto.

da Folha de S. Paulo

"Carinho" motiva o Corinthians

Presidente oferece apoio para time não cair e, informalmente, vice cogita dar bicho extra a atletas

Por
EDUARDO ARRUDA
PAULO GALDIERI
DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do Corinthians, Andrés Sanches, oferece carinho. O vice de futebol, Antoine Gebran, um churrasco. Oficialmente, nada de dinheiro. Essas são as promessas da diretoria para os jogadores conseguirem fugir do rebaixamento. Novo capítulo dessa saga será às 16h, contra o Náutico, no Recife.

Mas, apesar das declarações públicas dos cartolas, o elenco ainda não está sem esperanças de receber uma premiação extra com a salvação do time.
Segundo conselheiros corintianos que participam ativamente do dia-a-dia do clube, Gebran tem dito aos atletas que, caso tenham êxito e mantenham a equipe na elite, um "bicho extra" poderá ser dado.
Diz que pode convencer o presidente a fazer isso. A tática motivacional do cartola, dizem, serve para animar principalmente aqueles que vão sair ao final do campeonato.Oficialmente, Gebran nega qualquer promessa. "Prefiro ficar vermelho agora do que corado depois", declarou.
O presidente do clube vai além disso: "Desde o começo do campeonato, já há uma premiação. E ela está sendo cumprida. Não foi cogitado pelos atletas, nem pela diretoria, nem pela comissão técnica. Os jogadores sabem a responsabilidade que têm. E sabem que a torcida se uniu em torno do time nesse momento difícil. E é disso que eles precisam: carinho e apoio", afirmou Andrés Sanches.
No Recife, Gebran prometeu ter uma conversa sobre o assunto premiação com os jogadores. Durante a semana, ele afirmou que, se o time escapar da degola, dará um "senhor churrasco" ao grupo.
Para o técnico Nelsinho Baptista, a diretoria está ajudando a equipe neste momento difícil por que passa o time."O presidente está sempre com a gente", afirmou o treinador corintiano. Aos jogadores e à comissão técnica, o dirigente disse confiar neles para fugir da Série B.
Durante a semana, os pernambucanos insinuaram que pode haver favorecimento do árbitro aos paulistas. "Não podemos deixar que a arbitragem o prejudique [o Náutico]", disse o presidente da federação de PE, Carlos Alberto Oliveira. O técnico Roberto Fernandes também pressionou.
Já Andrés sugeriu punição aos pernambucanos pelas declarações, que, de acordo com ele, podem influenciar o árbitro Héber Roberto Lopes.
Para enfrentar os pernambucanos, desfalcados de Acosta, o Corinthians deve usar a mesma tática com a qual entrou diante do líder São Paulo. Nelsinho sacou o meia Ailton e testou um esquema com Carlão ao lado de outros três volantes. Segundo o treinador, o Corinthians precisa se precaver, mesmo com o Náutico sem contar com seu craque. "O Náutico não é só o Acosta. Os números mostram que o time faz até mais gols sem ele."

sábado, 20 de outubro de 2007

Julgamentos

O Sport tentou prejudicar o Náutico, denunciando o zagueiro Vágner pelo lance que ocasiou a lesão do atacante Jadilson, mas pode se arrender profundamente da decisão. Além do alvirrubro, o rubro-negro Dutra, denunciado pelo Timbu, também irá a julgamento e no mesmo artigo 254 (jogada violenta), que prevê pena de 2 a 6 jogos de suspensão. Detalhe, o lateral-esquerdo é titular absoluto do Sport, enquanto Vágner é reserva de Toninho. O julgamento acontece na próxima terça-feira, no STJD. E tem mais. Na próxima pauta, a vez será do volante Éverton, outro que foi denunciado pelo Timbu. Em um jogo contra o América/RN, ele trocou socos com o atacante Leandro Sena. Nesse caso, a coisa pode ser ainda pior para os rubro-negros. Ele deve ser enquadrado no artigo 253 (agressão física), que prevê punição de 120 a 540 dias. Certamente, os dirigentes do Leão devem estar arrependidos da medida que tomaram.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Festa garantida

O funcionário público Otton Leal deu um exemplo do que é ser um torcedor dedicado. Mobilizou a arrecadação de vários apetrechos para tornar os Aflitos no domingo num verdadeiro caldeirão. E não pense que foi qualquer coisa não. Vamos aos números então, um recorde em arrecadação desse tipo:

17.500 mil apitos
16 mil balões de festa
12 torres de cortina de fumaça
90 bobinas
12 superbuzinas (daquelas que incomodam bastante)
830 sacos de 5 quilos de papel picado

Em tempo, a comunidade alvirrubra no Orkut também está dando show de mobilização. É disso que precisamos. Continuem assim!

O jovem Reinaldo

Quem roubou a cena no treinamento desta tarde, nos Aflitos, foi o jovem meia Reinaldo, de apenas 18 anos. Após ótima apresentação na Copa Pernambuco, ele ganhou a primeira chance para treinar entre os profissionais e já foi relacionado para o jogo contra o Corinthians. Se vai ficar no banco ou não, só no dia do jogo, já que dos 20 concentrados apenas 18 vão para a partida. Apesar disso, o que vale é que o Náutico tem um jogador de muito futuro nas mãos e deve saber como colocá-lo para jogar. Potencial ele tem, só não pode ser desperdiçado, como aconteceu com muitos que já passaram. Hoje mesmo vi uma cena recorrente nos Aflitos. Atletas dos juniores, que já até jogaram pelo profissional, jantando no bar do Americano. Um deles, comeu coxinha e com bastante maionese. Infelizmente falta estrutura, mas até quando vai continuar assim?

Renovação de Sidny

No início da semana, falei que a diretoria do Náutico deveria ter uma atenção especial com a renovação do lateral-direito Sidny. Pois então. Hoje tive a informação de que um acerto entre o Timbu e o jogador está próximo. Na verdade, tudo já está acertado com o Salgueiro, time com quem o jogador tem contrato até 2010, só restando acordar com ele valores como salários e luvas. Isso, porém, só será feito após o Timbu livrar de vez o perigo de rebaixamento. O jogador, claro, procurou despistar. "Só estamos conversando, não há nada certo ainda", disse. O presidente alvirrubro, porém, já dá a coisa como certa e até anunciou uma parceria com o Salgueiro, atual campeão da Série A2 do Campeonato. O Náutico vai emprestar alguns atletas para a equipe do interior para a disputa do Campeonato Pernambucano de 2008. Boa iniciativa, duplamente. Tanto a renovação, praticamente certa, quanto a parceria, que servirá para dar cancha a alguns jovens valores alvirrubros.

Informações não reveladas

O assunto do dia parece mesmo ser o uruguaio Acosta. Soube de algumas informações que não foram veiculadas na imprensa, após a coletiva dada por ele pelo vice-presidente Maurício Cardoso, ontem, nos Aflitos. Não poderia deixar, claro, de compartilhar isso com vocês. Vamos começar pela viagem dos dirigentes e do jogador ao Uruguai para negociar com o Cerrito. Foram dois dias de muita conversa, que exigiu paciência dos alvirrubros. Intermediados pelo empresário de Acosta, Miguel Gareppe, que é uruguaio, os dirigentes tiveram que enfrentar o irredutível representante do Cerrito, chamado Walter Audifred. Agente credenciado pela FIFA, ele é uma figura muito malquista no meio do futebol do País. É o típico dirigente mandatário, no melhor estilo Eurico Miranda. Pois então, sempre acompanhado de uma outra figura, uma pessoa chamada Bismarck Ibarra, que se apresenta como superintendete do Cerrito e assessor da Federação Uruguaia de Futebol e só acompanha as negociações, esse Walter Audifred falava o tempo todo em "ganhar dinheiro" com Acosta, que não poderia aceitar a oferta do Náutico, que era muito baixa - o Timbu ofereceu US$ 100 mil. Certamente, ficou maravilhado com as inúmeras propostas que chegaram pelo jogador, mas não tem para onde correr.
Na verdade, quando emprestou Acosta ao Náutico, pelo valor de US$ 30 mil, ele não esperava que o jogador tivesse toda esse destaque, por isso estipulou, em contrato, uma cláusula que permite ao Timbu adquirir os direitos dele pelo valor de US$ 150 mil. Agora, se arrependeu e quer ganhar mais grana em cima disso.
Aí é que surge outra informação muito importante. Tanto Acosta quanto sua família simplesmente odeiam (e a palavra é essa) o tal dirigente. Ao longo da sua carreira no Cerrito, o jogador nunca teve seu trabalho reconhecido. Quando foi emprestado ao Peñarol, não viu sequer a cor do dinheiro pago pelo clube ao Cerrito - cerca de US$ 70 mil. Com isso, por Acosta e sua família, o tal do Walter não fica com um centavo dessa negociação. Ou seja, mais um motivo para que ele opte pelo Náutico e, se for para ir para uma outra equipe, que seja o Timbu - e ele também, claro, pois vai ganhar um percentual dos seus direitos - que se beneficie com a verba da venda.
Só para finalizar, uma história contada por Maurício Cardoso a um amigo meu, no primeiro encontro que tiveram com o representante do Cerrito. Ao chegar à reunião, Walter disse. "Eu tenho três filhos nessa vida. A minha filha (de sangue), o meu genro (marido dela) e Betito (Acosta)!". É muito sinismo...

Dois Acostas

Um Beto Acosta já é bom? Imagine dois. Mas calma. Em breve, o torcedor do Náutico vai conhecer mais um integrante da família Acosta: o seu Beto Acosta pai. Isso mesmo. O pai do jogador, que já foi atleta, está vindo para o Náutico com o intuito de realizar um estágio na comissão técnica alvirrubra. Seu Beto Acosta pai atuou em alguns times do Uruguai, além de River Plate, da Argentina, e pretende seguir a carreira de treinador. O primeiro passo para isso se dará no Náutico, onde o filho tornou-se ídolo. Ele deve se juntar à delegação alvirrubra na volta da partida com o Grêmio, no próximo domingo, dia 28/10.
Uma boa jogada da diretoria alvirrubra na busca de manter Acosta, o filho, para o próximo ano no Timbu. Como ele próprio já disse, o fator família pesou bastante na sua decisão de permanecer, e nada melhor do que trazer o paizão do jogador para junto dele. Além de Beto Acosta pai, a mãe do atleta também vem ao Recife. Ela, no entanto, já esteve no Recife em outra oportunidade.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

O caso Acosta

O meia Acosta e o vice-presidente do Náutico deram uma entrevista coletiva nesta tarde para falar sobre os avanços alcançados na viagem da comitiva alvirrubra à capital uruguaia para negociar com dirigentes do Cerrito, time que detém os direitos sobre o jogador. Pelo que passaram os dois, o torcedor alvirrubro pode ficar tranqüilo: Acosta fica e o próprio jogador assegurou que quer isso.
O grande problema, porém, deve ser o Cerrito. Apesar de os dirigentes alvirrubros garantirem que o contrato de Acosta prevê o pagamento de U$S 150 mil pela compra dos direitos do jogador, o presidente do clube uruguaio, chamado Walter Audiffred, quer receber mais dinheiro, pois foi sondado por várias equipes que lhe ofereceram quantias exorbitantes. Isso mexeu com o dirigente, um agente FIFA que não goza de muito prestígio no Uruguai, segundo informações.
Ele, no entanto, não tem muito para onde correr. Os alvirrubros garantem que a cláusula existe e estão irredutíveis no pagamento da quantia pelos direitos do jogador. Chegaram a oferecer US$ 100 mil nesta viagem ao Uruguai, mas garante que mais do que os US$ 150 mil não pagam. E mais. Se o Cerrito não quiser aceitar, o Náutico vai à FIFA contra o time uruguaio. Garantem que as leis da entidade máxima do futebol estão ao seu lado.
Com o pagamento dessa quantia, o vínculo de Acosta com o Cerrito se encerra, passando a valer um novo, com o Náutico. Nesse caso, o jogador, o empresário Miguel Gareppi e o Timbu ficariam cada um com uma parte dos direitos do meia. Esse novo contrato, inclusive, já está assinado pelo meia e pronto para, no primeiro dia útil do próximo ano, ser enviado para o setor de registros da CBF. Depois de tudo isso, creio num final feliz para essa novela.

Náutico critica escolha do juiz

A diretoria alvirrubra não gostou nada da indicação de Héber Roberto Lopes para apitar o jogo com o Corinthians. Mesmo sendo um juiz FIFA, os alvirrubros não têm boas lembranças dele, que trabalhou na derrota por 4x1 para o Figueirense, em Florianópolis, pela Copa do Brasil. Na partida, o Timbu teve três gols anulados. O vice-presidente Maurício Cardoso foi duro nas críticas à escolha do árbitro, mas disse esperar que, dessa vez, ele não erre. "O Náutico está insatisfeito com a indicação desse árbitro, que já nos prejudicou em uma outra oportunidade, mas torce para que ele faça uma arbitragem dessa vez", declarou.
Eu, particularmente, considero Héber Roberto Lopes um árbitro dos mais fracos do Brasil, apesar de ser do quadro da FIFA. Ou seria muita coincidência que, em todo jogo arbitrado por ele, aconteça um lance polêmico que gere confusão. Não digo que ele vá entrar premeditado para prejudicar o Náutico, mas que ele é fraco isso ele é, e por isso desconfiança.

As bolas aéreas

O técnico Roberto Fernandes mostrou uma preocupação especial com as bolas aéreas do Corinthians. Mostrando bastante conhecimento sobre o adversário, o treinador enumerou que, dos 11 últimos gols marcados pelo Timão, nada menos do que oito foram de cabeça. Nos quatro últimos jogos da equipe paulista, por exemplo, a vitória só veio graças a um tento marcado dessa maneira. E tem mais: o atacante Finazzi, principal goleador do time, já marcou oito gols no Campeonato, sendo que quatro foram de cabeça. Dos três zagueiros corintianos, apenas Fábio Ferreira ainda não marcou desse jeito. Zelão e Betão já fizeram um e dois gols respectivamente. E como se não bastassem as qualidades do adversário, o Timbu vem se mostrando deficiente nas bolas aéreas. Nos últimos dois jogos, contra Cruzeiro e Juventude, a equpe alvirrubra foi vazada em jogadas assim. Ou seja, motivos Roberto Fernandes tem de sobra para se preocupar. "Para você ver, antes do jogo com o Cruzeiro, treinei exatamente 120 bolas levantadas na área e fomos muito bem. Mas aí chega no jogo e levo dois gols dessa maneira. É complicada, precisamos treinar mais", disse o treinador, que deve dedicar o dia de hoje a esse tipo de treinamento. Todo cuidado é pouco.

Festa Bonita

A festa da torcida alvirrubra no jogo com o Corinthians, domingo, nos Aflitos, tem tudo para ser muito bonita. Com a partida sendo transmitida para todo o Brasil, os torcedores timbus pretendem dar um verdadeiro show nas arquibancadas. Para isso, já acumularam 15 mil balões de festa e 10 mil apitos para incomodar o adversário. E olhe que eles não pretendem parar por aí. Estão em busca de mais verba para comprar as bombinhas de fumaça e mais bolas e apitos. Que bonito, a torcida, que até agora está devendo, tem que mostrar do que é capaz. Os alvirrubros têm que ir ao estádio neste domingo para dar apoio irrestrito ao Timbu, rumo a mais uma vitória no Brasileiro. Desde já, estão de parabéns!

quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Espião?

O boato era forte nas arquibancadas dos Aflitos, durante o treino da tarde de hoje: havia um espião do Corinthians entre os torcedores. O zun zun zun era tão forte que chegou à imprensa e, por tabela, ao técnico Roberto Fernandes, que não tirou por menos quando questionado sobre o assunto. "Isso faz parte, ainda mais em se tratando de um jogo decisivo como esse. Mas quem sabe o Náutico não tem alguém acompanhando eles (Corinthians) lá também?", rebateu. Mas Roberto Fernandes pode ficar tranqüilo. Tudo não passou de boato. Apesar da prancheta na mão, os ditos "espiões" não trabalhavam para o Corinthians. Na verdade, não eram nem "espiões". Eram trabalhadores de uma empresa, que resolveram dar uma passadinha no treino da tarde nos Aflitos. Boato realmente é uma coisa séria.

Vitória no clássico da Copa PE

Agora só há um time invicto na Copa Pernambuco. E ele é o Náutico, que venceu o Sport, hoje à tarde, nos Aflitos, por 3x1, assegurando a liderança do grupo 1 da competição, agora com 31 pontos, nada menos do que sete a mais que o rival, segundo colocado. Ambos os times foram a campo reforçados por atletas que treinam com o elenco principal. Nisso, quem levou a melhor foram os alvirrubros, que abriram o placar com o lateral-esquerdo Hamilton (lembram dele?), batendo pênalti. Apesar da superioridade inicial, o Náutico diminiuiu o ímpeto no fim do primeiro tempo e começo do segundo, deixando o Sport se animar. Tanto que o Leão empatou a partida, com Madeira. Foi então que entrou o dedo do técnico Levi Gomes, que tirou os "medalhões" e colocou os meninos para jogar. Saíram Giancarlos, Jajá e Felipe Dias para as entradas de Eduardo, Almir Sergipe e Anderson Lessa. O Timbu voltou a dominar o jogo e com facilidade marcou os dois gols da vitória, por coincidência, de cabeça, com Eduardo e Almir Sergipe. Valeu pela boa presença do público, que compareceu em peso para assistir ao clássico. Que no domingo seja assim também!

Os jogos em casa

O estádio dos Aflitos foi, sem sombras de dúvidas, um dos grandes trunfos do Náutico na campanha do acesso para a Série A no ano passado. Em 18 jogos, foram 15 vitórias, dois empates e apenas uma derrota. Na volta para a elite, porém, o caldeirão parecia ter perdido os seus efeitos contra os adversários. No primeiro turno, após uma vitória heróica frente ao São Paulo, o Timbu não conseguiu mais emplacar boas atuações em casa. Resultado: um aproveitamento pífio de 33,3% de aproveitamente nas partidas nos Aflitos em toda a etapa.
Mas aí veio a reabilitação, que teve início ainda no final da primeira metade do Campeonato. Uma derrota, logo no primeiro jogo do returno, contra o Atlético/MG, porém, fez a dúvida voltar a pairar sobre os Aflitos. Dúvida que foi cessada logo. Após o empate em 1x1 com o Internacional, foram só vitórias em casa: Botafogo (4x1), Sport (2x0), Atlético/PR (5xo) e Juventude (4x1). Com esses resultados, o aproveitamento dos pontos nos Aflitos neste segundo turno subiu para 72,2%.
Tal estatística justifica a afirmação do técnico Roberto Fernandes, na última segunda-feira. "Nossa permanência na Série A depende dos jogos em casa", enfatizou. E ele está certíssimo. Com mais três vitórias, o Náutico se garante seguramente na elite do próximo ano. Como o Timbu tem mais quatro jogos em casa neste Campeonato, basta vencer as partidas nos Aflitos para permanecer na Série A. E com sobras. É bom lembrar que os próximos jogos do Náutico em casa são contra Corinthians, Santos, América/RN e Flamengo. Mãos a obra.

O Sol

Domingo, contra o Corinthians, o Náutico vai inaugurar uma seqüência de jogos às 15h. Por conta do horário de verão no Sul do país, os jogos dominicais, geralmente realizados às 16h, ocorrem uma hora antes nas capitais que não aderiram ao programa, como as cidades aqui do Nordeste. Pode não parecer, mas a diferença de uma hora vai influir de alguma maneira, já que o sol ainda estará a pino, como se costuma dizer, ao contrário das 16h, quando ele ainda é forte, mas já está amenizando. Depois do confronto de domingo, até o fim do Campeonato, dos três jogos restantes nos Aflitos, apenas o com o Santos, que está marcado para uma quarta-feira à noite, não será neste horário. Ou seja, o Timbu enfrentará ainda América/RN e Flamengo sob o forte sol recifense.
Os jogadores do Náutico, no entanto, estão vendo a antecipação como um trunfo a ser utilizado. Para eles, quem vai sofrer são os adversários, a começar pelo Corinthians. "Para a gente que está morando no Recife há algum tempo não vai ser muito problema, pois já estamos mais acostumados. Quem vai sentir são eles e nós temos que tirar proveito disso", disse o atacante Marcelinho, carioca da gema.
Que os corintianos sofram bastante então com o sol escaldante do Recife.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

Ingressos

Blog do Timba também é serviço: os ingressos para o jogo contra o Corinthians, domingo, nos Aflitos, começam a ser vendidos na quarta-feira, às 9h, nas bilheterias do clube. O preço é aquele que todo mundo já sabe: R$ 12 (estudantes e dependentes de sócios) e R$ 25 (arquibancada). A troca do Todos com a Nota será no sábado, às 8h, no Geraldão. É bom lembrar que por conta do horário de verão, a partida começará às 15h e não às 16h. Segundo a diretoria alvirrubra, os portões do estádio serão abertos às 12h.

El "Tsunami dos Aflitos"

Há alguns posts, citei o Blog do Cerrito, time que tem os direitos de Acosta. Hoje, quando fui fazer uma visita, qual a minha surpresa ao encontrar um post com uma entrevista exclusiva com o jogador, diretamente do Uruguai, onde está para visitar a família, amigos e resolver as últimas pendências quanto à sua renovação contratual. Confiram a matéria completa e sempre que puderem visitem o ótimo Blog do Cerrito. Só lembrando, está em espanhol, mas é perfeitamente compreensível:

Alberto Acosta ya tiene nombre propio en Brasil. Los veteranos del Náutico, su equipo, ya le avisaron que entró en la historia grande. Es el jugador de Náutico que más goles anotó en la Primera División del fútbol del campeón del mundo. Lleva 17 y aun faltan siete fechas por jugar. También le dijeron que superó al gran Pedro Virgilio Rocha -el uruguayo más reconocido en Brasil- que había logrado 16 goles en una sola temporada.Entre visitas de amigos "a los que quiero ver para que no piensen que ya me agrandé", transcurrió una nota con el mejor uruguayo en el extranjero. Es la figura en el país campeón del mundo. Alberto Acosta, el "Betito" para nosotros, "Acoista" para los brasileños, pero para quienes viven en Recife y más precisamente en el barrio llamado Aflitos, es el "Tsunami dos Aflitos".
Los equipos más grandes del país norteño siguen peleándose por su ficha. Los hinchas le imploran que se quede, quieren que sea eterno en el equipo albirrojo. Un ídolo total. En las calles le piden autógrafos, fotos y cuando sale en familia a comer, en los restaurantes no le cobran porque es "Acoista", el del Náutico.
Jugó el sábado, donde le anotó dos goles para empatarle al Cruzeiro de visita y emprendió vuelo a Montevideo. Hasta hoy martes está en casa de su madre, María Isabel: "Vine porque tengo que hacer algunos trámites y no sabía que era feriado y no abren los bancos. Tengo que arreglar para poder tener una cuenta y poder depositar mis ahorros porque en Brasil si no tenés lo que llaman una 'carta de trabajo' no podés abrir una cuenta. Ahora tengo ese documento y veré la forma de no andar más con dinero encima".
Una mala experiencia te lleva a abrir esa cuenta.
-Sí (ríe). Mientras tuve que guardar la plata abajo del colchón pasé un mal trance cuando la muchacha que cuidaba a mis hijas se me fue con ese dinero. Ahora la cosa cambia.
Y los ahorros también...
-Por suerte sí. Las cosas me han salido bien y pude renovar contrato por un buen sueldo y recibo un dinero en la mano que no da para salvarse, pero ayuda a comenzar a cumplir los sueños que tenemos en familia.
Todo ha cambiado en apenas siete meses.
-Parece increíble pero es así. Llegué en enero, pero por problemas reglamentarios y con Cerrito, recién debuté a fin de marzo. En este tiempo me han sucedido cosas que jamás imaginé. No he tenido el tiempo ni siquiera para razonarlas.
¿Cómo te tratan dentro y fuera de la cancha?
-Afuera de la cancha es una locura. Todos me hacen notar un gran cariño y me paran cada vez que me ven. Cuando vamos a jugar de visitantes, toda la prensa me busca. Dentro de las canchas, algunas cosas han cambiado. Ahora me conocen y hasta me marcan de a dos.
No hay dudas de que el fútbol brasileño te vino bien.
-Me pude adaptar rápidamente. Los dos entrenadores que tuve me dieron siempre cierta libertad para moverme por detrás de los dos puntas, sin tener gran responsabilidad en la marca y eso es lo que me gusta".
Pero tenés 17 goles, sólo superado por Josiel que lleva 18.
-Es verdad. De un tiempo a esta parte comencé una linda seguidilla de goles que me colocan a uno solo del líder del torneo.
En un solo partido anotaste cuatro. Eso se difundió mucho.-Fue contra Botafogo. Dos fueron de penal y ese día me llamaron de todos los programas deportivos, de los diarios. Fue una locura.
Despertaste el interés de muchos.
-Me han contactado casi todos los equipos poderosos de Brasil, también de México, Europa y hasta de Qatar. Aún no lo puedo creer, pero como siempre digo, el dinero no hace la felicidad y hoy estoy muy a gusto en Náutico con el que acabo de renovar hasta julio de 2008. La gente me ama y el club hizo un esfuerzo por retenerme. En Brasil pagan bien, pero sé que en otros mercados pagan mejor.
¿Y LA selección uruguaya?
Muchos piensan que, a fuerza de ser el mejor uruguayo en el exterior, la lista del maestro Tabárez para estos primeros partidos de la Eliminatoria lo podía tener brindándole una oportunidad que se viene ganando. Él mantiene las esperanzas de vestir de celeste y escucha la idea de muchos norteños que lo piden para la verdeamarela: "Tenía, y tengo, expectativas de volver a ser citado. Ya lo fui cuando estaba Fossati, pero quiero jugar por Uruguay. Hoy tengo sentimientos encontrados. Me da mucha alegría que por las calles de Brasil todos me pidan para jugar en la selección y me reconozcan, pero a su vez me da tristeza de que en mi país no tenga esa oportunidad. Me siento más valorado en Brasil que en Uruguay, pero mientras tenga chances de jugar por mi país, no podría vestir otra camiseta".

Clássico dos Clássicos na Copa PE

Amanhã o Náutico enfrenta o Sport, em jogo decisivo pela Copa Pernambuco. A partida, que ocorre nos Aflitos, às 17h, de portões abertos para a torcida, é tão importante para o Timbu que vários jogadores do grupo principal foram "emprestados" para a equipe que está disputando a competição. Reforçam o time: Rodolpho, Rafael Mineiro (titular contra o Cruzeiro), Hamilton, Luciano Totó, Élton, Jajá, Giancarlo, Sandro e Breno. Se eles vão ser escalados ou não aí é outra história. Consultado, o técnico Levi Gomes não garantiu a escalação de ninguém. Na verdade, ele não quis revelar qual o time titular para esta partida. "Não posso dar armas para os meus adversários", justificou. Eita jogo importante.

"Guerra"

A matéria foi estampada no Globo.com já no domingo: "Timão projeta guerra contra Náutico". No texto, declarações como a de Finazzi. "Será uma guerra. Eles também precisam de um bom resultado porque também estão em uma situação ruim. Então, virão para cima. Vai ser nesse ponto que podemos tentar surpreender e conseguir os três pontos". E não é que o discurso vem sendo mantido durante essa semana que antecede o confronto entre Náutico e Corinthians. Nas entrevistas dos corintianos que vi, a conotação é bastante clara: o jogo será uma batalha.
Do lado de cá, no entanto, a coisa não é muito diferente. Tantos os jogadores alvirrubros quanto o técnico Roberto Fernandes também esperam uma guerra na partida de domingo. "Eles estão certos em pensar assim. A única coisa que me preocupa é que o bom momento que vive o Náutico tire esse pensamento da cabeça dos meus jogadores. Não quero que isso aconteça. Vai ser guerra, mas uma guerra dentro de campo", disse o treinador.
Pelo que declarou o volante Daniel Paulista, que antes de vir para o Timbu estava no Corinthians, o técnico pode ficar tranqüilo. A consciência de que uma batalha está por vir é clara. "Sabemos da importância do jogo, por isso vai ser sim uma guerra. Nós pensamos assim também", contou o cabeça-de-área, que explica o seu ponto de vista. "Será uma decisão para os dois times. O resultado desse jogo pode dividir a situação de cada um. Quem ganhar foge do rebaixamento e quem perder afunda mais."
Então tá. Que a guerra seja só dentro de campo mesmo e que isso não seja confundido, em momento algum, com violência. O torcedor agradece.

O foco exato

O técnico Roberto Fernandes é um cara esperto. Inteligente, ele sabe lidar com a mídia como poucos que já vi passar pelo Náutico. Muito político, não arruma confusão com ninguém e sabe trazer a mídia para o seu lado nos momentos mais importantes. Ontem, na reapresentação do time, quando grande parte da imprensa esperava que ele não fosse dar entrevista (quando a semana é cheia como essa, ele fala dia sim e dia não), lá veio Roberto Fernandes, rumo aos microfones. E com os gravadores ligados, ele mostra uma outra qualidade: sabe conduzir as entrevistas sem que radialistas e jornalistas nem percebam. O resultado pode ser visto e ouvido nas resenhas e jornais.
Com essa tática, Roberto Fernandes conseguiu chamar atenção para um ponto muito importante numa semana que antecede uma partida decisiva como a com o Corinthians, domingo: a arbitragem. A falta de critério dos juízes foi um dos pontos mais criticados pelo treinador. "Estamos numa reta final de Campeonato e todos estão vendo o Náutico bem. Isto incomoda muita gente", alertou Roberto que citou como exemplo a expulsão do meia Acosta, contra o Cruzeiro. "Não questiono nem o segundo amarelo que ele levou. Ele foi tentar desarmar e fez uma falta como tantas outras que ocorreram no jogo. Mas o primeiro cartão não foi nem falta dele. O Maicossuel, com quem ele se envolveu no lance, fez sete faltas durante a partida e não foi advertido em nenhum momento", completou o desabafo.
Pronto, Roberto, está dito. E o foco, pelo menos por um dia, está exatamente onde você queria. Fez muito bem. Não se pode deixar passar coisas como essas. É preciso chamar a atenção, porque se formos esperar que os meios de fora façam isso, é bom puxar uma cadeira e esperar sentados.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Sidny procurado pelo Atlético/PR

Depois dos viersos clubes que aparecem todo dia atrás do meia Acosta, hoje surgiu a notícia de que o Atlético/PR estaria interessado na contratação do lateral-direito Sidny para a próxima temporada. O próprio jogador confirmou nesta tarde a sondagem. Segundo ele, o clube paranaense entrou em contato com o presidente do Salgueiro, Clebel de Souza, já que o vínculo dele é com o Carcará, até 2010. "Realmente alguém do Atlético/PR ligou para o Clebel, mas ele não deu a resposta, porque não quer tratar disso agora", disse o lateral-direito, que tem contrato com o Timbu somente até o final do ano. De acordo com Clebel de Souza, a prioridade de renovação é do Timbu. Tudo bem, mas essa história de prioridade não me convence. Ou o Náutico chega junto e renova logo esse contrato com Sidny ou alguém chega primeiro. Abre o olho diretoria.

Acosta no Uruguai

O meia Acosta foi a ausência do treino do Náutico neste segunda-feira à tarde. Mas calma, torcedor, apesar das várias especulações sobre a saída do uruguaio, ele, pelo contrário, está tratando é da sua permanência no Timbu. Isso porque o jogador está no Uruguai, onde encontrou, junto com os dirigentes Maurício Cardoso e Marcílio Sales, o presidente do Cerrito. Além disso, ele está aproveitando essa rápida folga (já que não vai jogar contra o Corinthians) para visitar seus familiares. A volta de Acosta para o Recife está marcada para a quarta-feira, quando ele retoma os treinamentos. No mesmo dia, os cartolas alvirrubros também voltam à capital pernambucana, espero que com boas notícias na bagagem, ou seja, toda a situação do meia resolvida - de uma vez por todas.

Agora é o Cruzeiro

O diário esportivo Lance! estampa na sua capa da edição mineira de hoje, uma foto de Acosta, com a seguinte manchete (isso mesmo, ele foi manchete do jornal): "De vilão a herói?", seguida da seguinte chamada: "Representante de Acosta dá prioridade ao Cruzeiro, que tem bom relacionamento com o Náutico"

Confiram a matéria completa, que só pode ser conferida na versão impressa (www.lancedigital.com.br/flip):
Atualização: posteriormente, o Globo.com também publicou a matéria

Uruguaio está na mira azul

O algoz cruzeirense na última sexta-feira poderá vestir a camisa celeste na próxima temporada. O meia atacante Acosta, de 30 anos, do Náutico, está na mira da diretoria celeste e quem está intermediando a negociação é Wagner Cruz, que cuida dos interesses do uruguaio no país. "O Cruzeiro tem interesse na negociação do jogador. Estou trabalhando com ele e estamos conversando. Vários clubes estão interessados, como Santos e Fluminense. Mas eu, Wagner Cruz, quero vê-lo no Cruzeiro", disse o empresário ao Lance!.
Segundo Wágner, o vínculo de Acosta é com o Cerrito, do Uruguai. Hoje o agente faz uma reunião por telefone com Walter Adiha, presidente do clube. "O Acosta tem contrato com o Cerrito até junho de 2008 e está emprestado ao Náutico. Para ter o jogador, o Cruzeiro tem que pagar ao Cerrito. Vamos ter uma reunião com o presidente deles amanhã (hoje)", explicou Cruz, que não falou sobre valores.
Ricardo Valois, presidente do Náutico, por sua vez, atesta que o uruguaio assinou um contrato com o Timbu até o fim de 2008. "O Acosta já assinou contrato com o Náutico até dezembro de 2008. Já está no papel. Nesse tempo ele é jogador do clube. Temos agora que pagar U$S 150 mil (aproximadamente R$ 300 mil) ao Cerrito. Esse valor será pago até o final do ano", declarou Valois ao L!, confirmando que a multa contratual é de R$ 3 milhões.
O presidente do Timbu desconhece o interesse do Cruzeiro, mas não descartou uma conversa: "Não recebemos nenhuma proposta oficial. Temos até um excelente relacionamento com o Cruzeiro e se eles estiverem interessados podemos conversar."
O Náutico conta atualmente com os cruzeirenses Júlio César e Jajá e negociou para 2008 o volante Elicarlos para os mineiros.

Comentário do Blog:
Dei uma lida na matéria e até me assustei quando eles colocaram esse tal de Wagner Cruz como empresário de Acosta. De onde eles tiraram isso? E ainda por cima o cara diz que "quero vê-lo no Cruzeiro". Realmente muito estranho. Essa história está mal contada. O que está certo, porém, é o que o presidente Ricardo Valois disse e já ficou mais do que claro. Acosta tem um pré-contrato assinado com o Náutico e isso impede que qualquer time atravesse a negociação com o Timbu. Como trouxe matéria da Folha de Pernambuco de hoje também, Marcílio Sales e Maurício Cardoso estão em Montevidéu e sentam hoje com o presidente do Cerrito para fechar o negócio. O pagamento dos U$S 150 mil acontecerá ao fim do atual contrato de Acosta.


Olho puxado no Timbu

Está no site oficial do clube e até no Globo.com. Cinco garotos japoneses estão treinando na escolhinha de futebol do Náutico, que funciona no Centro de Treinamentos Wilson Campos, na Guabiraba. Os aspirantes a jogadores passarão 30 dias treinando com Robélio Neves, um dos treinadores do CT, que ministrou um curso de técnico de futebol no Japão, onde parece ter deixado raízes. Os garotos são: Yuudai Tanaka, 14 anos, Shintaro Shimasaki, 15, (zagueiros), Joji Ikegani, 14, Satoru Hayaki, 14, (meias) e Ikki Muriwaki, 14, (atacante). No que isso vai dar? Nada, mas que não deixa de ser um belo marketing, principalmente para CT Wilson Campos (vide a repercussão), não há dúvidas.

Se o Brasileiro só tivesse 9 rodadas...

O Náutico tem a melhor campanha nas últimas nove rodadas do Campeonato Brasileiro, com seis vitórias, dois empates e apenas uma derrota. A única derrota foi para o Palmeiras, fora de casa, por 2x1, de virada (2 x 1). Além disso, o Timbu também tem o melhor ataque, com 26 gols (média de 2,88 por jogo) - e sofreu apenas nove (é a segunda melhor defesa, perdendo apenas para o Fluminense, que levou seis tentos). Os 20 pontos somados pelo Náutico durante esse período, que começou com o empate por 1 x 1 contra o Internacional, no dia 2 de setembro, nos Aflitos, representam um incrível aproveitamento de 74,07%. Se o Brasileiro fosse apenas essas nove rodadas...

Tabela contando apenas as últimas 9 rodadas:

Pos. Clube Pts J V E D GP GC Apt.
1º Náutico 20 9 6 2 1 26 09 74,07%
2º Grêmio 19 9 6 1 2 14 09 70,37%
3º Atlético/PR 19 9 6 1 2 11 11 70,37%
4º Fluminense 18 9 5 3 1 14 06 66,67%
5º São Paulo 17 9 5 2 2 15 05 62,96%

domingo, 14 de outubro de 2007

Blog do Cerrito

Em minhas andanças pela internet, encontrei o Blog oficial do time que tem o passe de Beto Acosta, o Cerrito. Atualmente, a equipe está na segunda divisão uruguaia e tem muitas saudades do meia, que hoje é alvirrubro. Para se ter uma idéia, em enquete realizada no Blog (http://clubsportivocerrito.blogspot.com/), Acosta foi escolhido como o melhor jogador que os torcedores do Cerrito já viram jogar. Do total de 42 votos, ele recebeu 16 (38%) e está a frente de Javier Benia, que foi esclhido por 12 votantes (28%). Além disso, sempre que rola uma novidade sobre Acosta, o Blog está noticiando. São vários os vídeos com os gols do jogador neste Brasileirão. Valei a pena conferir.

Secação oficial

Caros leitores, em primeiro lugar, peço desculpa pelo desleixo de não atualizar o Blog neste feriadão, mas como ningém é de ferro, aproveitei uma das poucas folguinhas que tenho durante o ano. Passada a moleza, estou de volta e bastante feliz por sinal. E não só pela curtição do fim de semana. O Náutico arrancou um importante empate em 2x2 com o Cruzeiro, fora de casa, na última sexta-feira. Para completar a alegria, os resultados da rodada, ao contrário da semana passada, foram muito bons para o Timbu. Dos novos jogos, seis terminaram empatados e o melhor é que a igualdade no placar esteve presente em todas as partidasque envolviam adversários diretos do Náutico. Além disso, ainda houve a derrota do Goiás para o Grêmio, por 2x1, outro magnífico resultado. De ruim mesmo, só a vitória do Atlético/MG, por 1x0, sobre o América/RN, fora de casa. Mas esse era um placar até certo ponto esperado. Agora, só falta um jogo para finalizar a rodada. Neste exato momento, Vasco e Botafogo estão se enfrentando no Maracanã. O ideal era um empate, que manteria os dois times próximos na tabela, o primeiro com 41 pontos e o segundo com 43. Vamos secar...
Resultados

Sábado
Santos 1 x 1 Palmeiras
América/RN 0 x 1 Atlético/MG
Grêmio 2 x 1 Goiás
Corinthians 1 x 1 Internacional
Paraná 0 x 1 Flamengo
Fluminense 1 x 1 São Paulo

Sexta-feira
Cruzeiro 2 x 2 Náutico
Sport 0 x 0 Figueirense
Juventude 0 x 0 Atlético/PR

sexta-feira, 12 de outubro de 2007

Expectativa

Os melhores ataques do Campeonato Brasileiro se enfrentam nesta sexta-feira numa espécie de prova de fogo. Náutico e Cruzeiro devem fazer um jogo franco, digno da ofensividade que lhes é peculiar. Se será um jogo de muitos gols, vai depender da inspiração dos atacantes ou, porque não, dos defensores também. Se zagueiros e goleiros estiverem num bom dia, não há ataque que se faça prevalecer. Que o dia seja, então, dos alvirrubros, que têm uma missão complicada pela frente. Segurar um time que vem há três jogos sem vencer, sendo dois deles em casa, é complicado, pois a pressão em torno do resultado aumenta a cada rodada. Ainda mais uma equipe que está em segundo lugar na competição e, se quiser almejar ainda ao título, o que particularmente acho bastante difícil, não pode se dar ao luxo de perder pontos dessa maneira. A situação não é fácil e se a vitória não vier, não pode ser encarada como um desastre. Segurar o Cruzeiro no Mineirão é a missão do Náutico hoje. Muitos já conseguiram, porque o Timbu não? Vamos em frente, na busca de pontos importantes.

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

3-5-2 ou 4-4-2?

O técnico Roberto Fernandes continua guardando a sete chaves qual time vai por em campo para enfrentar o Cruzeiro, amanhã, no Mineirão. As possibilidades são duas: um 4-4-2 com Fabiano; Rafael Mineiro, Vágner, Everaldo e Júlio César; Luciano Totó, Radamés, Dejair e Marcelo Silva; Acosta e Marcelinho; Ou um 3-5-2 com Fabiano; Vágner, Onildo e Everaldo; Rafael Mineiro, Radamés, Dejair, Marcelo Silva e Júlio César; Acosta e Marcelinho. Se quiser fechar um pouco mais o time nesta formação, o treinador pode ainda tirar Dejair para colocar Vágner Rosa. Apesar de muito mexido, devido ao desfalque de seis jogadores, acredito que o Náutico entra bem para enfrentar o Cruzeiro.
Claro que vai sentir um pouco a falta de entrosamento que deve ser superada com muita força de vontade. Sem querer antecipar a expectativa para o jogo - que vem amanhã -, acho que o segredo para este jogo será segurar bem no primeiro tempo, através de uma marcação forte, e sair nos contra-ataques. O Náutico terá que ter um cuidado especial com as investidas do Cruzeiro, um time que sabe envolver o adversário, aproveitando bem as brechas deixadas por eles para marcar muitos gols - não à toa é a equipe de ataque mais positivio da competição.

Acosta não sai

"A torcida alvirrubra pode ficar tranqüila, que não vai haver nenhum problema com relação à renovação de Acosta". As palavras são nada menos do que do empresário do meia, Miguel Garreppi, quem o trouxe para o Náutico e o único com poder de negociá-lo. Em entrevista à rádio CBN, agora há pouco, o empresário garantiu que as últimas notícias envolvendo o uruguaio não passam de pura especulação.
Ontem, na internet, o que não faltavam eram "novidades" sobre Acosta (que tem um pré-contrato assinado com o Timbu), todas falando sobre a saída do jogador do Náutico. Nenhuma delas, porém, têm a palavra do empresário que garantiu com todas as letras que o acerto com o Cerrito, clube que detém os direitos de Acosta até julho de 2008, não será problema.
Realmente o time uruguaio enviou uma carta à CBF pedindo o retorno do jogador ao fim do seu atual contrato com o Timbu, mas isso só acontecerá caso o Náutico não pague o valor estipulado de US$ 150 mil. "É só pagar que não haverá nenhum impedimento", garantiu Gareppi. "Não vai haver problema, o atleta está muito feliz no Náutico e em Recife. Ele quer permanecer", completou. Esse pagamento, inclusive, pode estar sendo feito na próxima segunda-feira, quando o diretor de futebol Marcílio Sales e o vice-presidente Maurício Cardoso viajam ao Uruguai para se reunir com dirigentes do Cerrito.
Na conversa, o empresário também revelou outros pontos interessantes. Segundo ele, Acosta só sai do Náutico por um salário três vezes maior do que o acertado para a próxima temporada. Ele não confirmou valores, mas especula-se que seja R$ 60 mil mensais. Além disso, em caso de uma negociação futura envolvendo o uruguaio, o valor da multa rescisória - pouco mais de R$ 3 milhões - será dividido entre o Timbu e o jogador.