sexta-feira, 30 de novembro de 2007

As promessas

O dia hoje foi de muita alegria e descontração no Náutico. Também pudera, o time garantiu a permanência na Série A, algo dito por muitos como impossível. O dia foi também de cumprir promessas. Como a do vice-presidente Maurício Cardoso, que andava barbudo feito um papai noel, mas hoje apareceu com a cara limpinha, limpinha. Ele nega que fez promessa. "Estávamos num momento complicado, então falei que ia deixar a barba crescer para ver se mudavam as coisas. Parece que funcionou, então o pessoal ficou brincando, dizendo que era promessa, que não era para tirar. Quando garantimos a permanência, quarta-feira, ainda no Boi Preto (onde houve um jantar de adesão), então o pessoal me pegou e tirou a barba ali mesmo. Mas não foi promessa não", contou Maurício.
O caso do assistente técnico Luis Muller, porém, foi promessa mesmo, embora cumprida um pouco antes do prazo. Aos jogadores, ele havia dito que se o time ficasse na Série A, rasparia o bigode que cultiva há tantos anos. O cumprimento da promessa, no entanto, estava previsto para após o jogo com o Flamengo. Mas quem disse que o elenco quis esperar? Ontem mesmo, no centro do gramado, pegaram Muller e, com um barbeador elétrico, tiraram o bigode de Muller, que o mantinha desde 1991. "A última vez que tirei foi também para cumprir uma promessa. Foi no Japão. Disse que se ganhássemos um campeonato lá, rasparia. Ganhamos, então eu tive que cumprir. O problema aqui é que me pegaram de surpresa!", disse.

Só segunda-feira...

O post abaixo pergunta: será que ele fica? A resposta, no entanto, só será conhecida na segunda-feira. Isso mesmo. Quem esperava por uma definição sobre a permanência do técnico Roberto Fernandes no Náutico quebrou a cara e vai ter que segurar a ansiedade até a próxima segunda-feira. Se serve como alento, porém, um acerto está bem próximo - e há quem diga que já está tudo assinado. Hoje o técnico revelou que "situações alheias ao Náutico e até a ele mesmo" o impedem de dar alguma definição. Que "situações" são essas eu não faço a mínima idéia. O jeito então será experar até segunda...

Será que ele fica?

O assunto em todos os jornais hoje não poderia ser outro. A definição da continuidade do técnico Roberto Fernandes no Náutico. A diretoria está confiante e já assegura que a decisão do treindor, grande responsável pela permanência no Timbu na Série A, será positiva. "A conversa com Roberto Fernandes já está muito adiantada. Aliás, nessa próxima semana nós teremos que pisar no acelerador em relação às negociações, para começar com um time forte já no Estadual", disse o presidente Ricardo Valois, que deixa o cargo ao fim do ano, mas quer deixar tudo organizado para o seu sucessor, o atual vice, Maurício Cardoso.
Quando questionado sobre o assunto, Roberto Fernandes adota o discurso da cautela. Procura deixar bastante claro que estuda outras situações e que para permanecer no Náutico seria necessário ter um planejamento, que inclui muitas mudanças, que vão desde estrutura até termos de elenco. Vamos esperar então. O time já está garantido na Série A do ano que vem e isso, por enquanto, é o que importa. A partir de agora começam as conversas para renovar contratos também de jogadores, assim como os acertos para a saída de outros. O que antes da definição da situação da equipe era só suposição, agora passa a ser realidade. Ou seja, não há mais desculpas para acordos verbais e promessas. O que vale neste momento é o preto no branco. Quem fica, quem sai, quem será vendido... Senhores, o tempo urge e 2008 é logo ali.

Pré-temporada definida

Garantido na Série A, o Náutico já pensa em 2008. E o primeiro desafio do próximo ano será o Campeonato Pernambucano. Por isso, o Timbu definiu que fará uma pré-temporada de dez dias na cidade de Betânia, interior do Estado. O elenco alvirrubro ficará concentrado do dia 2 de janeiro até o dia 12, véspera da estréia no Estadual, contra Centro Limoeirense, nos Aflitos. A intenção da diretoria é estar com uma boa parte do elenco formado até o dia do embarque para a pré-temporada.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Festa contra o Flamengo

Passado todo o sufoco dessa Série A, finalmente o Náutico vai jogar um jogo sem pressão. Caberá à torcida alvirrubra, então, fazer dessa partida contra o Flamengo, na última rodada do Brasileiro, uma linda festa para celebrar a permanência na elite de um time que passou toda a competição desacreditado. Vamos mostrar que além de um time de primeira, temos também uma torcida de primeira. Por isso, o estádio dos Aflitos tem que estar lotado no domingo, como se o jogo com o Flamengo valesse o título do Campeonato. Vamos fazer dessa partida uma celebração e comemorar muito, porque o velho Timba merece!

Sidny pode ir para o Atlético/PR

O lateral-direito Sidny pode estar se despedindo do Náutico. Segundo informações, o Atlético/PR está bastante interessado na contratação jogador, que marcou três gols nesse Campeonato Brasileiro da Série A. Embora o contrato dele esteja terminando no fim desse ano, uma renovação foi acertada para que o Náutico ganhe com a negociação. O clube dono dos direitos federativos de Sidny é o Salgueiro, que levaria 50% da multa rescisória - os outros 50% seriam para o Timbu. Fala-se em uma multa de R$ 1,5 mi. Nada mal para um jogador que se destacou no Campeonato Pernambucano, disputou uma Série B e uma Série A, sendo um dos atletas que mais vestiram a camisa do Náutico nos últimos dois anos. Embora muito criticado pela torcida, é impossível negar que ele foi importante para o time nesse tempo. Justiça seja feita.

quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Figueirense 2x0 Náutico - mas valeu

A Sul-americana foi só um sonho. A realidade, porém, é que o Náutico está na Série A 2008 e isso é o que importa. Porque diante de uma conquista dessas, me recuso a falar da atuação pífia da equipe nesta noite, em Santa Catarina. O Figueirense não precisou fazer muito esforço para marcar 2x0 e se tivesse um pouco mais de qualidade teria definido a partida muito antes do gol de Ruy, aos 26 minutos. Mas os resultados nos ajudaram e o Timbu, apesar da descrença de todos, ficou na elite. Como já falei no post da expectativa, não foi esse jogo que manteve o time na Primeira Divisão e sim uma reação incrível de pouco antes da metade do Campeonato para cá. As dificuldades foram muitas, o dinheiro pouco, mas o Náutico foi guerreiro. Não é fácil para uma equipe subir e manter-se, basta ver os anos anteriores - o Santa Cruz, por exemplo. Vencer as desigualdades da Série A não é para qualquer um e o Timbu conseguiu. Parabéns alvirrubros. Poderia ser de um outro jeito, um pouco melhor, mas sou sincero. Estou satisfeito com a pernamência por todos esses motivos que citei. E que o próximo ano seja de mais sucesso.

Figueirense x Náutico - expectativas

Ouvi falar por aí que o jogo de hoje entre Náutico e Figueirense será o mais importante do ano. O motivo, claro, é porque essa partida, ou outros resultados da rodada, podem garantir matematicamente o Timbu na Primeira Divisão. Mas se pararmos para pensar um pouco, o Campeonato Brasileiro não pode ser reduzido a apenas um jogo. A era dos pontos corridos mudou muita coisa no futebol brasileiro e essa foi uma delas. A competição é longa, então não se pode vacilar um minuto sequer. O sucesso ou fracasso, então, não são fruto de um ou dois jogos e sim de toda uma campanha. Isso fez os clubes pensarem um pouco mais sobre planejamento. Mas essa é um conversa para depois. Digo tudo isso para expor a idéia que alimento de que se o Náutico realmente assegurar sua vaga na elite no próximo ano, não será por conta apenas do jogo com o Figueirense ou os resultados do Goiás ou do Corinthians. E sim por conta de uma reação fantástica. Afinal, quem acreditava que um time que ficou 21 rodadas na zona de rebaixamento, pudesse se safar. Poucos. O sucesso no Brasileiro dos pontos corridos é construído a cada rodada e o Timbu soube fazer isso. Galgou seu espaço, iniciou uma bela série de vitórias contra o Paraná, num jogo chave, e foi vencendo até que, contra o Atlético/PR, deixou a zona de rebaixamento para não mais voltar. O time encaixou, deu liga, se uniu. E o resultado disso tudo é isso aí que estamos vendo agora: um time totalmente desacreditado, com sérias dificuldades financeiras, garantir sua permanência na Série A, entre os 20 melhores times do Brasil. Então, alvirrubros, o jogo com o Figueirense, logo mais, não é um resultado isolado e sim a conseqüência de toda uma campanha.

O adversário - Figueirense

Do Portal ClicRBS

O Figueirense se despede nesta quarta-feira da torcida alvinegra. O jogo contra o Náutico, às 21h45min, é o último no Orlando Scarpelli em uma temporada que teve altos e baixos. A média de público pode não ter sido das melhores, mas torcedor de fé não larga o barco nunca. Por isso é esperado um bom público no jogo que pode encaminhar a vaga na Copa Sul-Americana de 2008.
Os jogadores conclamam a torcida, que tem motivos de sobra para ir ao estádio. A começar pelo preço dos ingressos: três pacotes de biscoito Nestlé, que podem ser trocados por uma entrada em postos espalhados pela cidade.
– Jogando em casa, último jogo do ano diante da nossa torcida, nada melhor do que terminar bonito a temporada. Esperamos ter o estádio cheio para que possamos fazer um grande jogo e encaminhar nossa classificação para a Sul-Americana – disse o meia Cleiton Xavier.
A torcida deve responder à altura. Os dirigentes estimam um público em torno de 10 mil torcedores, que já seria maior do que a média da temporada, que ficou em 8.721 espectadores.
A equipe titular do técnico Alexandre Gallo deve ser formada por Willson, no gol; Asprilla, Chicão e Felipe Santana, na zaga; André Santos, na lateral esquerda e Ruy pela direita; Diogo, Cleiton Xavier e Fernandes no meio-campo; e Jean Carlos ao lado de Otacílio Neto no ataque do alvinegro.

Dono do Cerrito vem ao Brasil

Já li muita coisa sobre Acosta na internet, com diversos clubes "contratando" ele. Mas, não sei porque, essa me preocupou. A vinda desse Walter Albifred ao Brasil preocupa porque na informação abaixo não diz que ele vem conversar com o Náutico e sim com outras equipes, entre eles o atual campeão Brasileiro, São Paulo. O tal do Walter não é empresário de Acosta, como disse PVC, mas sim dono do Cerrito, clube que detém os direitos federativos do meia alvirrubro. Não sei se vocês já leram, mas informações seguras dão conta de que Acosta simplesmente odeia esse cara, por tudo o que fez com ele durante sua carreira no futebol. Para se ter uma idéia, o salário de Acosta no Cerrito, antes de ir para o Peñarol, girava em torno de R$ 600. Confiram então a notícia postada no Blog do Paulo Vinícius Coelho.:

EMPRESÁRIO DE ACOSTA VAI CONVERSAR COM SÃO PAULO
postado por Paulo Vinícius Coelho

O empresário do meia Acosta, Walter Albifred, chega ao Brasil nesta quarta-feira para negociar com três clubes: São Paulo, Santos e Corinthians. De dentro do Morumbi, vem a informação de que o Tricolor já acertou com o meia uruguaio.
- Pelo que dizem, já acertei com Fluminense, com Corinthians, com São Paulo... - despistou Acosta, por telefone, do Recife.
Albifred confirma reuniões com Corinthians e Santos. Questionado se o acerto com o São Paulo está próximo, ele afirmou: - Fechado só está quando se assina.
Quem agendou as reuniões para Albifred foi Juan Figer, que tem reuniões muito próximas com Marcelo Teixeira, mas tem se aproximado muito de Juvenal Juvêncio. O destino provável de Acosta é o Morumbi.

Voltou atrás

Sempre foi muito comum, para quem vive o dia-a-dia do clube, ouvir o diretor Marcílio Sales dando "graças a Deus" porque o ano estava terminando e com isso a sua passagem como diretor de futebol do Náutico. Segundo ele mesmo, as preocupações e estresses da função foram demais este ano e que, após o acesso à Série A e a praticamente definida permanência na elite este ano, a sua "missão estava cumprida". Mas qual a minha surpresa ao ler, nos jornais hoje, que o novo presidente Maurício Cardoso já afirmou que vai contar com Marcílio e com Sérgio Lins para comandar o futebol ao lado do novo superintendente, Sangaletti. Pois é. O mundo da bola dá muitas voltas e nem sempre - ou quase nunca - o que se diz é mantido até o fim.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

Sangaletti novo coordenador

O Náutico já tem um novo coordenador de futebol para substituir a Zé do Carmo, que vai ser treinador do Santa Cruz em 2008. E ele é um velho conhecido da torcida alvirrubra. Trata-se do volante Sangaletti, campeão pernambucano pelo Timbu em 2001 e 2002. Ele, que encerrou a carreira no final de 2005, com 34 anos, estava fora do futebol nesses últimos anos, apenas cuidando dos seus negócios na pequena cidade de São Carlos, no interior de São Paulo, onde mantém residência. Na verdade, a função a ser exercida por Sangaletti será a de superintendente de futebol.
"Vou representar a diretoria perante atletas e comissão, estando presente no dia a dia, escutando as reinvidicações", adiantou o ex-volante, que estará chegando ao Recife na próxima quinta-feira. "Assistirei ao último jogo, contra o Flamengo, para iniciar logo o planejamento do próximo ano. Chego com muita vontade de trabalhar, numa função diferente, mas com a prática de quem viveu durante mais de 20 anos o mundo do futebol", completou.

Achei muito acertada a contratação da diretoria. Sangaletti sempre foi o tipo do jogador instruído, com perfil realmente para uma função com essa. Acredito até que que ele seja bem mais preparado do que seu antecessor, por exemplo. Vamos esperar, mas desde já desejo um bom trabalho a Sangaletti.

Proposta

Cruzeiro quer ceder atletas ao Náutico em troca de Acosta

Do UOL Esporte
Em Belo Horizonte

Para contar com o futebol do atacante uruguaio Acosta, um dos três candidatos a craque do Brasileirão, na promoção da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Cruzeiro está disposto a envolver jogadores que estão emprestados ao Náutico.

A informação foi dada pelo vice-presidente de futebol do Cruzeiro, Zezé Perrella, que esteve em Recife, onde acompanhou a derrota do seu time para o Sport, por 1 a 0, pela penúltima rodada do Campeonato, neste domingo, na Ilha do Retiro.
O dirigente celeste chegou a citar o nome do lateral-esquerdo Júlio César, que tem se destacado no Náutico. Zezé Perrella reafirmou o interesse do Cruzeiro em contar com o futebol de Acosta na próxima temporada.
"O Acosta sabe que nós temos interesse nele, mas o Náutico fez contrato com ele até julho do ano que vem. Como nós temos jogadores no Náutico, o próprio lateral-esquerdo, pode ser que haja uma composição nesse sentido", afirmou Zezé Perrella. "O Cruzeiro tem interesse nesse atleta", acrescentou.
O vice-presidente celeste não revelou se conversou sobre essa possibilidade com dirigentes do Náutico, clube com o qual o Cruzeiro mantém bons contatos. Tanto que o volante Elicarlos já foi contratado pela equipe celeste e se apresentará em 3 de janeiro para a pré-temporada.

Nota do Blog: E aí torcedores alvirrubros, o que acham da proposta do Cruzeiro? Na minha opinião, sem rolar nenhum dinheiro não dá. Se o acordo fosse uma parte os direitos de Júlio César e outra em grana, até que poderia se conversar. Mas como disse o próprio Zezé Perrela, que realmente alongou um pouco sua viagem após a vinda do Cruzeiro ao Recife, a proposta ainda não foi feito ao Náutico e por isso está apenas no campo da suposição.

Almoço

Um almoço, hoje, no início da tarde, vai reunir na sede alvirrubra vários ex-presidentes do Náutico. A idéia é demonstrar apoio à candidatura (único por sinal) de Maurício Cardoso para a direção do clube no próximo biênio, além de prestigiar o trabalho de Ricardo Valois, que está deixando o cargo. É só um palpite, mas algo me diz que um dos únicos ex-presidentes que não deverá estar presente será Eduardo Araújo, que chegou a ensair uma oposição nas próximas eleições, mas desistiu de última hora. Embora a atual diretoria tenha dito que "qualquer cooperação seria bem vinda", ele não demonstrou muito interesse em voltar a participar da vida política do Timbu. Eduardo araújo rompeu com o grupo que atualmente comanda o Náutico após o episódio que envolveu a ida de Kuki para o Santa Cruz. Ele, que era presidente do Conselho Deliberativo e já dirigiu o Executivo em 2003, não gostou nada de ser o último a saber e solvou o verbo contra Valois na época. Mais tarde, informações sobre o que mais rolou nesse "almoço presidencial"...

segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Adeus, Zé do Carmo

Depois de um bom tempo como coordenador técnico do Náutico, Zé do Carmo deixará a função ao fim do Campeonato Brasileiro para realizar um sonho antigo: ser treinador do Santa Cruz. O ex-jogador acertou tudo há aproximadamente uma semana com o presidente coral Edson Nogueira, que hoje, em entrevista coletiva à tarde, confirmou a contratação dele como novo técnico do time para 2008. De saída, pois já começa a trabalhar no Arruda na próxima segunda-feira, Zé do Carmo fez questão de demonstrar toda a sua gratidão ao Timbu. "Vou ser eternamente grato ao Náutico por essa oportunidade", disse ele.
Trazido por América Pereira, que fez questão de pagar o seu salário, Zé do Carmo exercia uma função um tanto controversa no Náutico. Na verdade, ele tinha como função principal fazer a ligação entre os jogadores e a diretoria. Quando era necessário, ajudava também o treinador, chegando a atuar como interino no Campeonato Pernambucano desse ano, logo após a saída repentina de Hélio dos Anjos. A diretoria alvirrubra ainda não tem um nome para substituí-lo.

26/11 - o início de uma bela história

Impossível deixar de registrar o dia 26/11. Como poderia, se estava lá nos Aflitos, naquele marcante dia do ano de 2005. Para muitos, uma tragédia, uma página para ser apagada da história, dos calendários, da memória. Para mim, particularmente, um dia para ser lembrado como o início de uma das mais bonitas histórias de volta por cima que já existiu. Afinal, que time seria capaz de reucperar-se uma baque tão forte? Poucos, lhes garanto. Por isso, gosto, sim, de lembrar daquele 26/11. Náutico 0x1 Grêmio. Porque ali começava uma história que terminaria quase um ano depois, no dia 11/11. Ah... o 11/11, de Náutico 2x0 Ituano. Dia de uma das maiores alegrias da minha vida. Dia de uma das cachaças mais bem tomadas da minha vida. Opa, comentário pessoal demais... esqueçam isso. Pois neste 26/11, vamos lembrar daquele 11/11. A seguir, um vídeo sobre Náutico 2x0 Ituano.


Sul-americana vale R$ 200 mil

A conquista da vaga na Copa Sul-americana, que ainda é bem possível para o Náutico, teve um preço definido pela diretoria alvirrubra: R$ 200 mil. Esse foi o valor prometido caso a equipe termine o Brasileiro classificada para o torneio internacional. Para isso, porém, é imprescindível a vitória sobre o Figueirense, na quarta-feira. Um simples empate, embora seja o suficiente para salvar o Timbu da degola, já leva por terra todas as chances de conquistar essa vaga na Sul-americana. O dinheiro, segundo o presidente Ricardo Valois, viria dos recursos da própria competição, que chega a render US$ 100 mil por partida. Mais um motivo, então, para que o Náutico vá para Florianópolis em busca dos três pontos. Por sinal, um motivo bem lucrativo para os jogadores.

domingo, 25 de novembro de 2007

Nada de bate-chapa

As eleições do Náutico não terão um bate-chapa como se esperava. Ao término do prazo para inscrições de chapas e conselheiros avulsos, agora há pouco, às 18h, apenas uma chapa registrou-se. A chapa da situação, denominada "Vermelho de luta e branco de paz", como já era de conhecimento de todos, é composta por Maurício Cardoso (presidente Executivo), Eduardo Moraes (vice-presidente Executivo), André Campos (presidente do Conselho Deliberativo) e Sérgio Aquino (vice-presidente do Conselho Deliberativo).
Segundo informações, não houve conciliação ou composição entre as duas chapas e sim a desistência do outro lado em concorrer. A chapa tinha até nome "Náutico acima de tudo" e era composta por Eduardo Araújo (presidente Executivo), Eduardo Porto (vice-presidente Executivo) e Gustavo Ventura (vice-presidente do Conselho Deliberativo) - não havia nome para a presidência do Conselho. Mesmo com apenas uma chapa, a eleição vai ocorrer normalmente no dia 15 de dezembro. Quanto aos candidatos avulsos, mais de 100 nomes se inscreveram.

A resposta

O técnico Roberto Fernandes respondeu o diretor de futebol do Grêmio, Paulo Pelaipe, que, ao negar a contratação dele, disse querer "um treinador de ponta, não um sem experiência, como Roberto Fernandes". Ele aproveitou também para esclarecer toda situação. "Essa notícia foi veiculada num jornal, mas nunca houve contato do Grêmio comigo, até porque o foco é outro. Em relação a experiência, é só olhar o atual técnico do Grêmio, o Mano Menezes, antes dele assumir o time na Série B, 2005. Acho que ele (Paulo Pelaipe) se equivoca quando fala isso."

Acosta é dúvida

A presença do meia Acosta no jogo da próxima quarta-feira, contra o Figueirense, no estádio Orlando Scarpelli, ao contrário do que muitos pensavam, está ameaçada, ainda em virtude do acidente automobilístico sofrido por ele. O problema, porém, não é nem a cabeça, mas sim o ombro. No treino da última sexta-feira, ele sofreu uma pancada no local, voltando a sentir dores, que haviam diminuído bastante. "Se o jogo fosse hoje Acosta estaria fora", afirmou o técnico Roberto Fernandes, após a movimentação realizada na manhã deste domingo.
O médico Paulo Regueira explica a situação de Acosta. "Esse trauma no ombro vem desde o acidente. Havia parado, mas voltou após uma pancada no treinamento, voltando a incomodar a movimentação dele. Reiniciamos então a fisioterapia e vamos fazer uma proteção para que ele leve para o jogo."

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

crescem chances de bate-chapa

Apesar do esforço do atual presidente do Conselho Deliberativo, Alexandre Arraes, vai ser difícil evitar um bate-chapa nas eleições do dia 15 de dezembro. Ele não conseguiu demover o ex-presidente do Conselho Eduardo Araújo da idéia de encabeçar uma chapa de oposição - só um adendo: este, por sinal, encontra-se irredutível, segundo informações de bastidores. É bom lembrar que ele rompeu com a atual diretoria na metade do ano, após o episódio que envolveu a ida de Kuki para o Santa Cruz. Enquanto isso, do outro lado estará Maurício Cardoso, atual vice, representando a situação, com o apoio irrestrito dos ex-presidentes André Campos e Sérgio Aquino. O prazo para inscrições de chapas e conselheiros avulsos encerra-se no domingo e, até o momento, nenhum grupo efetuou o registro. A secretaria do Conselho, por sinal, fará plantão nesses dois dias até as 18h, à espera das inscrições.
Mesmo com as tentativas de evitar o bate-chapa frustradas até o momento, Alexandre Arraes avisa que não pretende desistir. Como há a possibilidade do consenso até o dia da eleição, com uma das chapas retirando-se, ele avisa que vai continuar lutando. "O mais difícil nessa situação é que tenho amigos dos dois lados", afirmou ele, ontem. Também segundo o presidente do Conselho, nesse momento, está mais para uma composição do que conciliação. "Composição seria a junção das duas chapas. Acredito que as chances disso acontecer são maiores do que a de uma conciliação, que seria a desistência de uma das chapas", explicou.
Algo me diz que muita água vai rolar embaixo dessa ponte e o clima deve esquentar de vez na próxima semana ou, no mais tardar, no início de dezembro, quando o Náutico tiver encerrado sua participação na Série A deste ano.

Timbu desaprova jogo às 11h

O Clube dos 13 já avisou. Como forma de deixar o Brasileiro mais "atraente" ao mercado do Oriente, no próximo ano pelo menos uma partida do Campeonato será realizada aos domingos no horário das 11h. Consultado, já que o Timbu está bem próximo de garantir a permanência na Série A, o preparador físico alvirrubro, Guilherme Ferreira, criticou a decisão. "Isso é um absurdo. Chega a ser um risco submeter um jogador profissional a uma coisa dessas. Ainda mais aqui no Nordeste, onde o clima é mais quente que no Sul do País", argumentou.

Só o começo

Sei não, mas me parece que é só a primeira, das muitas, especulações que devem surgir em torno do nome de Roberto Fernandes. Esse tipo coisa, inclusive, deve se intensificar depois que do jogo com o Figueirense. Confiram matéria do site Globoesporte.com

Do Globoesporte.com

Grêmio promete técnico de ponta em 2008No dia 2 de dezembro, contra o Corinthians, o técnico Mano Menezes deve comandar pela última vez o time que ele tirou da Segundona para colocar em uma final de Libertadores. A permanência do treinador no Grêmio em 2008 é improvável. Ele deve buscar novos desafios, até porque o clube gaúcho tende a não ter um potencial de investimento forte na próxima temporada. Sem Mano, o Tricolor precisará buscar um novo comandante. A diretoria garante que será um técnico de ponta. E já descarta o primeiro nome especulado: Roberto Fernandes, do Náutico.
- Não existe nenhuma possibilidade de ser o Roberto Fernandes. É zero. Se o Mano não ficar, vamos trazer um treinador de ponta, não um sem experiência, como o Roberto Fernandes - afirma Paulo Pelaipe, diretor de futebol do clube gaúcho, em entrevista para a "Rádio Bandeirantes".
No Olímpico, crescem alguns nomes, todos sem confirmação da diretoria. O mais forte é Geninho, do Sport. Celso Roth, desempregado, Paulo Autuori e Tite, no exterior, são outras possibilidades. O último é bem visto pela torcida, mas tem rejeição de alguns dirigentes

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Laborde confirmado

Confirmado: o Náutico oficializou a contratação do meia colombiano Ricardo Laborde, de 20 anos, que estava no Academica, time da segunda divisão da Colombia. Quanto ao outro gringo que o Timbu está negociando, segundo o diretor Marcílio Sales, surgiram complicações, que ainda não permitiram o acerto final. Confiram ficha completa de Laborde clicando no link abaixo, que também tem um interessante vídeo com seus gols e jogadas.


http://www.possofutbol.com/jugadores/?Id=87

Acosta: melhor do Campeonato

Se não deu para Acosta na votação do craque da galera do Brasileirão (em que os torcedores votam), o gringo está na briga por um prêmio, ao meu ver, mais importante: o de craque do Campeonato, em escolha realizada por jornalistas, técnicos e capitães dos times que disputam a competição. Ele briga com Rogério Ceni do São Paulo e Valdívia do Palmeiras. O anúncio foi feito esta manhã pelo técnico da Seleção Brasileira Dunga e seu assistente técnico Jorginho. Além disso, também foram anunciados os concorrentes à seleção do Brasileirão. Nessa disputa, Acosta também está presente e é o único representante do Náutico. Ele foi indicado na categoria atacante junto com Dagoberto, do São Paulo, e Leandro Amaral, do Vasco.
O prêmio é promovido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O anúncio dos vencedores será feito em uma grande festa, no dia 3 de dezembro, um dia após o encerramento do Campeonato, no Theatro Municipal, no Rio de Janeiro. Definitivamente, o gringo está com a bola toda!

Mais detalhes nos links:
http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL188549-4276,00.html (seleção do campeonato)

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Campeonatos/0,,MUL188491-4276,00-DEFINIDOS+OS+FINALISTAS+DO+CRAQUE+DA+TORCIDA.html (vídeo com Dunga fazendo o anúncio)

Roberto Fernandes "99% certo"?

Na mesma entrevista em que falou dos dois novos gringos que podem aportar no Náutico, o diretor Marcílio Sales surpreendeu ao afirmar que o técnico Roberto Fernandes está muito próximo de um acerto para permanecer em 2008. Com bastante segurança, o dirigente chegou a afirmar que o treinador estaria "99% certo" com o Timbu e que só "restam alguns poucos detalhes" para concretizar a renovação. "Já considero Roberto Fernandes treinador do Náutico no ano que vem", declarou.
Por enquanto, Roberto Fernandes evita comentar as possibilidades de permanência no Timbu. Chegou a falar que tem pretensões de voltar ao futebol paulista, caso surja uma boa proposta, mas sempre deu declarações muito vagas. Acho que ele só falará abertamente sobre o assunto após o time se garantir de vez na Série A, o que pode acontecer já nesta rodada. Vamos esperar então. Porém, mais uma vez, podemos considerar aqui a possibilidade de um blefe. Contudo, prefiro acreditar que para que alguém da diretoria vá à imprensa e dê declarações como essas, com tamanha segurança, é preciso ter alguma coisa.
Ou isso, ou eu vou ter que começar a pensar que nós também temos nossos falastrões, que às vezes falam mais do que a boca permite e, mais tarde, quando as coisas não saem como prometeram, quebram a cara, de pau.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Mais gringos nos Aflitos?

O Náutico pode ter novidades em termos de contratação muito antes do que a torcida espera: ainda esse ano. Segundo revelou o diretor de futebol Marcílio Sales hoje à tarde, o Timbu está próximo de acertar com dois reforços gringos, que podem chegar até o fim do ano. São dois meias colombianos, um mais novo e outro mais velho, que estão sendo trazidos pelo empresário de Acosta, Miguel Gareppe. O representante está, inclusive, na Colômbia, acertando os últimos detalhes das contratações dois jogadores. A esperança do dirigente é que os dois estejam de contrato assinado, com tudo definido, até amanhã ou, no mais tardar, até o fim da semana. Com isso, seria possível tê-lo no Recife já em dezembro para que toda a burocracia seja resolvida a tempo deles jogarem no Pernambucano. O nome da revelação já foi revelado. Chama-se Ricardo Laborde e tem 20 anos. O nome do outro permanece escondido, mas segundo Marcílio é um meia experiente que já disputou Libertadores. Se foi um blefe ou se ele está contando vantagem, só vamos saber mais à frente, caso essas duas contratações sejam realmente concretizadas.

Muita conversa para evitar "bate chapa"

Ontem, o dia foi de muita conversa nos bastidores do Náutico. E o motivo são as eleições do clube, que estão marcadas para o dia 15 de dezembro. A inscrição de chapas para concorrerem ao pleito é até o dia 25 deste mês e a possibilidade de haver um bate chapa existe. O ex-presidente Eduardo Araújo, que deixou a atual diretoria no meio desse ano após o episódio da ida de Kuki para o Santa Cruz, planeja lançar uma chapa. No entanto, correntes no clube já estão agindo para evitar isso a qualquer custo. O principal agente da conciliação é o presidente do Conselho Deliberativo do clube, Alexandre Arraes. Ontem ele entrou em contato com diversas lideranças alvirrubras - revelou ter feito nove ligações - para tentar uma conciliação. Uma dos contatos, inclusive, foi com Eduardo Araújo. Depois de tantas articulações, Alexandre Arraes se mostrou bastante otimista quanto à conciliação e espera amarrar tudo de vez num encontro que deve ocorrer até o fim da semana. Até lá, deve gastar um pouquinho mais de celular...

PS.: Só lembrando que a chapa da situação está definida. O atual vice-presidente Maurício Cardoso vai suceder Ricardo Valois, com Eduardo Moraes, atual vice-presidente de esportes amadores, entrando como vice-Executivo. André Campos comanda o Conselho, com Sérgio Aquino como vice.

R$ 690 mil em bichos

Os números referentes aos bichos pagos pelo Náutico neste Campeonato Brasileiro são impressionantes. Segundo revelou a própria diretoria do clube, que garantiu estar em dia com as premiações, já foi pago ao grupo cerca de R$ 690 mil de bicho. A cada vitória, desde os 4x1 sobre o Juventude, eles recebem R$ 60 mil para dividir. Antes, eram R$ 45 mil. O empate fora de casa também rende premiação: são R$ 30 mil por cada resultado desse. Até agora, foram três empates fora de casa na competição. As últimas premiações foram pagas antes do jogo do América/RN, que, por sua vez, teve o bicho pago no vestiário, tão logo acabou a partida. Fico imaginando que esses valores são referentes ao Náutico, um time de condições financeiras reconhecidamente sofríveis - vide acontecimentos recentes. Agora, pense o quanto custa um bicho de um time campeão como o São Paulo ou até mesmo do Corinthians, que briga para não cair, mas deve pagar uma bela premiação. Futebol é, realmente, um meio em que o dinheiro rola fácil.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

Revoltados

Os jogadores do Náutico se reuniram hoje à tarde e decidiram acabar com a greve iniciada por conta dos dois meses de salários atrasados. Hoje a diretoria deve estar realizando o pagamento de um dos meses. Depois de uma hora reunidos, eles subiram ao gramado, realizaram testes físicos e, em seguida, um animado rachão. O que chamou mais atenção, porém, foia revolta de alguns jogadores com uma notícia veiculada na rádio CBN, no início da tarde. Geraldo, Daniel e Eduardo não gostaram nada de serem apontados como os líderes da greve por conta de salários atrasados. Eduardo era o mais exaltado e estava de uma maneira nunca vista antes, inclusive com os olhos vermelhos, como de quem chorou de raiva. "Não sei o motivo, se é porque sou bocudo ou sei lá, mas tudo que acontece de ruim aqui no Náutico e a culpa é do Eduardo. Quem falou isso vai ter que provar", vociferou. Daniel foi mais comedido, mas também não aceitou taal acusação. "Essa é uma notícia falsa. Tanto é que grande parte do meu salário é pago pelo Corinthians e eu estou em dia, pois recebi até outubro já. Eu não seria idiota para exigir uma coisa dessas", afirmou. Geraldo foi o único que não quis falar.

"Respingos"

Não satisfeito com a queda para a Série C, o Santa Cruz quase envolve o Náutico na sua confusão. Um dos e-mails apresentados por Edinho cita o Timbu. Felizmente, falam que o Náutico não pagou nada e por isso foi até ameaçado no tal e-mail. Não vou me aprofundar muito no assunto, mas acho que o presidente do Santa Cruz caiu no conto do vigário, o que me admira bastante, pois ele é delegado de polícia e, ao que me consta, não das pessoas mais inocentes do mundo. Pelo contrário, é bem esperto e vivido, inclusive no futebol. Sei não, a história é, no mínimo, estranha, mas que não envolva o Náutico.

Do Globoesporte.com

O dossiê apresentado pelo Santa Cruz, nesta segunda-feira, alegando extorsão no Campeonato Brasileiro da Série B cita o Náutico. Segundo o e-mail escrito por Paulo Serafim, que se apresenta como sendo da Comissão de Arbitragem da CBF, o clube de Recife teria recebido ajuda para conquistar a vaga na Primeira Divisão deste ano.
"O Náutico subiu porque nós os subimos. Um rapaz chamado Segio (talvez Sérgio) que trabalha no Náutico veio a meu encontro e acertamos tudo (desde 2006), e até agora não pagou nada. Eles não perdem por esperar. Eu envio mensagens e eles nunca retornam. O que é deles está guardado", diz um trecho do e-mail.
O GLOBOESPORTE.COM entrou em contato com o presidente do Timbu, Ricardo César Valois, que se mostrou indignado com a acusação. Segundo ele, o documento não tem fundamento algum e diz que o clube subiu com méritos e não precisou da ajuda de ninguém.
- Isso não tem sentido. Conheço umas 30 pessoas com nome de Sérgio aqui no clube. O Santa Cruz está chiando por que não conseguiu ficar na Série B. Fiquei sabendo que no documento diz que o Náutico não cumpriu o combinado, imagina se tivesse cumprido. Subimos sem a ajuda de ninguém – diz ele por telefone de Recife

Jantar de adesão

Em tempos de salários atrasados, greve e tudo mais, o Timba vai tentando se virar. E o tal do jantar de adesão não cai de moda mesmo. A diretoria avisa que vai realizar mais um, desta vez para o jogo com o Figueirense, na próxima quarta-feira. Confiram:

Do site oficial do clube

Jantar de Adesão dia 28, a partir das 18h30

Com o objetivo de angariar fundos para o clube, e conseqüentemente honrar o compromisso com os jogadores alvirrubros, a diretoria do clube estará realizando na próxima terça-feira (28), a partir das 18h30, no Restaurante Boi Preto – no bairro do Pina, um Jantar de Adesão.
Na ocasião, além de comer e beber a vontade a família Timbu assistirá através telões espalhados pelo restaurante o jogo entre Figueirense/SC x Náutico, direto do estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis.
O passaporte para este evento custa R$ 200,00 e pode ser adquirido na secretaria do Náutico, a partir das 15h, desta terça-feira (19). A direção alvirrubra também informou que o limite de participantes será de 400 pessoas.

SERVIÇO
Boi Preto Grill – fone: Tel: (81) 3466-6334
Av. Boa Viagem, 97 – bairro do Pina, Recife.

A posição do treinador

O técnico Roberto Fernandes se mostrou bastante preocupado com a paralisação dos jogadores por conta do atraso de dois meses nos salários. Na verdade, o comandante ficou em cima do muro, nem lá, nem cá. Disse que entende os atletas, mas que também compreende a diretoria, que não conseguiu a liberação do dinheiro. É bom lembrar que a comissão técnica está no mesmo bolo e também não recebe vencimentos há dois meses.
Ao comentar a situação, o treinador afirmou que espera uma resolução rápida para o imbróglio. "Nessa reta final de Campeonato, o Náutico tem que buscar o melhor para todos. Espero que encontremos uma solução para tudo isso o mais rápido possível para termos o grupo de volta para trabalhar", disse Roberto Fernandes, que negou estar havendo uma rebelião por parte dos atletas. "Acho que foi uma decisão de comum acordo entre eles. Não existe rebelião."
A situação, no entanto, não é nova para o comandante. Em 2004, na Anapolina/GO, o salário também atrasou dois meses e os jogadores resolveram parar. Só para aumentar as coincidências, na ocasião, a equipe precisava de um ponto para se salvar do rebaixamento quando tudo aconteceu. "Já vivi isso antes, mas só em time pequeno. Em Série A nunca", disse Roberto Fernandes que antes do Náutico nunca havia dirigido nenhuma equipe na Primeira Divisão. Logo, realmente nunca poderia ter vivido algo parecido na elite do futebol brasileiro.

Acosta volta

Com toda a movimentação de ontem nos Aflitos, a volta do uruguaio Acosta passou despercebida. Assim como os demais jogadores, ele foi ao clube, chegou a ir nos vestiários, mas também foi embora por conta dos salários atrasados. Assim, o retorno do gringo, após o sério acidente automobilístico que sofreu, só deve acontecer para valer mesmo hoje à tarde. Isso, claro, se a greve tiver acabado realmente.

segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Greve nos Aflitos

Não era bem assim que desejava voltar as postagens aqui no Blog. Mas hoje os jogadores do Náutico se recusaram a treinar, na reapresentação do time, à tarde, nos Aflitos. E o motivo é preocupante: atraso de salários. Já são dois meses de atraso, o que deixou os atletas bastante insatisfeitos. Ao ponto de deliberarem e colocarem em ação a parada desta tarde. Também pudera, a diretoria não cumpriu o prometido, que era pagar na segunda-feira passada, após o jogo com o América/RN. Ou melhor, cumpriu em parte, porque pelo menos o bicho foi pago, nos vestiários, após o jogo, em dinheiro vivo. Cada bicho do Náutico custa R$ 45 mil, que é dividido entre o elenco e a comissão técnica. De salários, são R$ 550 mil por mês.
O que preocupa ainda mais nisso tudo é que a diretoria não deve pagar amanhã. A alegação é que está à espera da verba de dois patrocinadores, com os quais o Náutico renovou e só está esperando o depósito do dinheiro. E como amanhã é feriado em algumas capitais do Sul do País, o trâmite final só deve acontecer na quarta-feira mesmo. O pior é que os jogadores não quiseram conversa hoje. Ou seja, não aceitaram nem ouvir a justificativa ou a promessa dos dirigentes, que se disseram "magoados" com a atitude do grupo. Será que amanhã vai aparecer alguém? Não se sabe. Dinheiro não vai ter, apenas as mesmas promessas. Espero que baste.

volta ao trabalho

Depois de uma revigorante parada, o Blog do Timba volta à ativa hoje. Peço desculpas pela não atualização durante esse feriadão, mas às vezes é preciso dar uma parada para recarregar as pilhas e voltar com força total. Espero que seja assim, então, que os jogadores do Náutico apareçam logo mais à tarde, nos Aflitos: revigorados. Porque o perigo de rebaixamento ainda não foi totalmente afastado e faltam dois importantes jogos até o fim do Campeonato.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Acosta só deve treinar na terça

Informações de hoje dão conta de que Acosta só deve sair mesmo amanhã do hospital onde está internado desde a madrugada da última terça-feira. A novidade, no entanto, é que a volta dele aos treinos pode ser adiada em um dia, passando da segunda para a terça-feira, já que a partida contra o Figueirense foi adiada em três dias. Segundo o médico do Náutico, Paulo Regueira, agora tudo vai depender das reações do jogador. Ele voltará aos trabalhos com bola aos poucos, sempre observado de perto pela equipe médica.

Nada de exagero

"Não exagerem". A recomendação foi do técnico Roberto Fernandes ao jogadores do Náutico antes da folga neste feriadão de 15 de novembro. Após treinarem ontem pela manhã, os alvirrubro só voltam ao trabalho na segunda-feira à tarde. A maioria dos atletas vai viajar para suas cidades de origem. Uma boa parte vai para o Rio de Janeiro, "pátria" de, por exemplo, Marcelinho, Júlio César, Radamés e Juliano. O treinador também vai viajar, só não revelou o destino. Tomara que essa parada sirva para que os jogadores descansem bastante e que eles sigam a recomendação do comandante. Porque, segundo palavras do próprio Roberto Fernandes, "até água demais mata".

Nota: o Blog também vai entrar em clima de feriadão e as atualizações podem ficar bastante escassas. Afinal, todos somos filhos de Deus e merecemos uma folguinha também!

Tabela Pernambucano 2008

Quem quiser conferir a tabela do Campeonato Pernambucano 2008, não há melhor lugar do que o Blog dos Números, do companheiro Adethson Leite. Ele disponibiliza no site uma tabela em excel com classificação automatizada em cada chave. Vale a pena demais conferir. Só lembrando que a estréia do Timbu será contra o Centro Limoeirense, nos Aflitos, no dia 13/01, às 16h.

O link para o post onde está a tabela é o seguinte: http://blogdosnumerospe.blogspot.com/2007/11/pernambucano-2008-j-tem-datas-e-jogos.html , mas vale também dar uma conferidade nos demais posts!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Mudança de data

A diretoria do Náutico agiu rápido e conseguiu mudar a data do jogo entre Náutico e Figueirense, que estava marcado para o dia 25/11, mas agora vai ocorrer no dia 28/11, mesmo dia de Corinthians x Vasco e Atlético/MG x Goiás. Antes, apenas essas duas partidas tinham sido mudadas, o que não era justo com o Timbu, que tem interesse nos resultados de ambos os jogos - pode se livrar do rebaixamento com os atuais 46 pontos caso o Goiás empate ou perca ou se o Corinthians seja derrotado. O Paraná, outro interessado na briga contra o rebaixamento, também pleiteia o adiamento do seu confronto com o Santos.

Acosta só sai do hospital na sexta-feira

Ao contrário do que vem sendo divulgado por aí, o meia Acosta só deve ter alta do hospital na manhã da sexta-feira. Hoje ele deixou a UTI e já está repousando no quarto, onde recebeu a visita, à tarde, de toda a família, incluindo a três filhas. A sonolência já diminuiu bastante e isso era o que mais preocupava os médicos. O dia de manhã será apenas de observação. Até lá, espera-se que a sonolência desapareça por completo. Na sexta-feira, Acosta será reavaliado pela neurologista antes de ser liberado. Caberá também à neurologista que está acompanhando o jogador liberá-lo para treinar. A esperança é que ele se reapresente na segunda-feira, junto com os demais atletas, que voltarão de folga no feriadão.

A bronca em Sidny

Quem viu o lateral-direito Sidny fazer uma ótima partida, sábado, contra o América/RN, não imagina o quanto o técnico Roberto Fernandes foi importante para que aquilo acontecesse. Para quem não se lembra, antes daquela partida, Sidny foi sacado do time, pois vinha fazendo atuações abaixo da crítica. O treinador preferiu colocar Radamés improvisado a ele. Então. Roberto Fernandes teve uma conversa de pé de ouvido com o jogador. Disse que ele não poderia pensar que era o melhor, que tinha que rever algumas situações na vida dele. Enfim, o velho esporro. O técnico até citou uma situação engraçada sobre Sidny. Numa dinâmica de grupo realizada com o elenco, foi pedido para que eles fizessem a seleção do Campeonato. Sidny foi o único de todos a colocar ele mesmo no time. Ou seja, o sucesso com a boa fase da equipe subiu a cabeça e realmente estava atrapalhando o jogador que, após o jogo com o América/RN, agradeceu a Roberto Fernandes. "As coisas que ele me disse vou guardar para toda a vida". Que assim seja...que assim seja.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Último boletim

O boletim médico final do dia sobre a situação de Acosta traz a notícia de que todos os exames do jogador foram normais. Apesar disso, por precaução, ele permanece em observação na UTI do hospital até amanhã. Só depois de ser reavaliado é que ele será removido para um quarto, o que deve ocorrer até as 12h de amanhã. Ainda não há previsão de alta, mas se a recuperação continuar nesse ritmo, não deve passar da quinta-feira, com chances dele sair antes disso. Se fosse pelo jogador, no entanto, ele já deixaria o hospital hoje mesmo. Como o caso envolveu um traumatismo craniano, porém, os médicos não abrem maõ da precaução. Amanhã, então, mais informações quentinhas.

Acosta: mais informações

O meia Acosta continua na UTI do Hospital Português sob observação dos médicos. Ele está consciente, apesar de ainda permanecer um pouco sonolente. Fala com todo mundo, mas não lembra do acidente e nem de coisas recentes, como o jogo de sábado (o curioso é que ele pensava que tinha feito dois gols), o que é normal em casos em que a pessoa sofre forte pancada na cabeça. Ainda não há previsão de quando ele vai deixar a UTI para ir para um quarto e muito menos de quando ele receberá alta. Alguma definição só sairá após a realização de todos os exames. Nisso, um boletim médico, que deve ser divulgado por volta das 17h30, será importantíssimo. Os familiares dele (mãe, pai e esposa) encontram-se no Hospital acompanhando de perto a evolução do jogador. Vários jogadores, como Ferreira, Eduardo, Geraldo e Felipe, além de dirigentes como o presidente Ricardo Valois, o vice Maurício Cardoso e o coordenador técnico Zé do Carmo. Se vocês esperam alguma foto do gringo, dificilmente será possível, pois a família e a diretoria do clube barraram a imprensa - tem até um segurança no andar onde ele está internado.

Acosta sofre acidente

Do Jornal do Commercio

O uruguaio Beto Acosta, meia-atacante do Náutico, sofreu uma colisão à 1h da madrugada de hoje, no cruzamento da Rua Cosme Viana com a Estrada Velha do Bongi, no bairro de Afogados, no Recife. Ele foi resgatado à 1h40 por uma ambulância do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Português.
Segundo o capitão bombeiro Gustavo Damasceno, Acosta sofreu uma pancada na cabeça (lesão do tecido mole do crânio), ficou desacordado e foi socorrido inconsciente. Aparentemente não apresentava fraturas. O jogador estaria com outras duas pessoas (um homem e uma mulher), que teriam sido levados para o Hospital Getúlio Vargas.
Acosta dirigia seu Xsara Picasso de cor prata, placa KIQ 2089, quando colidiu com um Ford Ranger, também de cor prata, placa KIY 4266. O motorista da Ranger, Flávio Rubem Bergamo de Almeida, foi levado para o Getúlio Vargas sentindo dores abdominais e com um ferimento na perna.
O carro de Acosta, depois de colidir com o Ford Ranger, bateu em um poste e uma casa e ficou preso entre os dois. Dezenas de moradores da área acompanharam o trabalho de resgate do jogador.


Ouça clicando aqui áudio de uma matéria da rádio CBN falando sobre a situação de Acosta.

Nota do Blog:
Informações desta manhã dão conta de que Acosta está internado no Hospital Português, onde deverá permanecer nas próximas 48 horas. Hoje ele realizará vários exames neurológicos, necessários porque ele levou uma forte pancada na cabeça, que causou inclusive um corte acima da nuca. Segundo o médico do clube que está acompanhando o caso, doutor Paulo Regueira, Acosta está consciente, só um pouco sonolento. As outras duas pessoas que estavam no carro com ele não eram seu pai e sua mãe e sim um casal de amigos, que sofreram escoriações, mas já passam bem. O motorista da Ranger que colidiu com o carro do uruguaio também chegou a se machucar, mas deixou o hospital a que foi encaminhado ainda na madrugada. Em breve, mais informações.

Copa Pernambuco

Mesmo jogando em casa e saindo na frente no placar, o Náutico levou a virada e deixou o título da Copa Pernambuco com o Sport, que venceu, ontem, a partida decisiva por 2x1. O gol alvirrubro foi marcado por Vágner Rosa, no primeiro tempo em que o Timbu foi superior ao adversário. Na segunda etapa, porém, a equipe caiu de produção, permitindo a reação do Sport, que marcou com Paulinho e Kássio. Foi a primeira derrota do Náutico que permaneceu invicto durante toda a competição.

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Nem Corinthians, nem Goiás

Nem Corinthians, nem Goiás. A tão falada mala-preta para que o América/RN vencesse o Náutico, no último sábado, veio de onde menos se esperava. Ou nem tanto assim. O Sport, que já está praticamente assegurado na Série A, foi o clube que ofereceu uma premiação ao América/RN, no valor de R$ 25 mil. Os próprios jogadores do time potiguar foram os responsáveis por reveler de onde veio a oferta de dinheiro. Uma atitude desnecessária por parte dos rivais rubro-negros, que só deu um gostinho a mais na goleada de 4x0 aplicada pelo Timbu.

Parada de 13 dias

O técnico Roberto Fernandes anunciou que vai dar folga aos jogadores do Náutico durante o feridão de 15 de novembro. Assim, os alvirrubros voltam ao trabalho hoje, mas com parada programada para esta quinta-feira. Depois disso, só voltam a pensar em bola na próxima segunda-feira. Nada mais justo, afinal, o time só volta a campo agora no dia 25, contra o Figueirense. A contar de hoje, serão 13 dias de intervalo. Além disso, numa reta final de Campeonato, é inútil fazer algum tipo de trabalho específico, como o reforço físico, por exemplo. Nem mesmo um retiro de concentração fora da cidade seria algo benéfico para o time, pois faltam apenas dois jogos. O jeito é segurar a ansiedade até o próximo confronto, que pode assegurar, de vez, a permanência do Timbu na Série A.

domingo, 11 de novembro de 2007

Hélton ainda é promessa

O garoto Hélton, de 20 anos, foi um dos destaques na vitória sobre o América/RN, mesmo entrando apenas no segundo tempo. Com ele em campo, a equipe ganhou em velocidade e toque de bola. Foi ele, por exemplo, que iniciou a jogada do terceiro gol alvirrubro, marcado por Ferreira. Nas entrevistas após a partida, o jovem meia, que chegou no início do ano ao Timbu, era só empolgação. "Entrei tranqüilo, pois todo mundo me passou muita segurança. Antes de entrar, o professor chegou para mim e disse: 'tenho sete jogadores no banco que poderiam entrar, mas eu escolhi você. E se fiz isso, é porque confio em você, então vai lá e joga'. Com um apoio desses, fui confiante e felizmente deu tudo bem", afirmou o jogador.
Na minha opinião, Hélton é um garoto de futuro, que tem que ser usado assim. Entrou com o time vencendo, num jogo bom de se jogar, em casa, com todo o apoio da torcida. Mais uma vez acionado, ele entrou no jogo, assim como na partida com o Fluminense, e agradou. Protege bem a bola, chuta com precisão, enfim, tem potencial. Por enquanto, ainda é uma promessa. Espero que torne-se uma realidade dentro de muito em breve.

DVD motivacional

Na preleção de antes da partida com o América/RN, ontem, o técnico Roberto Fernandes passou um vídeo motivacional para os jogadores. Nos 15 minutos de filme, uma pouco da história do clube e, claro, imagens da campanha do acesso à Série A, ano passado. Esse era o foco que o treinador queria: mostrar aos atletas que a partida com o América/RN seria tão importante quanto aquela do Ituano e que os jogadores que participassem dela também entrariam para a história da equipe. Pelo jeito, deu certo. Os jogadores ficaram emocionados com o vídeo e motivados também.

sábado, 10 de novembro de 2007

Vitória para Respirar

Contra o lanterna do Campeonato, o frágil América/RN, dentro dos Aflitos, não poderia ser diferente. Goleada era obrigação. Não, não se trata de cobrança exagerada, mas é o óbvio. O Náutico precisava ganhar para dar um precioso passo na briga pela permanência na Série A. Por isso, o time foi para cima, tornando a partida num típico "gato e rato". O pênalti desperdiçado por Acosta, logo no primeiro minuto, desestabilizou a equipe, que entrou ávida em campo. E pior. Desestabilizou o próprio Acosta, que jogou mal hoje do ponto de vista de um artilheiro, mas até que foi muito bem como meia, na função de garçom (deu dois passes para gol). A salvação alvirrubra para que o desespero não tomasse conta dos Aflitos foi o gol de Júlio César aos 38 minutos. O time ganhou a tranqüilidade de que necessitava para fazer o placar no América/RN. A porteira então se abriu e mais três gols entraram na meta do bom goleiro Sérvulo (olho nele). Vitória assegurada, três pontos na carteira e agora é partir para a secação, porque nada está definido ainda. Mesmo com 46 pontos, a vida do Náutico continua complicada. O Paraná saiu da disputa, mas Corinthians e Goiás ainda continuam, apesar de se enfrentarem amanhã. Sei que é duro, mas vamos ter que buscar pontos ainda para fugir desse rebaixamento. Com a vitória de hoje, ainda bem, tudo ficou mais fácil.

Expectativa - Náutico x América/RN

Não tem mistério ou fórmula mágica. O que o Náutico precisa fazer hoje para vencer o América/RN, nos Aflitos, é simplesmente repetir as boas atuações que o credenciaram com uma das equipes-sensação do segundo turno do Brasileiro. E ainda mais agora, quando a permanência na Série A depende muito de um resultado positivo nessa partida. Os jogadores até que tentaram supervalorizar o adversário, que realmente vem surpreendendo nos últimos jogos, como no empate em 1x1 com o Botafogo, por exemplo, mas a realidade é que o América/RN é o atual lanterna do Campeonato, com uma das piores campanhas de todos os tempos - a pior dos pontos corridos. Ou seja, a vitória contra um time desses, não há como esconder, é obrigação. Como sempre, estou otimista. Creio que o "apagão" contra o Fluminense, foi uma oscilação normal, como disse Roberto Fernandes, o time sentiu o golpe, após fazer duas boas partidas e não conseguir sair com um bom resultado. Nada anormal, em se tratando desta edição do Brasileiro, no qual muitas equipes sofreram panes iguais. Por isso, estou confiante que o Timbu vai repetir as melhores atuações neste segundo turno e, assim, não há quem tire a vitória dele. Bola para frente e com esses três pontos, a permanência na Série A estará praticamente garantida.

O adversário - América/RN

Do Diario de Natal

O América ganhou um problema de última hora para a partida deste sábado, contra o Náutico, às 17h10, nos Aflitos. O lateral Berg, um dos destaques do time, voltou a sentir a lesão no tornozelo e ficou de fora do recreativo deste sábado, sendo vetado pelo Departamento Médico. Para o seu lugar, Moroni convocou o jovem Ãngelo.O problema com Berg gerou uma incógnita na formação do time e na definição do esquema de jogo que será utilizado em Recife. Como o substituto natural Fernandes está entregue ao DM com uma lesão no joelho, o técnico Paulo Moroni terá que improvisar provavelmente um volante naquela posição. "A tendência é que o Toni jogue por aquele setor, como já fez esse papel num jogo deste campeonato. No entanto, a definição da equipe e do esquema somente deverá ser tomada em Recife. Posso atuar no 4-4-2 ou no 3-6-1", explicou Moroni. O atacante Wesley, que também retorna de contusão, treinou ontem, mas ainda é dúvida. Moroni revelou que ainda vai conversar com o atleta, para saber das reais condições físicas dele. Dependendo da resposta, ele poderá ficar à disposição no banco de reservas.Duas formações estão sendo analisadas por Moroni. A primeira seria com Sérvulo; Ney Santos, Rogélio, Robson e Tony; Mrquinhos, Reinaldo, Souza e Leandro Sena; Wesley Brasília e Geovane. A segunda teria a saída de Brasília e a entrada do zagueiro carlos Eduardo, com o time passando a atuar com apenas um atacante.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Nada de mala preta

Do Globo.com

O pedido de dinheiro informal do América-RN para vencer o Náutico, em jogo que será realizado neste sábado, em Recife, foi ignorado no Corinthians. O Náutico tem 43 pontos, um a mais do que o Timão e seria importante perder ou não vencer o já rebaixado América, lanterninha da competição com 17 pontos.
- Não tem o que falar sobre isso. Se ele (presidente do América, Gustavo Carvalho) precisa de dinheiro o problema é dele - diz o técnico Nelsinho Baptista.
- Estamos na expectativa, mas ninguém até agora nos procurou. Seria um bom dinheiro para o final do ano - afirmou Moura.
Antoine Gebran, vice-presidente de futebol do Corinthians, disse que em nenhum momento o clube vai propor dinheiro a outro time para vencer nesta reta final do Campeonato Brasileiro e ajudar o Timão.
- Só dependemos de nós mesmos. Se vencermos três ou até dois jogos podemos escapar. Não precisamos do auxílio dos outros - avisa Gebran.

Agora sim

Agora sim. Ontem, quando o técnico Roberto Fernandes pôde contar com o garoto Hélton, lançou-o no time titular que começou o coletivo. Era algo previsto, como até antecipei num posto há dois dias. Sem poder contar com Felipe, o treinador vai tentando buscar alternativas e já adiantou, caso o atacante realmente não reúna condições, a vaga será disputada por Hélton e Dejair, que também foi testado no treino de ontem. Claro que a esperança é poder ter Felipe em campo e, segundo o próprio treinador, a chance disso acontecer é grande, já que ele se recuperou da lesão muscular e do edema causado por ela. Hoje, a presença do atacante será a mais esperada no treino da tarde. Além disso, Roberto Fernandes disse que vai conversar com o jogador para saber se ele está confiante para retornar. Se sentir que não, ele garante que veta o atacante. Vamos aguardar, mas algo me diz que a resposta só virá momentos antes da partida...

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

Geraldo na Bola de Prata

Tem novidade na nova lista da Bola de Prata de Placar. E mais uma novidade alvirrubra. O meia Geraldo é mais um jogador do Náutico a constar na relação dos dez melhores em cada posição na eleição da revista Placar. Na atualização divulgada no dia 06/11, ele aparece na sexta colocação entre os meio-campistas, com 5.96 de média, em 14 jogos disputados. Nas demais posições, nenhuma novidade quantos aos alvirrubros, só que Acosta deixou a lista do top 10 entre os candidatos a melhor do Campeonato. Com média 6.02, ele perdeu a vaga para Miranda, do São Paulo, com 5.03. Bem pouquinho. Entre os atacantes, porém, ele segue firme na segunda posição, brigando com Leandro Amaral, do Vasco, que tem média 6.06 e está na liderança. Sidny segue em quarto entre os laterais-direitos, com média 5.54, Júlio César em nono entre os esquerdos, com média 5.4 e Eduardo em sétimo entre os goleiros, com 5.8.
Se notarem bem, o Náutico tem pelo menos um atleta em cada posição, com exceção de zagueiro e volante. O melhor colocado do Timbu na zaga é (não se assustem) Valença (!) em 22, com 5.5 de média. A explicação é que ele disputou apenas dois jogos. Do atual elenco, Vágner é o melhor colocado (mais uma prova de que ele é o melhor dos nossos zagueiros?), em 52, com 5.28 de média, em nove jogos disputados. Logo depois dele vem Everaldo em 59 com média 5.25 e doze partidas jogadas. Toninho é só o 87, com 5.04 de média em 24 jogos. Na cabeça de área, Daniel Paulista está em 23, com média 5.54, Radamés em 40, com 5.41, e Elicarlos em 47, com 5.35. Acho que mereciam mais.
Confiram todos os rankings aqui.

Preocupação em não ter Felipe

O técnico Roberto Fernandes está bastante preocupado com a possibilidade (grande) de não poder contar com o atacante Felipe para o jogo com o América/RN. E não é só pelo ponto de vista técnico - ele é vice-artilheiro do Náutico, com dez gols. O treinador teme pela pressão da torcida sobre um eventual substituto de Felipe. "Ele é um goleador, o tipo de jogador que quando tem uma oportunidade vai lá e guarda. Além disso, tem o apoio e a admiração da torcida. A reação dos torcedores no caso de Felipe perder um gol vai ser completamente diferente do que Ferreira, por exemplo, também desperdiçar uma oportunidade. Então é complicado e por isso que esperamos ele até o fim", disse Roberto Fernandes, que ainda apontou outro agravante. "Hoje, o nosso principal destaque é o Acosta. Quando vêem jogar com a gente, ele é o mais visado pelos marcadores, que acabam se esquecendo do Felipe", completou.

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

Hélton: chances diminutas

Hora de prestar contas. No post de mais cedo, falei da possibilidade do garoto Hélton ter uma chance no time. Pois bem. O técnico Roberto Fernandes não fez um coletivo hoje à tarde, como era esperado. Mas nem que tivesse feito, poderia ter testado o meia Hélton, a quem ele elogiou bastante e disse ter chances de ganhar uma vaga no próximo confronto com o América/RN. O garoto jogou ontem pela Copa Pernambuco e deu apenas voltas no gramado. Mesmo assim, apesar do treino de hoje não ter sido um coletivo e sim um tático, o treinador deu mostras de como deverá armar a equipe no sábado. Sem poder contar com Felipe, que tem poucas chances de ir a campo, e com Acosta, poupado por estar com uma virosa, ele escalou Ferreira e Serginho no ataque. No meio, Geraldo e a grande surpresa: Tales (depois foi substituído por Dejair). Nada de muito conclusivo, no entanto, pode ser tirado, pois que Jajá fez o papel de coringa no treinamento, jogando nos dois times, reserva e titular. Amanhã, com todos à disposição, inclusive, Acosta, poderemos ter uma melhor idéia. Na minha concepção, as chances de Hélton são diminutas, mas vamos esperar para ver.

A chance de Hélton

Hoje o técnico Roberto Fernandes deve estar realizando o primeiro treinamento coletivo da semana. Certamente, ele ainda não poderá contar com o atacante Felipe, que corre sério risco de não atuar no sábado. Com isso, deve penar para armar o sistema ofensivo do Timbu, pois também não conta com Marcelinho e Marcelo Silva (uma espécie de queridinho do professor) suspensos. E a coisa piora ainda mais porque nós sabemos que o treinador gosta de atuar com três atacantes, com Geraldo na armação e Acosta mais aidantado. A grande dúvida, então, é sobre quais serão esses outros dois atacantes, levando em conta que o sistema 4-3-3 será mantido. Ferreira e Serginho Baiano? Talvez, mas creio que, principalmente se Felipe não puder jogar, o garoto Hélton tenha uma chance no time, como grande parte da torcida deseja. Quando perguntado da possibilidade, Roberto Fernandes elogiou a atuação dele quando entrou contra o Fluminense (numa fogueira danada, diga-se de passagem). "Foi a última substituição que fiz e a que melhor surtiu efeito. Se soubesse, tinha colocado ele antes", disse o treinador. Nesse caso, Hélton poderia fazer a função de terceiro homem de meip-campo, liberando um pouco Geraldo na armação das jogadas. "Digo que ele tem as mesmas chances que o Dejair, por exemplo, de jogar no sábado", revelou Roberto Fernandes. Habilidoso, o jovem alvirrubro tem bom sendo de marcação e também já foi elogiado nesse ponto pelo técnico, que chegou a compará-lo a Josué no início da carreira. "É só insistir um pouco mais no trabalho de marcação com ele. Tem um grande potencial para jogar nessa posição", contou.
Acho que Hélton tem tudo para despontar e colocá-lo nessa partida com o América/RN, não seria má idéia, vistas as circunstâncias de desfalques. Principalmente se Felipe não jogar, sou a favor da escalação dele e de Serginho, como companheiro de ataque de Acosta. Vamos aguardar o final da tarde e se Roberto dará alguma pista sobre o time titular.

Ingressos - Náutico x América/RN

Os ingressos para o jogo com o América/RN estão à venda na sede do clube e nas bilheterias ao redor a partir de hoje. Os preços são aqueles mesmo que vêm sendo praticados: R$ 25 para a arquibancada e R$ 12 estudantes. Sócios não pagam e dependentes pagam meia-entrada. Ao todo, 19.800 bilhetes foram postos à venda. A troca do Programa Todos com a Nota está marcada para amanhã, às 8h, no Geraldão.

terça-feira, 6 de novembro de 2007

Salários: pagamento acertado

Para quem achava que o problema do Náutico eram os salários atrasados, só uma lembrança. O atraso atual não é diferente daquele das rodadas em que a equipe ganhou cinco jogos consecutivos. A folha alvirrubra, como se diz na linguagem popular, é sempre "uma dentro". Assim, no dia 10, estará vencendo o segundo mês de atraso, débito que a diretoria garante já ter acertado o pagamento com os jogadores: logo após a partida com o América/RN. O presidente Ricardo Valois, inclusive, até brincou com a central de boatos que chegou a colocar o Náutico com três meses de atraso. "É sempre assim. A história vai passando e cada vez vão aumentando um mês. Onde vamos parar?", questionou o dirigente.

Sport 2x2 Náutico - Copa Pernambuco

O Náutico não jogou bem, mas saiu com um bom empate em 2x2, no primeiro jogo da final da Copa Pernambuco, disputado hoje, na Ilha do Retiro, contra o Sport, além de ter mantido a invencibilidade na competição. Apesar ter começado ganhando, com um gol do atacante Maurício, o Timbu não manteve a boa forma apresentada no primeiro tempo, deixando o adversário dominar a partida na segunda etapa. É bom lembrar que o Leão chegou ao empate no finalzinho do primeiro tempo, com Fábio Gomes, batendo falta. Os rubro-negros voltaram com todo o gás e conseguiram a virada com Kássio. O gol parece ter acordado os alvirrubros que, no finalzinho, conseguiram o empate. Almir Sergipe foi puxado dentro da área. O volante Eduardo, que fez uma boa partida, bateu com categoria. O próximo jogo será nos Aflitos, terça-feira, também a partir das 15h. Mesmo tendo feito a melhor campanha na fase anterior, o Timbu não tem a vantagem do empate. Caso o placar também seja igual neste jogo, a decisão vai para os pênaltis.

Final da Copa PE

O Náutico vai até a Ilha do Retiro, hoje, às 15h, enfrentar o Sport, pelo primeiro jogo da final da Copa Pernambuco. Mesmo tendo a melhor campanha na fase anterior, terminando como único time invicto da competição, a única vantagem do Timbu é jogar a segunda partida em casa, próxima terça-feira, nos Aflitos, também às 15h.
Para a partida desta tarde, o técnico Levi Gomes tem problemas. Com Ricardo Rocha suspenso e Breno lesionado, ele ficou sem opções para a zaga. Provavelmente deve improvisar Vágner Rosa ao lado de Onildo. Também não poderão atuar Tales, expulso no jogo passado, Hamilton e o jovem Reinaldo, que levaram o terceiro amarelo.
Ao todo, 11 jogadores do elenco profissional foram liberados para a disputa da final. São eles: o goleiro Rodolpho, os laterais Deleu e Rafael Mineiro, os volantes Luciano Totó, Marcelo Silva e Vágner Rosa, os meias Hélton, Marcelo Silva e os atacantes Danilo Lins, Maurício e Jajá.

Eduardo, o retorno?

O goleiro Eduardo pode ser uma das novidades do Náutico para o jogo com o América/RN. Ele vai passar a semana treinando intensivamente, todos os dias nos dois horários, para recuperar a forma e assim poder ir a campo no sábado. Os médicos alvirrubros garantem que ele está totalmente recuperado da cirurgia no joelho e que agora tudo só depende do preparador de goleiros Batista e do técnico Roberto Fernandes. Quando questionados, nenhum dos dois negou a possível volta do goleiro, que fez sua última partida pelo Timbu no dia 23/09, contra o Sport.

Felipe vetado, por enquanto

A frase está virando moda nos Aflitos. "Se o jogo fosse hoje, ele estaria vetado". A justificativa agora serve para o atacante Felipe, que continua vetado pelo Departamento Médico alvirrubro. Ou seja, "se o jogo fosse hoje...". Apesar de curado da lesão muscular de grau 1, sofrida diante do Corinthians, Felipe ainda sente dores no local e sofre, principalmente, com um edema que se formou e que, além de causar as dores, impede alguns movimentos perfeitos. Segundo o médico do clube, Crystian Pedrosa, espera-se que até o final da semana esse edema desapareça ou diminua. Só assim, o atacante será liberado para atuar.
Sem Felipe, o técnico Roberto Fernandes já admitiu que a montagem do time para enfrentar o América/RN, que já não é das mais fáceis atualmente, complica mais ainda. Vamos esperar e torcer para que Felipe se recupere, porque já basta de problemas.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

O retiro

Era intenção do técnico Roberto Fernandes levar a equipe do Náutico para o interior nesta semana de preparação para o confronto com o América/RN, sábado, nos Aflitos. A diretoria, no entanto, não gostou muito da idéia e, enquanto o assunto era decidido, o Santa Cruz chegou na frente, reservando o Centro de Treinamentos do Porto, em Caruaru, único local para onde Roberto Fernandes queria levar a equipe. Segundo ele, esse tipo de concentração é muito comum no Sul do País. "O Palmeiras, por exemplo, após duas derrotas, está indo direto para Jarinu se concentrar", mostrou. Pelo que me pareceu, no final das contas, prevaleceu a vontade da diretoria. Nas palavras do presidente Ricardo Valois, "no interior a estrutura não é a mesma da capital". Definitivamente, ele não deve conhecer o Ninho do Gavião, moderníssimo CT do Porto, que dá de mil a zero em qualquer do Estado. Pensar pequeno às vezes faz mal. Talvez fosse, sim, importante fazer um retiro para o time, afinal, esse é o jogo do ano para o Náutico.

Acosta e os recordes

E o gringo Acosta continua fazendo história não só no Náutico como no Campeonato Brasileiro. Agora, artilheiro da competição, com 19 gols, junto com Josiel do Paraná, ele persegue a marca de estrangeiro que mais marcou gols no Nacional e está a apenas dois tentos disso. Atualmente, o colombiano Aristizábal, com 21 gols marcador em 2003, pelo Cruzeiro, é o detentor do recorde. Além dele, o argentino Carlitos Tevez é o segundo colocado neste “ranking”, com 20 gols marcados em 2005, pelo Corinthians.
Com o gol de pênalti marcado em cima do Fluminense, Acosta passou o sérvio Petkovic, que em 2004 fez 18 gols pelo Vasco. Antes, o alvirrubo já havia superado o seu compatriota Pedro Rocha, artilheiro do Brasileiro em 1972, com 17 gols, vestindo camisa do São Paulo. Ele, por sinal, foi o único estrangeiro a ser artilheiro do Brasileirão, outra marca perseguida por Acosta.
Só neste Campeonato, o gringo alvirrubro já alcançou dois recordes. Primeiro o de jogador do Náutico com mais gols numa só edição do Brasileiro, passando Jorge Mendonça que marcou 14 tentos em 1974; Em segundo, o de alvirrubro que mais marcou gols em uma só partida, ao fazer quatro tentos no Botafogo. Ele igualou o feito de Heider, que fez o mesmo número de gols na vitória sobre o CSA, em 1983.


Post baseado em matéria do Jornal do Commercio de hoje.

Fim da enquete

A primeira enquete realizada no Blog do Timba acaba de chegar ao fim. Através deste instrumento democrático, quis saber de você, torcedor, qual seria o nome ideal para a página. Claro, ninguém melhor do que os alvirrubros para apontarem a melhor alcunha para este canal de informações sobre o Náutico. E, pelo jeito, o nome original agradou. Entre quatro opções, sendo uma quinta aberta para outras sugestões, o torcedor escolheu manter o atual nome: "Blog do Timba". A opção foi escolhida por 61% dos votantes, exatamente 63 votos, de um total de 102. Em segundo lugar, ficou o "Blog do Timbu", com 26%, correspondentes a 27 votos. Entre as outras opções, "Blog Alvirrubro" teve 3% (4 votos), e Blog do Náutico, com 6% (7 votos). Outros recebeu um voto e ficou com menos de 1%.
Pois então, torcedores, o nome oficial do Blog, escolhido por vocês, continua sendo Blog do Timba. Obrigado pela colaboração e esperem mais enquetes logo logo.

domingo, 4 de novembro de 2007

Marcelinho, Radamés e Marcelo Silva fora

Se por um lado o técnico Roberto Fernandes deverá ter os retornos de Elicarlos, Daniel Paulista e Felipe, por outro, ele não poderá contar com o meia Marcelo Silva, o volante Radamés e o atacante Marcelinho, todos suspensos pelo terceiro cartão amarelo. A parada pode ser benéfica principalmente para o atacante, que caiu de produção, assim como grande parte do time. Quem sabe uma rodada fora não o faça voltar a apresentar o bom futebol de antes.

Entrevista - Miguel Gareppe (ao JC)

O Jornal do Commercio traz hoje uma entrevista muito interessante com o empresário do meia Acosta, Miguel Gareppe. Nela, ele faz várias revelações sobre o processo de renovação do gringo, além de dar uma pista sobre um próximo talento estrangeiro que pode vestiar a camisa alvirrubra. Confiram:

"Cerrito queria US$ 1 milhão"

As especulações sobre o futuro de Acosta voltaram com todo vapor na última semana. O Santos, por meio de seu presidente, declarou oficialmente que o gringo interessa ao clube. Já o Fluminense disse que não vai entrar em leilão para ter Acosta em 2008. Em meio a todo esse "fogo cruzado", o agente do meia, o também uruguaio Miguel Angel Gareppe, 37 anos, esteve no Recife e concedeu uma entrevista ao repórter Marcos Leandro. Ele acredita que a pendência com o Cerrito-URU, que detém os direitos federativos do jogador até junho de 2008, está próximo de um final feliz, apesar de o clube ter pedido US$ 1 milhão para liberar Acosta.

JC – A semana foi recheada de notícias envolvendo Acosta e outros clubes. Primeiro foi o Santos, depois o Fluminense. Quem de fato já o procurou para abrir uma negociação?

MIGUEL GAREPPE – Um empresário me ligou dizendo estar autorizado pelo presidente do Santos, Marcelo Teixeira, para contratar Acosta. Ele ficou de entrar em contato comigo no dia do jogo (Náutico e Santos, na última quarta), mas isso não aconteceu. Portanto considero como mais uns dos tantos boatos. Já o Cruzeiro fez uma investida pesada através de um empresário, que procurou direto o Cerrito. Acontece que a pessoa que representa o Cerrito (Walter Audifred, que por sinal é um agente Fifa) não é acessível, muito menos burro. E esse empresário o afrontou e o diálogo foi cortado.

JC – Falou-se que até a Lazio, da Itália, mostrou-se interessada...

GAREPPE – A Juventus. No entanto, acho que a coerência vale muito em um negócio. Acosta é um jogador que cresceu no Brasil e se me falassem que o futebol mexicano está interessado nele vou acreditar, pois ele tem perfil para jogar no México. Mas na Itália não sei. Não é que ele não tenha perfil, mas creio que uma adaptação ao futebol italiano seria mais demorada.

JC – Mas pelo assédio no momento, dificilmente Acosta vai permanecer no Náutico em 2008, certo?

GAREPPE – Hoje não poderia afirmar se ele vai ou não ficar no Náutico. Tudo vai depender do que surgir de proposta. Falei para Acosta que não adianta sair daqui, onde ele é ídolo, para se transferir para um clube onde será mais um jogador. Então acho que tudo vai depender do planejamento do clube.

JC – Como você está fazendo para blindá-lo contra o assédio da imprensa e dos empresários?

GAREPPE – É impossível blindar o jogador. Ele tem fama, as pessoas querem estar com ele e ele quer conviver com as pessoas. Acontece que, dependendo do momento, essas atitudes têm um peso negativo, como foi a visita dele até a concentração do Santos após o jogo contra o Náutico. No entanto, é preciso ressaltar que Acosta teve sua rotina mudada completamente. No Uruguai, ele dava entrevistas duas vezes por semana. No Náutico, ele virou estrela, com a imprensa batendo à sua porta o tempo inteiro.

JC – Foi surpresa para você o estouro de Acosta no futebol brasileiro?

GAREPPE – Meu objetivo com Acosta era abrir mais portas para mim no mercado brasileiro e, no final da temporada, conseguir um contrato melhor com um outro clube. Ninguém esperava que ele fosse vice-artilheiro. Meu pensamento era, no fim do ano, com tranqüilidade, sentarmos todos à mesa para decidir o melhor para o atleta. Mas com toda essa febre em cima do jogador, as coisas tomaram outras proporções.

JC – É verdade que o Cerrito pediu US$ 1 milhão para liberar Acosta para o Náutico?

GAREPPE – Na realidade o Cerrito soube que a multa para Acosta sair do Náutico gira em torno de R$ 3,5 milhões. Aí o Walter disse que se o Náutico está pedindo esse valor, que repassasse US$ 1 milhão para ele. Mas isso não existe. O Náutico tem que pagar US$ 150 mil, valor que ficou determinado em maio, quando assinamos a efetivação do pagamento dos US$ 30 mil referentes ao empréstimo para a temporada 2007.

JC – E a negociação com o Cerrito está perto de um fim?

GAREPPE – Acredito que dentro de mais uns dez dias estará tudo resolvido. Mantenho contato quase que diariamente com o Cerrito e tenho informações que o Walter está próximo de acertar nossa proposta. Mas caso o Cerrito queira complicar e não ceder Acosta em definitivo para o Náutico, vamos procurar uma alternativa para fazer com que se cumpra o que foi acordado, nem que seja em uma instância superior, como o Tribunal Arbitral Superior da Fifa. Mas isso é em caso extremo e não acho que vai chegar a esse ponto. Até porque não seria vantajoso para o Cerrito, pois até a Fifa dar seu parecer, o vínculo de Acosta com o Cerrito já teria chegado ao fim.

JC – Mas o Cerrito não pode exigir a volta do jogador, pois no Uruguai ainda persiste a Lei do Passe?

GAREPPE – O Cerrito pode querer que ele se reapresente no começo do ano. Se isso ocorrer, vamos conversar com os advogados do Náutico e de Acosta para tentar uma solução. Em todo caso, o Náutico está disposto a pagar o salário integral de Acosta até junho, até ele se desvincular do Cerrito. São seis meses, passa rápido.

JC – Por que a pressa de renovar com o Náutico. Não seria interessante esperar o final do campeonato?

GAREPPE – A questão da renovação com o Náutico foi uma fórmula de estender o vinculo de Acosta com o clube que abriu as portas para ele no Brasil, de uma forma vantajosa para o próprio jogador, que vai passar a ter um percentual dos seus direitos federativos. Se no futuro, houver uma negociação com outro clube, vai ganhar Acosta e o Náutico.

JC – Como você descobriu Acosta?

GAREPPE – Durante os meses de outubro e novembro, viajo pelos países do Mercosul para observar jogadores. Estava em Buenos Aires, ano passado, quando um amigo me falou que haveria o clássico Penãrol e Nacional. Fui a Montevidéu e me deslumbrei com a atuação de Acosta. Ele fez dois gols e deu passe para outro, na goleada por 4x1 do Penãrol. Me encheu os olhos.

JC – Mas como ele veio parar no Náutico?

GAREPPE – Ofereci Acosta ao Paraná e Juventude, mas não houve acerto. Aí, quando estava no Náutico para acertar a negociação de Escalona, vi que o clube estava atrás de um meia canhoto. Na hora falei sobre Acosta e eles pediram para ver algum material. Mostrei um DVD, que não tinha mais do que sete minutos, e na manhã seguinte eles me retornaram querendo fechar a negociação.

JC – Para 2008, a parceria Náutico/Gareppe vai continuar?

GAREPPE – Estou garimpando alguns jogadores e selecionei um jogador, que se vier para o clube, será uma aposta muito interessante. Ainda não estou autorizado a falar, mas é um meia-atacante da Colômbia, de 19 anos.

Fluminense 2x1 Náutico - o jogo

Mais uma vez a vitória não veio. E o que preocupa é que isso aconteceu pela terceira vez consecutiva. Num Campeonato disputado como o Brasileiro, deixar de pontuar em três rodadas é algo muito sério e digno de preocupação. Sobre o jogo em si, o que dizer? Que o Náutico foi apático e deu a vitória nas mãos do Fluminense? Que o time sentiu a maratona de jogos? A essa questão respondo com outra: mas foi só o Timbu que teve uma série como essa? A derrota desta vez foi mais do que justa. O time nem parecia aquele aguerrido que deu a volta por cima neste Segundo Turno. Sinto dizer isso, mas pareceu aquela equipe que terminou a primeira metade da competição praticamente rebaixada. Oscilação normal dentro de um Campeonato? Talvez sim. Na verdade, torço para que seja realmente isso. A competição está chegando ao final e agora só restam três jogos, nos quais precisamos somar mais quatro pontos para selar a permanência na Série A. Sorte que a tabela parece ter conspirado a nosso favor e o próximo adversário é o América/RN. O que não significa vida fácil para o Timbu. Claro que é melhor jogar contra um time já rebaixado e com qualidade técnica baixa do que contra um que briga pela Libertadores e com grande capacidade de jogo. Nem tudo está perdido, mas o sinal de alerta está ligado.

sábado, 3 de novembro de 2007

Expectativa - Fluminense x Náutico

"Precisamos recuperar os três pontos perdidos em casa". Acosta disse tudo. Não tem melhor maneira de se recuperar da derrota para o Santos, em um jogo em que o time desperdiçou diversas oportunidades de marcar e definir a partida, com uma vitória, fora de casa. E o adversário, como já disse aqui antes, também não poderia ser melhor. O Fluminense, que não briga por mais nada neste Campeonato, afinal, a vaga na Libertadores foi conquistada com o título da Copa do Brasil. Tanto que o técnico Renato Gaúcho está colocando alguns garotos para jogar, como forma de dar motivação ao time. E Acosta está certo novamente quando diz que o Tricolor das Laranjeiras é um bom adversário porque joga e deixa jogar. Quer estilo melhor para o futebol rápido e ofensivo do Náutico? O negócio, então, é segurar lá trás e, quando a bola chegar na frente, finalizar e acertar todos os gols que foram perdidos contra o Santos. Assim, acredito eu, não tem cansaço nem desfalques que possam impedir a recuperação do Timbu. Tenho confiança no time e espero que, desta vez, ele jogue bem e vença, porque ir bem numa partida e não vencer é a mesma coisa que nada. Mas é como disse o sábio Luis Cavalcanti, de volta aos seus comentários, agora na Transamérica, é melhor um time que jogue bem sempre, mesmo que perca um ou dois jogos, do que uma equipe que só jogue mal. Aí meu amigo, é que não tem jeito mesmo.

Acosta no site da FIFA

Senhores, o espanhol parece ser mesmo a segunda língua deste Blog :p Segue abaixo um texto muito interessante, que está no site da FIFA (que não tem versão em português), sobre o estrangeiros no futebol brasileiro. Como não poderia deixar de ser, citam nosso Acosta. Vale a pena dar uma lida, não é tão difícil assim :p

Luminarias extranjeras en la liga brasileña

FIFA.com

La exportación es un elemento vital de la cotidianidad brasileña. Este país de fenomenales recursos naturales es uno de los principales productores mundiales de mineral de hierro, café, cacao, azúcar, naranjas, soja, carne de vaca, tabaco, calzado y etanol. En esta lista también figuran, ciertamente, los fenómenos del fútbol.
Sólo en 2005, 878 jugadores brasileños firmaron contrato fuera de las fronteras nacionales, una cifra que superó los 900 el año pasado, y continúa creciendo rumbo al millar. Pero aunque la terminal de salidas hace tiempo que está abarrotada, el flujo de peloteros en sentido contrario siempre había sido escaso. Los cuadros locales se mostraban reticentes a emplear a extranjeros y, de los que probaban fortuna en el país, la mayoría no la encontraban.
En ocasiones, sin embargo, los forasteros han irrumpido en el Brasileiro con la prestancia de los que saben por dónde andan. El Sao Paulo, que reclamó su quinta corona el miércoles, tuvo que agradecer a los uruguayos Darío Pereyra y Pedro Rocha su primer triunfo en 1977, el primero de los cuales seguía comandando su defensa cuando el equipo repitió la gesta en 1986. Mientras tanto, sus compatriotas Hugo de León y Atilio Ancheta rindieron admirables servicios en la retaguardia del Gremio. Ancheta compartió el Balón de Oro concedido por la revista Placar en 1973 con Agustín Cejas, el guardameta argentino del Santos, que por una de esas casualidades de la vida llegaría a jugar con él más adelante en el Porto Alegre.
El fornido internacional chileno Elías Figueroa gozó del mismo honor en 1976, y aunque hubo que esperar hasta 2005 para que Carlos Tévez se convirtiera en el siguiente extranjero en ganar la Bola de Ouro, muchos dejaron su impronta en esos años. Entre ellos está el argentino Andrada, que guardaba la portería del Vasco cuando conquistó el título de liga en 1974; el extremo paraguayo Romerito, autor del gol que dio al Fluminense el cetro nacional una década después; y su paisano Carlos Gamarra, una de las estrellas del Corinthians que llegó a lo más alto en 1998; sin olvidar a jugadores de la talla de Francisco Arce (Paraguay), Freddy Rincón, Víctor Aristizábal (Colombia) y Dejan Petkovic (Serbia).
Pet es desde hace tiempo una rareza en el país, pero ahora que va por su sexto club nacional, el Santos, es uno de los 23 extranjeros que proliferan en la máxima categoría. Curiosamente, un buen número de ellos se han convertido en auténticas luminarias del certamen brasileño.
Historias felicesMuy posiblemente, el triunfo del Sao Paulo esta temporada se deba a talentos cultivados en el país, como Breno, Richarlyson, Jorge Wagner y Roberto Ceni, pero otras entidades se han beneficiado de la presencia de inmigrantes. Ninguno más que su rival urbano, el Palmeiras. Los verdes asignaron el codiciado dorsal número 10 al chileno nacido en Venezuela Jorge Valdivia, y desde entonces no han cesado de cosechar frutos. El más importante es su cuarto puesto en la clasificación, suficiente para asegurarles una plaza en la Copa Libertadores a falta de cuatro jornadas para la conclusión.
Dotado del repertorio de regates y habilidad para el pase propios de los nativos, el delantero de 24 años ha cautivado a una legión de admiradores en las gradas del Parque Antártica. Tras cumplir un partido de sanción ayer noche contra el apurado Juventudo, que se saldó con derrota del Palmeiras, Valdivia regresará a la alineación inicial para el viaje a la fortaleza del Sport el domingo. Si puede propiciar la victoria del conjunto que entrena Caio Junior, mejoraría sus posibilidades de ganar uno de los dos trofeos al mejor jugador de la competición.
El centrocampista defensivo Claudio Maldonado, aunque actualmente apartado de los terrenos de juego por una lesión, ha sido uno de los principales protagonistas de la marcha triunfal del Santos esta temporada, mientras que David Ferreira, que fue el azote de Brasil en sus recientes tablas en Bogotá, ha cuajado otra magnífica campaña para el Atlético Paranaense.
Por otro lado, el instantáneo impacto que ha causado Maxi Biancucchi en el Flamengo de Río de Janeiro ha impulsado a su primo a prometerle que irá a verle jugar a la ciudad maravillosa. Así contado, puede sonar baladí, pero la cosa cambia cuando nos enteramos de que su primo es un tal Lionel Messi. En cualquier caso, el mejor jugador argentino del Brasileiro este año ha militado en las filas de su gran rival. El Vasco ha desenterrado un diamante en la cantera del Rosario Central argentino: se llama Conca, y es un director de juego de 24 años y un firme favorito entre los fieles del Sao Januario.
Tal vez una mayor sorpresa hayan sido las carismáticas actuaciones del volante del Náutico, Beto Acosta. Pocos esperaban que el uruguayo, que deambula entre la medular y la delantera, brillara de esa manera en este club modesto. Pero el veterano de 30 años se ha negado a ceñirse al guión y, gracias sobre todo a sus 18 goles, superados solamente por el delantero del Paraná, Joel, con 19, su equipo se ha asentado dos puestos por encima de la zona de descenso.
Con tales contribuciones, los clubes brasileños pueden sentir mayor inclinación a importar extranjeros cuando se produzca el inevitable éxodo de sus propios portentos tras el inminente fin de temporada.

O adversário - Fluminense

Após oito anos Flu pega o Náutico no Maraca

Do Diário Lance!

Quase oito anos depois, Fluminense e Náutico voltam a se enfrentar no Maracanã. O último confronto aconteceu em 1999, quando as equipes participaram do quadrangular decisivo da Série C e o Tricolor venceu as duas partidas por 2 a 1, retornando à elite do futebol brasileiro. Neste sábado, às 18h10min, porém, a história será diferente.
Campeão da Copa do Brasil, classificado para a Libertadores do ano que vem e com uma campanha regular no Brasileirão, o Fluminense terá novamente o apoio de sua torcida, que vem fazendo bonita festa com bandeiras tricolores nas arquibancadas do Maior do Mundo. Já o Náutico precisa desesperadamente dos três pontos. Próximo da zona de rebaixamento, o time do técnico Roberto Fernandes luta para permanecer na primeira divisão.
Depois de três tropeços, a vitória fora de casa contra o Figueirense, na última quarta-feira, voltou a animar todos os jogadores nas Laranjeiras. O técnico Renato Gaúcho, porém, voltou a cobrar o time e fazer ameaças para manter o grupo motivado.- Eu gostei da pegada que o time voltou a ter na última rodada e é isso que eu vou cobrar deles contra o Náutico. O nosso adversário está com a corda no pescoço e vai fazer de tudo para fugir da forca. Já falei com os meus jogadores que se faltar empenho substituo logo no primeiro tempo - explicou o treinador, que fez questão de, mais uma vez, manter mistério na hora de divulgar a escalação da equipe.
Uma das referências do time na temporada, Arouca reconhece que o Fluminense não fez boa apresentação no último jogo diante da sua torcida, no empate contra o Atlético-MG por 1 a 1, mas prometeu que fará de tudo pelos três pontos.
- No último jogo (contra o Atlético-MG) a torcida vaiou o nosso time e estavam certos. Não nos apresentamos como deveríamos, pois o adversário estava muito fechado. Espero que eles entendam que a partida contra o Náutico será muito difícil, mas vamos fazer de tudo para sairmos vitoriosos - disse o meio-de-campo.

sexta-feira, 2 de novembro de 2007

Acosta não foi convocado

Ainda não foi desta vez que Acosta foi lembrado para a seleção uruguaia, que enfrentará Chile e Brasil nos dias 18 e 21 deste mês respectivamente. A última chance, ainda que mínima, é de entrar na vaga de Diego Forlán, que se machucou e deve ser cortado em breve. Certamente, uma injustiça. Infelizmente, como chegou a dizer o pai de Acosta, seu Juan Alberto Acosta, a seleção uruguaia é um caso "muy raro", o que na tradução não literal quer dizer que é um caso estranho. O que ele não quis dizer, na verdade, é que existe uma casta que ronda a Associação Uruguaia de Futebol e que só jogadores que pertencem a ela são convocados. Não à toa, o futebol uruguaio, bicampeão do mundo, está vivendo uma crise sem precendentes, inclusive com sequenciadas ausências nas últimas Copas. O crédito da convocação é do Blog do Cerrito.


ARQUEROS: Fabián Carini (Murcia de España), Juan Castillo (Peñarol) y Esteban Conde (Danubio).

DEFENSORES: Martín Cáceres (Recreativo Huelva de España), Diego Godín (Villarreal de España), Diego Lugano (Fenerbache de Turquía), Andrés Scotti (Argentinos Juniors de Argentina), Martín Rodríguez (River Plate) y Carlos Valdez (Reggina de Italia).

LATERALES-VOLANTES: Maximiliano Pereira (Benfica de Portugal), Alvaro González (Boca Juniors de Argentina), Jorge Fucile (Porto de Portugal) y Sebastián Ariosa (Defensor Sporting).

VOLANTES: Pablo García (Murcia de España), Walter Gargano (Napoli de Italia), Julio Mozzo (Peñarol), Diego Pérez (Monaco de Francia), Cristian Rodríguez (Benfica de Portugal) y Mario Regueiro (Murcia de España), Ignacio González (Danubio), y Egidio Arévalo Ríos (Monterrey de México).

DELANTEROS: Sebastián Abreu (Tigres de México), Carlos Bueno (Boca Juniors de Argentina), Diego Forlán (Atlético Madrid de España), Vicente Sánchez (Toluca de México) y Luis Suárez (Ayax de Holanda).

Foi por pouco

Foi por pouco, mas o Náutico escapou de uma boa. Isso porque o árbitro Héber Roberto Lopes colocou na súmula que um "par de sapatos" foi arremessado dentro de campo pela torcida alvirrubra na partida contra o Santos. Por sorte, a pessoa que fez isso foi pega pela Polícia, tendo sido lavrado um Termo Circunstancial de Ocorrência. Com isso, conforme diz o Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), o time fica livre de algum tipo de punição, como multa e perda do mando de campo.
Um idiota que faz uma coisa dessas é completamente sem noção. Hoje em dia, com tanta mobilização em torno disso, a pessoa ainda faz isso. Principalmente numa reta final de Campeonato, na qual o Nàutico ainda não conseguiu a pontuação mínima para não cair para a Série B. Sem falar que tem o Corinthians interessado no rebaixamento e o Flamengo, nosso último adversário, em casa, também tem pretensões maiores, como chegar na Libertadores. Que fatos como esse não se repitam, pois só prejudicam o clube.

Desistiram de vez?

Renato Gaúcho descarta Acosta

Do Globo.com

Acosta não vai mais jogar pelo Fluminense em 2008. Nesta sexta-feira, o técnico Renato Gaúcho descartou a contratação do apoiador do Náutico para a Taça Libertadores do próximo ano.
O motivo da desistência é o alto salário do jogador. O treinador usou uma analogia com um personagem rico dos desenhos animados da Disney para explicar a situação do Flu.
- Não somos o Tio Patinhas. Temos de ter parâmetro para contratar. Era um jogador que nos interessava, mas agora está fora dos planos - explica Renato.

Craque da torcida

O site Globo.com iniciou a escolha do craque da torcida de cada um dos 20 times que disputam o Brasileirão da Série A. Os internautas vão votar entre três jogadores de cada clube e o vencedor vai disputar com os escolhidos dos demais. Dessa nova disputa, sairão três nomes e então será eleito qual deles é o craque do Campeonato. Pelo Timbu, disputam Acosta, Geraldo e Júlio César. Faça a sua escolha, o link está logo abaixo.

http://globoesporte.globo.com/ESP/Noticia/Futebol/Nautico/0,,MUL165607-4285,00.html

quinta-feira, 1 de novembro de 2007

Daniel e Felipe fora do jogo

A árdua seqüência de dois jogos em cinco dias, que será completada com mais uma partida, a de sábado, com o Fluminense (assim serão três jogos em menos de uma semana), trouxe prejuízos para o Náutico. Com lesões musculares, o volante Daniel Paulista e o atacante Felipe, que atuou no sacrifício contra o Santos, nem viajaram para o Rio de Janeiro e ficaram no Recife realizando tratamento intensivo. Para completar, segundo o técnico Roberto Fernandes, três jogadores estão ameaçados de não poder jogar no sábado. O zagueiro Toninho, o lateral-esquerdo Júlio César e o meia Acosta. Dificilmente um deles ficará de fora da partida, mas só o fato deles serem colocados em dúvida, já mostra que a capacidade física deles não deverá ser total. Ou seja, mais problemas para o treinador armar o time, que precisa vencer o Fluminense e assim recuperar os pontos perdidos em casa.

Radamés poderia não jogar

O volante Radamés esteve perto de não atuar contra o Fluminense, amanhã, no Maracanã. Isso porque, como ele tem os direitos federativos presos ao clube carioca, em seu contrato com o Náutico está prevista uma cláusula em que fica vetada a escalação dele em jogos contra sua equipe de origem. Apesar disso, a diretoria do Náutico já entrou em contato com a do Tricolor e conseguiu a liberação do volante, que deve jogar no meio-campo desta vez, substituindo Elicarlos, suspenso pelo terceiro cartão amarelo.

Acosta não acertou com o Santos

Atenção alvirrubro, antecipo desde já história que deverá estar circulando nas rádio daqui a pouco. Segundo informações, o meia Acosta teria ido ao hotel onde ficou hospedado o Santos e conversado com Vanderlei Luxemburgo sobre sua ida para o time paulista no próximo ano. Isso é o que será falado nas rádios. Mas eis a verdade. Questionado sobre o assunto hoje pela manhã, o uruguaio admitiu ter ido ao hotel - foi acompanhado de Deleu -, mas justificou a ida dizendo que foi falar com o lateral-direito Baiano, pois havia acertado uma troca de camisas. Ele negou veementemente ter falado com algum diretor ou mesmo com o técnico santista. O empresário do meia, Miguel Gareppi que, inclusive, esteve hoje no clube, também confirmou a história, mas negou que qualquer proposta - do Santos ou de outro clube - tenha chegado e voltou a ratificar que Acosta tem um contrato com o Náutico até 2008. Segundo ele, o acerto com o Cerrito está próximo - uma pessoa dele conversou com o presidente do clube esta semana - e que o futuro de Acosta, pelo menos por enquanto, é o Náutico.
Bom, é preciso que tudo fique bastante claro para evitar especulações. Como não estava no hotel, tenho que acreditar na palavra do jogador que, sim, pode ter mentido. Mas alguém mais esteve lá para saber a verdade? Não, então é a palavra dele contra a de todos. Em segundo lugar, isso tudo só surgiu porque o Náutico perdeu e Acosta não fez nenhum gol. Se o contrário tivesse acontecido e Acosta, por exemplo, tivesse acertado aquela cabeçada no segundo tempo, nada estaria sendo falado. O foco agora é vencer o Fluminense no Rio e nada pode desviar os jogadores desse objetivos, principalmente, Acosta, artilheiro e destaque da equipe.

Elicarlos não entrenta Fluminense

O volante Elicarlos será o único desfalque do time para o jogo com o Fluminense, sábado, no Maracanã. Ele levou o terceiro cartão amarelo na partida de ontem com o Santos. Uma ótima oportunidade para Roberto Fernandes colocar Radamés onde ele realmente sabe jogar, na cabeça-de-área, e botar Sidny de volta neste time. Não acham?