Em minhas andanças pela internet, achei a notícia abaixo, publicada ontem no site Máquina do Esporte, que trata de outras vertentes ligadas ao esporte em geral, como o marketing, por exemplo. Gostaria que vocês lessem e conferissem as considerações do Blog ao final da matéria.
Do site Máquina do Esporte
Náutico busca receitas para ficar na elite
GABRIEL CODAS
Da Máquina do Esporte, São Paulo
Para permanecer na elite do futebol brasileiro, o Náutico busca diversificar suas fontes de receitas. Para isso, o clube pernambucano pretende oferecer mais conforto no estádio dos Aflitos, vantagens exclusivas para associados e loja na sede da equipe, entre outros benefícios.
“Reformamos nossa sala de imprensa para que seja possível produzir a TV Náutico e a Rádio Náutico, ambas serão on-line e exclusivas para os nossos sócios. É uma forma de acompanhar o dia-a-dia de forma diferenciada”, afirmou Roberto Varela, vice-presidente de marketing da equipe.
O dirigente revela que outra intenção é atrair torcedores do Náutico residentes em outros estados, como São Paulo e Brasília, que possuem uma grande comunidade de pernambucanos. “Nos próximos 30 dias vamos lançar um projeto voltado à ecologia. Seremos o primeiro clube do Brasil a fazer algo do gênero. Por enquanto, não posso revelar mais detalhes”, contou Varela, que teme que outro clube copie o programa antes de entrar em prática.
O Náutico prepara ainda, em sua sede, uma nova loja oficial, que terá uma lanchonete e será aberta a todo o público. A intenção que ela fique pronta antes do início do Campeonato Brasileiro, em maio.
“Nosso objetivo é ter mais uma unidade em Recife e quatro no interior. Também teremos uma nova loja virtual. Fechamos uma parceria com um empresário local, que será responsável por todo o projeto e também pela área de licenciamento de produtos”, disse Varela.
Segundo o dirigente, o clube foi procurado pela Roxos e Doentes, mas a decisão da diretoria foi por ter um contrato de exclusividade com uma empresa, o que vai gerar um lucro maior para as duas partes.
“A gente precisa saber como explorar melhor essa parte e combater a pirataria em parceria com os nossos clubes irmãos. Por exemplo, a torcida organizada do Santa Cruz, a Inferno Coral, tem quatro lojas próprias e o Náutico apenas uma”, conclui Varela.
O Náutico, ao lado de Figueirense e Ipatinga, são os únicos três clubes da Série A do Campeonato Brasileiro que não pertencem ao Clube dos 13. Com isso, as equipes recebem apenas R$ 3 milhões ao ano. O Sport Recife, filiado ao grupo, tem verba anual de R$ 7 milhões.
Nota do Blog - Vejam bem. Tenho todo o respeito pelo trabalho de Roberto Varela no Náutico. Mas tenho que admitir também (e os torcedores do Náutico sabem bem disso) que nem tudo o que ele falou ao site é verdade. Infelizmente, todos nós sabemos que a sala de imprensa do Náutico não é reformada há, pelo menos, dois anos. E alguém aí já ouviu falar sobre esses projetos de TV e Rádio? Nunca... Também não sei de nenhum projeto ligado a ecologia (mas como ele disse vai ser lançado daqui a uns 30 dias). E só para terminar. Onde está essa loja oficial com lanchonete que está sendo preparada e deverá ficar pronta antes do início do Brasileiro? Os únicos locais que conheço assim são a lanchonete do Americano e a lojinha do clube. E não há nem sinal de reforma nesses locais. Não sei o que levou o vice-presidente de Marketing do clube a falar essas coisas (talvez impressionar a imprensa do Sul do País), mas volto a falar: quem vive o dia-a-dia do clube sabe que essas coisas ditas por ele não passam de sonho. Infelizmente.
sábado, 12 de janeiro de 2008
Meias-verdades...
Postado por O Editor às 11:05
Marcadores: Maquina do Esporte, marketing, Roberto Varela
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