sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Marcelinho tem a primeira chance

Tudo bem que, em termos de escalação, de Roberto Fernandes pode se esperar qualquer coisa. Sabemos que um dia ele treina uma coisa e na hora do jogo faz tudo diferente. Tudo bem, faz parte. Mas, ao que parece, o treinador deve, neste jogo com o Centro Limoeirense, dar a primeira chance como titular ao meia Marcelinho, que até agora só vinha entrando no segundo tempo das partidas. Pelo menos ele treinou entre os onze hoje à tarde. Muito justa a decisão do técnico. Marcelinho correspondeu quando foi acionado e olhe que nem sempre ele entrou "na boa", tendo enfrentado algumas "frias". Rápido, bom passe e batedor de faltas, o garoto, vindo do Atlético/PR, precisa agora msotrar que não é um jogador para entrar apenas no segundo tempo, do tipo "inflama jogo morno". Se mostrar um bom futebol, pode iniciar o segundo turno do Campeonato na titularidade. Só depende dele.

Agora é esperar

E não é que o colombiano Ricardo Laborde ficou mesmo regularizado? Finalmente, dois meses depois da chegada do jogador, ele vai poder estrear. Não vou perder mais meu tempo comentando a demora na regularização dos jogadores no Náutico. Esse já é um assunto para lá de velho e desatualizado, assim como a imcompetência das pessoas responsáveis por esse trabalho lá nos Aflitos. O que importa agora é ver esse rapaz em campo, o que pode acontecer já neste domingo, contra o Centro Limoreinse, quando ele ficará como opção no banco de reservas. Será que ele vai corresponder às expectativas? Não quero instigar nenhuma comparação com Acosta, pois trata-se de um caso que já passou. Acosta é Acosta e Laborde será Laborde. Ponto final. Espero que seja um jogador que venha a ajudar e que faça a diferença, pois é disso que estamos precisando. Alguém para dividir a responsabilidade com Geraldo, nosso principal jogador atualmente. Se vai dar certo, só o tempo irá dizer...

Roberto quer clássicos no segundo turno

O técnico Roberto Fernandes revelou ontem que não gostaria de ver o Santa Cruz fora do hexagonal final do Campeonato Pernambucano. Segundo ele, o Estadual "perderia o brilho" caso não venham a se realizar os clássicos entre os três grandes da capital. "Não é bom para o Náutico, nem para o futebol pernambucano. Sem sombra de dúvidas, o campeão não vai ter o mesmo brilho se não tiver a oportunidade de terem sido disputados os clássicos entre as três equipes", afirmou o treinador alvirrubro, que lembrou ainda do lado financeiro. "Os clubes hoje não dependem só de patrocínios e verbas de televisão. Eles dependem também da paixão do torcedor que comparece aos estádios", completou.
Claro que olhando pela lado financeiro a não classificação do Santa Cruz não é nada bom para o Timbu. Para se ter uma idéia, o programa Todos com a Nota paga um valor bem maior por clássicos. O preço do ingresso nesses jogos é de R$ 14. Pensando friamente, no entanto, o Tricolor não vem fazendo por onde merecer essa vaga. O time oscila muito e certamente carece de mais qualidade no elenco. Mas é aquela velha história. Caso venha a passar, com certeza de que vai complicar, afinal, já dizia a velha máxima do futebol: "clássico é clássico e vice-versa."

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

É agora?

Demorou, mas está mais perto do que nunca. Finalmente, o meia-atacante colombiano Ricardo Laborde vai estrear pelo Náutico. O gerente de futebol Vulpian Novaes garante que o nome do jogador sai até amanhã no Boletim Informativo Diário da CBF. Se isso realmente acontecer, são grandes as chances dele ir para o banco no próximo domingo, contra o Centro. Vamos ver, primeiro, se ele fica regularizado mesmo. Depois comento sobre a expectativa de vê-lo em campo.

Coruripe/AL deve ser próximo adversário

O Náutico deve continuar jogando na região Nordeste na próxima fase da Copa do Brasil. Isso porque o primeiro confronto que definirá o próximo adversário do Timbu terminou em 4x1 para o Coruripe/AL em cima do Juventus. Agora, para se classificar, o Juventus precisa vencer por 3x0. Se levar um gol, tem que fazer 5x1 se quiser passar à etapa seguinte sem precisar dos pênaltis.

Do Uol Esporte

COPA DO BRASIL

Jogando em Alagoas, o Juventus foi superado por 4 a 1 pelo Coruripe e agora precisa de um triunfo por 3 a 0 ou com quatro gols de diferença para avançar na Copa do Brasil.
O time da Mooca, que ocupa a zona de rebaixamento do Campeonato Paulista, chegou a empatar a partida por 1 a 1 - Léo Macaé abriu o placar para o Coruripe aos 28min do primeiro tempo e os paulistas balançaram as redes com Valdir aos 8min da etapa final. No entanto, os alagoanos marcaram com Nilson Sergipano aos 20min, Edson Sá aos 30min e Ivan aos 39min.
O Bragantino, em contrapartida, conseguiu ficar em uma situação mais confortável. O time paulista perdia por 3 a 1 para o Democrata-MG, mas descontou aos 44min e amenizou seu desafio para a partida de volta.
Diego Campos abriu o placar para os donos da casa aos 3min do primeiro tempo, mas Zeziel empatou a 1min do período complementar. O Democrata reagiu e marcou com Glaidson aos 3min e Niel aos 6min. Aos 44min, porém, Bruno Casarini descontou para os paulistas, que precisam de um triunfo por 1 a 0 ou 2 a 1 para avançar.

Acosta: o cara de pau

O atacante Acosta voltou a falar da sua querela com o Náutico. Depois de dizer que ia pagar o que deve ao Timbu, o jogador voltou atrás novamente (o que também já não era novidade) e afirma é o Alvirrubro que o deve dinheiro. O caso deverá ir a julgamento no STJD dentro de pouco tempo. Só aí é que vamos ver quem está com a razão. Confiram a entrevista que ele concedeu ao site Justicadesportiva.com.br


A vida do atacante costa, do Corinthians, mudou da água para o vinho no ano de 2008. Depois de ter chamado a atenção com uma bela campanha no Campeonato Brasileiro do ano passado (19 gols), o jogador saiu de Pernambuco e foi para São Paulo defender a camisa do Corinthians, clube que tem um das maiores torcidas do país.
A partir daí, o ex-clube ficou indignado alegando que o jogador teria feito a negociação escondido e que ele tinha uma dívida em aberto com o clube pernambucano. O Náutico foi fundo lutar pelos seus direitos e entrou com uma Queixa no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) pedindo para que o jogador seja denunciado. Depois disso, o empresário Miguel Garrepe afirmou que moverá uma ação na justiça comum contra o jogador, alegando ter uma participação em sua transferência, e que não teria recebido a verba acordada.
A equipe do Justicadesportiva foi até o jogador, que concedeu uma entrevista exclusiva respondendo às acusações que vem sofrendo. Confira!


ESCLARECIMENTO - "A respeito das acusações não tenho muito o que falar, mas aqui no Corinthians eu não tenho jogado da forma que gosto. O que dizem por aí não tem como não atrapalhar um pouco, mas agora já conversei com Fisher que é meu empresário, ele me disse para ficar tranqüilo, que não tem problema. O Náutico está me devendo dinheiro, mas agora é só ficar calmo e tratar de jogar pelo Corinthians da melhor forma que tudo vai resolver."


EX-EMPRESÁRIO - "E sobre a pessoa que se disse meu ex-empresário (Miguel Garrepe), ele, na verdade, nunca foi meu empresário. Apenas foi um cara que me levou pro Náutico, e agora que eu vim para o Corinthians ele quer um pouco mais de grana. Ele tem que mostrar que eu assinei algo. Eu tenho meu empresário, e ele se chama Juan Fisher. É quem está me ajudando agora, neste momento. Então se tiver algo a falar que venha falar com ele ou com Corinthians. Mas agora vou me focar a jogar aqui apesar dessa historia do Náutico ter me atrapalhado um pouco, vou tentar ficar mais tranqüilo."


IMAGEM - "Sei que essas histórias não vão denegrir minha imagem pois todo mundo me conhece, todos sabem como sou. Isso me atrapalhou um pouco, pois falaram que eu não ia poder jogar e todo jogador quer jogar. Mas falei com treinador, com os dirigentes, com o presidente e todos me falaram para que eu fique calmo, que vai dar tudo certo. O Fisher me falou pra eu me focar em jogar, então estou tranqüilo e tratando de jogar da forma de gosto."


DÍVIDA - "O Náutico fez um pré-contrato comigo, e dizem que devo R$130 mil para eles, mas o Fisher disse que eles me devem três meses de salário, décimo terceiro e eu não sabia. Então se for para a justiça, quem vai sair prejudicado é o Náutico. Mas eu vou ficar por fora e me preocupar mesmo em jogar e em me adaptar aqui em São Paulo."


MÁGOA - "O presidente do Náutico está dizendo que minha imagem está queimada, mas quando eu volto para o Recife, está tudo bem, não tenho problema com ninguém. Os torcedores me parabenizam, me agradecem pela boa campanha e por terem permanecido na primeira divisão. Quem está descontente é o presidente e os dirigentes, e por isso falam que todos estão chateados. Tem torcedor que gostaria que eu voltasse, mas a vida no futebol é assim, um dia você está lá, outro dia está aqui. Mas isso que falaram eu posso afirmar que é mentira pois estive lá e todos me agradeceram."

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008

Roberto Fernandes insatisfeito

O técnico Roberto Fernandes anda incomodado recentemente. Aí você me pergunta o porquê disso, já que ele vem sendo procurado por várias equipes e isso é até bom para a carreira dele, pois serve como reconhecimento. A inquietação do treinador, no entanto, é com a diretoria alvirrubra. Segundo confidenciou a amigos, Roberto Fernandes está bastante chateado com os dirigentes do Náutico. Tudo porque muito pouco do que foi prometido por eles no início da temporada foi cumprido até agora. E isso está irritando o treinador. São acertos, promessas e dinheiro envolvido, claro.
Roberto Fernandes não é santo. Ele não dirige o Náutico hoje simplesmente porque um dia já foi torcedor do Alvirrubro. Ele aceitou continuar porque aqui via a possibilidade de desenvolver um trabalho. Mas, como já disse, pouco do que foi prometido foi cumprido e isso dificulta qualquer planejamento. Ou seja. Ou a diretoria abre o olho e começa a cumprir suas promessas, ou a gente perde um ótimo treinador e, de quebra, vê o rival levar um Campeonato fácil fácil...

Fim (de verdade) da novela

Agora, sim, a novela acabou. O volante Elicarlos viu que não ganharia nunca a ação contra o Náutico na Justiça, colocou a mão na consciência e, finalmente, raciocinou um pouquinho. Assinou com o Cruzeiro. Se tivesse no elenco desde o início do ano, certamente já seria titular, vide as situações de contusões. Poderia estar jogando Libertadores. Agora espero que ele aprenda alguma coisa com todo essa celeuma. Desejo boa sorte porque é um jovem jogador com potencial.

Do UOL Esporte

Elicarlos quer aproveitar brecha no meio-campo do Cruzeiro

Luiza Oliveira
Em Belo Horizonte

Apresentado oficialmente pelo Cruzeiro na tarde desta terça-feira, na Toca da Raposa II, Elicarlos quer aproveitar a ausência dos volantes Fabrício, que fez cirurgia para retirar uma hérnia inguinal, Luís Alberto e Henrique, machucados, para conquistar uma vaga no meio-campo celeste. Porém, terá de recuperar-se fisicamente antes de entrar em campo.
"Estou aqui para brigar pela posição, mas sei que é difícil. Mas, sem dúvida, os 30 dias que o Fabrício vai estar de fora vão ser importantes para mim, e vou dar o meu melhor na parte física para poder jogar", disse Elicarlos, que assinou contrato de quatro anos com o Cruzeiro.
Embora reconheça que a forma física ainda não é a ideal, já que não atua desde o final do ano passado, quando estava no Náutico, Elicarlos considera-se apto para brigar por um lugar no time.
"Vou dar o meu melhor e vou brigar para ser titular. Sei que é difícil, mas estou aqui para ajudar o Cruzeiro. Não estou 100% fisicamente, mas quando precisar vou estar à disposição para ajudar", afirmou.
Contratado desde agosto do ano passado, junto ao Porto de Caruaru, de Pernambuco, que detinha os direitos econômicos do volante, Elicarlos moveu uma ação na Justiça do Trabalho contra o Náutico, o que atrasou a sua chegada ao Cruzeiro. Porém, para poder finalmente ser anunciado oficialmente, o jogador desistiu da briga judicial.
De acordo com Elicarlos, a sua vontade era em ter se transferido para o time cruzeirense já no ano passado, mas devido ao momento que ele estava vivendo em Pernambuco, com a ação contra o Náutico, ele não se sentia bem para poder atuar pela equipe mineira.
"O momento em que eu estava não adiantava vir, pois não estava bem. Mas chegou a um ponto que, independentemente do que acontecesse, queria vir. Conversei com meu empresário e com meu advogado, e estou aqui. Agora é trabalhar, e queria resolver isso o mais rápido possível, pois fiquei muito tempo parado", comentou Elicarlos.
Segundo o diretor de futebol do Cruzeiro, Eduardo Maluf, o fato de o volante desejar atuar pela equipe mineira, mesmo tendo que abrir mão da ação que movia contra o Náutico, o que acarretaria em novo atraso, caso fosse mantida, foi fundamental para a chegada do atleta. O clube mineiro desembolsou R$ 1,4 milhão por 90% dos direitos econômicos de Elicarlos.
"Nos últimos dias nós conversamos com o Elicarlos e ele falou que a sua vontade era em vir para o Cruzeiro e que já tinha conversado para tentar resolver a sua situação. Ele chegou a Belo Horizonte na sexta-feira, conversamos sábado e domingo, e na segunda acertamos", ressaltou Eduardo Maluf.

Já foi tarde

Alguém aí se lembrava desse zagueiro Jhonne? Pois é. O mesmo que, na estréia, foi expulso. Indicado por Roberto Fernandes, com quem trabalhou no Londrina, ele está sendo emprestado ao Treze/PB. Infelizmente, não mostrou ao que veio aqui no Náutico e vai ganhar uma cancha lá na Paraíba, já que não é nem tão velho assim - tem 23 anos.

terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Meras provocações sem sentido

Com o turno na mão, o que não significa, porém, que ele já está ganho, os dirigentes do Sport deveriam se limitar a comentar sobre o time deles. Em vez disso, preferem fazer provocações. O presidente Milton Bivar afirmou que o Náutico estaria dando dicas para os adversários derrotarem o Sport. O diretor de futebol Guilherme Beltrão disse que o Timbu estaria sendo beneficiado pela arbitragem. De quebra, ainda desrespeitou Geraldo, por quem um dia ele já torceu muito, dizendo que ele só era artilheiro por que bateu seis pênaltis. Afirmações que não fazem sentido. O Náutico vai fazendo o Campeonato dele, quieto. Por um vacilo, no jogo contra o Porto, não lidera a competição. E olhe que o time deixa a desejar em muitos fatores. Foi uma equipe montada no início do ano, da qual a base que restou do ano passado foi pouquíssima. Enquanto isso, lá do outro lado, foi mantida uma base e isso explica o melhor futebol por eles jogado atualmente. Mas nós estamos chegando lá e lembro novamente: o turno ainda não acabou.

Nada como sonhar

Vi uma pessoa na comunidade do Orkut "sugerindo" que o Náutico contratasse o atacante Otacílio Neto, do Noroeste, para a disputa do Brasileiro. É só dar uma olhada na notícia abaixo que ele vai ver que é um pouco difícil, digamos assim, trazê-lo, visto o seu atual destaque no cenário do futebol nacional. Até que o Timbu tentou contratatá-lo por empréstimo no ano passado, mas o negócio não evoluiu. Ele acabou indo jogar no Figueirense, onde foi até bem. Olhar para o mercado Paulista é importante. Não digo trazer um Otacílio Neto, mas há uma porção de outros bons jogadores que, se observados atentamente, podem vir e ajudar bastante na disputa da Série A.

Otacílio Neto já tem 15 propostas

Do Estadao

SÃO PAULO - Artilheiro do Campeonato Paulista com 10 gols, o atacante Otacílio Neto não continuará no Noroeste ao final da competição. O jogador já foi sondado, segundo os dirigentes da equipe, por 15 clubes. Dentre os interessados estão os grandes da capital paulista: Palmeiras, Corinthians e São Paulo.

De acordo com o diretor Fernando Garcia, filho do presidente Damião, Otacílio trouxe uma grande contribuição ao Noroeste e deve, após o Paulistão, fazer sua independência financeira. "Neste momento estamos concentrados na campanha [o time é o sexto colocado], mas no final eu vou vendê-lo. Recebemos pelo menos 15 propostas", diz ao estadao.com.br.

Fernando não aceitará emprestar o atleta. O clube que quiser levar o jogador terá de comprá-lo. "Os direitos econômicos do Otacílio pertencem à minha empresa até 2011", explica Fernando. "Mas vamos analisar as propostas com calma. Não estamos ansiosos para concretizar a venda."

Ao final do jogo contra o São Paulo, no domingo, Otacílio disse à Rádio Eldorado/ESPN que tem interesse em atuar num grande clube da capital. "Com certeza", afirma o jogador. "Já houve sondagens das equipe de São Paulo, teve também uma do Japão. Mas quero pensar no Noroeste até o fim do Paulistão."

Segundo Fernando, a proposta do Japão foi do JEF United. "Eles já queriam levar o jogador hoje", explica. "Mas é chato falar dos interesses das equipes. Há muitos clubes, e eles querem sigilo."

Otacílio Neto tem 25 anos e foi responsável por 62,5% dos gols do Noroeste no Paulistão - o time do interior balançou a rede por 16 vezes. O jogador espera, antes de se transferir, confirmar a artilharia e disputar as semifinais com o time de Bauru. "Estamos na luta e se matarmos os adversários em casa, vamos nos classificar."

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Roberto Fernandes no Ipatinga - mais uma perua

O técnico Roberto Fernandes desmentiu mais um comentário a respeito da sua saída do Náutico. Dessa vez, seria o Ipatinga o time que ele já estava praticamente fechado. O possível interesse já viria desde a semana passada, segundo informações. Em entrevista à rádio Transamérica, o comandante deixou claro que se alguém deseja contratá-lo que vá resolver com a diretoria do Timbu, já que há uma multa contratual. Ele não revelou o valor, mas já é sabido que gira em torno de R$ 300 mil. Foi a segunda vez em duas semanas que Roberto Fernandes foi "contratado" por um time. Da última vez, foi o São Caetano, que havia acertado tudo, até o pagamento da tal multa. Mas o treinador ficou.

Fim da novela Elicarlos

Do UOL Esporte
O Cruzeiro chegou, enfim, a um acordo para contar com o futebol do volante Elicarlos, que foi contratado em agosto do ano passado, durante o Campeonato Brasileiro, mas não pôde assinar contrato com o clube mineiro por causa de briga na Justiça do Trabalho com o Náutico. O jogador se apresenta ao técnico Adilson Batista nesta terça-feira.
Em reunião na tarde desta segunda-feira, na Toca da Raposa II, com a diretoria do Cruzeiro, o jogador assinou contrato de quatro anos. O acerto só foi possível porque o volante desistiu da ação que movia na Justiça de Pernambuco.
Devido à pendência jurídica, Elicarlos não pôde se apresentar em janeiro ao Cruzeiro para participar da pré-temporada. O volante reclamava na Justiça a obtenção de seus direitos econômicos, alegando que o Náutico não havia depositado parcelas do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
De acordo com o diretor de futebol do Cruzeiro, Eduardo Maluf, que participou da reunião juntamente com o procurador do atleta, Cádmo Barros, o advogado Flávio Moura e Elicarlos, a vontade do volante em jogar pela equipe celeste foi decisiva para que ele desistisse da ação.
"A vontade do jogador era de ficar aqui no Cruzeiro e ninguém colocou empecilho nisso. Foi um acordo bom para todo mundo e ele está disponível para jogar", disse Eduardo Maluf, em entrevista ao site oficial do Cruzeiro.
Os termos do acerto feito ainda em agosto do ano passado foram mantidos. O Cruzeiro pagará R$ 1,4 milhão por 90% dos direitos econômicos do atleta, que pertencem ao Porto de Caruaru, clube de formação do jogador. Porém, esta quantia será dividida com o Náutico.
Elicarlos chega ao time cruzeirense em um momento importante para o técnico Adilson Batista, que tem escalado a equipe com três volantes e vem sofrendo com poucas opções para a posição.

Sete de Setembro 0x2 Náutico - obrigação

Vencer era obrigação e o Náutico foi lá e cumpriu. Fez sua parte vencendo o fraco Sete de Setembro, por 2x0, superando até fatores como o estado do campo do Gigante do Agreste. Agora, não nos resta nada a fazer. É continuar cumprindo com o nosso papel e acreditando na conquista do turno. E, claro, vencer o Centro, em casa, no próximo domingo. Sem poder contar com Felipe de última hora, o técnico Roberto Fernandes lançou mão mais uma vez de Wellington. E ele, novamente, não decepcionou. Fez o dele, aproveitando falha bisonha do zagueiro, e sem ser de cabeça. Com isso, esse garoto mostra ser digno de confiança. Não agora, porém, que Marcelinho teve a sua oportunidade. Por enquanto, ele continua entrando no segundo tempo para dar velocidade ao jogo. Em vez de escalá-lo, Roberto Fernandes preferiu utilizar o esquema com três zagueiros. Acertou porque o gramado pedia um estilo de jogo baseado na força. Só não gostei dos gols perdidos nos segundo tempo. É por conta dessa má pontaria que estamos na situação atual, tendo que secar o adversário para levar o turno. Ainda não esqueci aquele empate em 0x0 com o Porto. Foi ali que vacilamos. Foi ali que demos sopa para o azar ao perder uma enormidade de gols. Caso tivéssemos vencido, e se a bola tivesse entrado, hoje estaríamos com a faca e o queijo na mão. Mas "se" não entra em campo, não chuta nem marca gol. "Se" não existe no futebol.

domingo, 24 de fevereiro de 2008

Sete de Setembro x Náutico - expectativa

O turno ainda não está perdido. É com esse pensamento que não só a torcida, como os jogadores do Náutico, devem encarar os dois jogos finais deste Primeiro Turno. O primeiro, hoje, contra o Sete de Setembro. É sempre um desafio enfrentar o lanterna do Campeonato. Vencer é obrigação, ainda mais na situação atual da competição. O Sport venceu ontem e, não há como negar, está com uma mão na taça. Mas, como já disse, nada está perdido. Pois se os jogadores entrarem com o pensamento negativo logo mais, aí a coisa fica difícil. Esquecer os demais resultados e pensar somente na sua própria situação. É assim que o Timbu deve entrar no jogo de hoje.
Quanto ao time, é sempre um desafio tentar adivinhar a escalação do técnico Roberto Fernandes. Da última vez acertei. Agora, não vou me arriscar muito. Se fizer o óbvio, o treinador colocada Alex Sandro na direita, no lugar de Serginho, suspenso, e lança Marcelinho como titular pela primeira vez. Nada mais justo. O garoto vem se apresentando bem nas últimas partidas. Na vaga de Ticão, Paulo Almeida entra. Depois da Copa do Brasil, um confronto bem mais fácil, essa será a primeira chance do volante mostrar serviço no Estadual. No mais, o time deve ser praticamente o mesmo da goleada sobre o Petrolina. A surpresa dessa vez, acredito eu, pode ser a entrada de Wellington. No lugar de quem? Não disse que era surpresa?

O gramado - mais um adversário

O abre dos jornais para o jogo entre Náutico e Sete de Setembro, hoje, focou na questão do local da partida: o estádio Gigante do Agreste, que até então estava interditado pela Federação Pernambucana de Futebol (FPF) por não apresentar condições satisfatórias. Mas o campo, que tem como principal deficiência o excesso de areia e o fato de ser muito duro, foi liberado, e o Timbu vai ter que superar mais esse obstáculo. Fica claro que, com um gramado ruim, o futebol tende a nivelar-se por baixo. E o Sete de Setembro vai utilizar mais essa arma contra o Timbu, pois precisa somar pontos para fugir do rebaixamento. Promessa de jogo difícil esta tarde.

A chance de Marcelinho

A suspensão do lateral-direito Serginho pode ser a grande chance do técnico Roberto Fernandes lançar, pela primeira vez, o meia Marcelinho como titular. Não na ala, mas na vaga deixada por Alex Sandro, que deverá ser deslocado para a direita. Nada mais do que justo com o jogador, que veio do Atlético/PR. Destaque nos jogos em entrou, ele vem se mostrando um meia rápido, com habilidade e um bom passador. Até agora, talvez por seu estilo de jogo veloz, vinha sendo utilizado vindo do banco de reservas. Acho, no entanto, que já está na hora de ele ser titular e ao final da última partida, o técnico Roberto Fernandes já deu mostras de que isso poderia acontecer. "O Marcelinho vem entrando muito bom. Não quero marcá-lo como um amuleto, não gosto dessas coisas. Uma hora ele vai ter a sua chance", afirmou o treinador. Será que vai ser agora?

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Kuki e a sua "turnê" de despedida

No início do ano, o tenista Gustavo Kuerten, ex-número 1 do mundo, anunciou que faria a sua turnê de despedida das quadras. Iria "pendurar a raquete". Calma, o Blog do Timba não mudou de conteúdo. Falo isso porque no Náutico nós temos um caso parecido. Aqui, o atacante Kuki, aos poucos, vai construindo a sua despedida dos gramados. Admito que temi por isso. Quando foi anunciada a volta dele ao Timbu, temi que ele estragasse toda sua história vestindo a camisa alvirrubra. O motivo era claro: Kuki, hoje aos 37 anos, já não é mais aquele velho jogador de antes. Mas Kuki mostrou ser um cara consciente. Ele próprio sabe que já não é mais aquele. E por isso aceitou a reserva, mais do que justa, de Felipe e Warley. Assim, devagarinho, o atacante vai construindo a sua despedida. E o técnico Roberto Fernandes vem ajudando. Ontem, quando ele entrou para incendiar a partida com o Petrolina, o jogo estava praticamente ganho. Nada melhor do que jogar sem a responsabilidade, sem a cobrança desenfreada da torcida. Dessa maneira Kuki deu passe para Warley e ainda deixou o dele. Apresentação impecável.
Fico feliz por Kuki. Pois, como todo alvirrubro, não esqueço o que ele já fez pelo nosso time. Mas também tenho a consicência de que ele não é Deus e não é craque. Tudo tem um limite e o Baixinho chegou ao dele. Fico mais feliz ainda por que ele sabe disso.

Náutico 5x0 Petrolina - E ele acertou de novo!

Mais um jogo, mais uma goleada. O Náutico superou, e com bastante folga, a primeira de suas duas finais de campeonato. Não tomou conhecimento do Petrolina e meteu sonoros 5x0. Mas para que esse placar fosse construído, há todo um enredo. E parte dele foi adiantado aqui, no Blog do Timba, quando falei daexpectativa para esse jogo. Roberto Fernandes adora um mistério e isso não é novidade para ninguém, mas quem o conhece vai pegando as suas manhas. Ontem, estava mais do que claro, para mim, que ele não entraria com Wellington e nem com três atacantes. O garoto só fez 20 anos, acaba de marcar dois gols de uma vitória por 2x1 e o nosso treinador não costuma dar essa "moral" toda para casos como esses. Além disso, como também havia dito, quem garante que Wellington iria repetir o show da partida passada. Era óbvio que o adversário iria dar uma atenção especial a ele. Era óbvio que o zagueiro, que vacilou no jogo passado e deixou o atacante marcar duas vezes de cabeça, iria ter atenção redobrada. Tudo isso explica a escalação de Warley e separa Roberto Fernandes de um simples torcedor de arquibancada. Ele provou mais uma vez que sabe o que faz. Ele erra às vezes, claro, porque ninguém é perfeito e acerta sempre. Mas os seus acertos estão nos levando longe e olhe que as dificuldades são grandes. É bom lembrar que esse time é limitado. Agora estamos colcados novamente no nosso adversário e a pressão volto para o lado deles. Só um empatezinho com o Vera Cruz e nós estamos aí.

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Náutico x Petrolina - expectativa

O esdrúxulo regulamento do Campeonato Pernambucano não prevê final para o primeiro turno. O que não siginifica que o Náutico não terá a sua "final". Ou melhor, "finais". Porque o jogo de hoje, contra o Petrolina, é o primeiro de dois jogos que serão verdadeiras finais de campeonato. A segunda será contra o Sete de Setembro, domingo, em Garanhuns. São jogos que valem como finais porque perder um ponto sequer nessas partidas siginifica dar adeus à disputa do título desta primeira etapa. Claro que o Timbu não depende de si, mas também não pode dar sopa ao azar. Vai que o Sport vacila? É por isso que o Náutico não pode dormir no ponto. Vencer as duas finais e secar o rival é a missão do Timbu. O título ainda é possível e eu acredito.
TIME - O técnico Roberto Fernandes ensaiou a possibilidade de voltar a usar a tática com três atacantes, aproveitando o bom momento do atacante Wellington. É uma boa opção? Sim, é. Mas não sei se ele realmente vai fazer isso. Primeiro porque o adversário será o mesmo e, claro, que Wellington, autor de dois gols no último confronto, receberá uma marcação mais cuidadosa. Não digo que não pode acontecer, mas, pelo que conheço de Roberto Fernandes, esse fator será levado em conta e ele deve entrar com o 4-4-2, com Serginho na direita e Felipe e Warley no ataque. Mas é só uma aposta, tá?

Jogo contra Sete será em Garanhuns

O jogo entre Náutico e Sete de Setembro, neste domingo, está confirmado para o estádio Gigante do Agreste, em Garanhuns. O local foi vistoriado esta manhã por representantes da Federação Pernambucana de Futebol (FPF) e liberado, mesmo não estando 100% bom, segundo palavras do vistoriador. Uma das principais críticas ao estádio era o gramado duro e ruim e é óbvio que uma mudança da água para o vinho não ocorre da noite para o dia. O jogo será transmitido pela TV, então poderemos ter uma idéia de como, realmente, está o gramado do Gigante do Agreste.

Roberto Fernandes irritado com Cref

O técnico Roberto Fernandes se irritou com a notícia de que o Conselho Regional de Educação Física (Cref) iria notificá-lo por não ter o diploma de formação univeristária no curso de Educação Física, nem o registro no referido Conselho. Ele levou ontem para mostrar à imprensa dois diplomas de curso de treinador - um da Associação Brasileira de Treinadores de Futebol (ABTF) e outro do Sindicato dos Treinadores de Futebol Profissional do Estado do Rio de Janeiro (SINTREFURJ) -, que o habilitam a exercer a profissão. O treinador ainda ameaçou processar o Cref. “O Cref tem o direito de fiscalizar professores de educação física e preparadores físicos. A profissão de técnico de futebol é regulamentada e existem outros órgãos para realizar essa tarefa. Estou com todos os documentos reunidos e qualquer problema ela (Rosângela Albuquerque) será acionada na Justiça", esbravejou.

Cruzeiro espera por Elicarlos

Do UOL Esporte

Com quatro volantes passando por problemas médicos, o que reduz as opções do técnico Adilson Batista para a posição, o Cruzeiro terá de aguardar até a segunda quinzena de março para saber se poderá contar com o volante Elicarlos, anunciado ano passado como reforço, mas que ainda não se apresentou.
De acordo com a sua assessoria de imprensa, o departamento jurídico do Cruzeiro vem acompanhando o processo movido na Justiça do Trabalho por Elicarlos, contra o Porto de Caruaru e o Náutico. O clube mineiro, como terceiro interessado, foi representado pelo advogado André Almeida na audiência realizada pela 9ª Vara do Trabalho de Recife.
Sob a alegação de falta de recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), Elicarlos pede, por intermédio dessa ação, o fim do vínculo com o Porto, clube que o revelou, e com o Náutico, que defendeu ano passado na Série A do Brasileiro.
"Foram entregues ao juiz alguns documentos com informações que estavam sendo omitidas. Ele vai analisar. O prazo para alegações finais termina em 12 de março. A partir daí, ele dará a sentença em dez ou 15 dias", explicou o advogado do Cruzeiro Fabiano Costa, em entrevista ao site oficial do clube celeste.
A justificativa do Cruzeiro é que investiu na compra dos direitos econômicos de Elicarlos e quer evitar ser prejudicado com uma eventual decisão favorável ao jogador, que, nesse caso ficaria livre. O acordo do clube mineiro foi firmado em agosto de 2007 com Porto e Náutico.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Cref vai notificar Roberto Fernandes

Depois de Zé do Carmo, o Conselhor Regional de Educação Física (CREF) resolveu pegar no pé, agora, do técnico do Náutico, Roberto Fernandes. O órgão promete notificar o Timbu e o treinador, pois ele estaria exercendo a profissão ilegalmente, já que não possui o registro (e talvez não seja nem formado) de profissional de educação física. Acho esse tipo de cobrança sem noção. Já pensou se fossem cobrar o registro de todos os técnicos no Brasil? Não ficava um sequer no banco de reservas ou à beira do gramado. Espero que o CREF fiscalize outros clubes também, ou vou começar a achar que há uma perseguição nisso tudo aí.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

Petrolina 1x2 Náutico

Acho que nem todo mundo tem a exata noção do que significa essa vitória contra o Petrolina, fora de casa. Esse time era, com certeza, o adversário mais complicado do grupo e derrotá-lo tinha tudo para ser uma missão complicada, visto não só a qualidade da equipe, mas também as condições do jogo: tivemos sorte que a partida foi à noite; e também conseguimos superar o gramado ruim e duro da Associação Rural. Pois bem, sobre o jogo agora. Roberto Fernandes adora "inventar" escalações. Nos treinos, para a imprensa, divulga uma equipe e, na hora do jogo, entra com outra. Nada contra, afinal, futebol também é isso. Não entregar o "ouro" ao adversário é importante. O fator surpresa conta, e muito, nesses casos. E não é que o danado tem estrela? Colocou Wellington no lugar de Warley, surpreendendo a todos. Claro que a entrada dele tem uma explicação, que vai além da boa parte que ele fez contra o Atlético/RR. O estilo de jogo que seria necessário fazer contra o Petrolina favorecia completamente as características dele: um centoravante de força, com um cabeceio apuradíssimo. Além disso, o próprio atacante também mostrou que tem estrela. Fez os dois gols da vitória e ganhou a torcida. O que, no entanto, não o garante como titular absoluto daqui para frente. Alguém aí quer apostar que Roberto Fernandes é capaz de colocá-lo de volta no banco na quinta-feira? Não duvide...
Bem, vitória importante, continuamos vivos no turno. Vamos em busca de mais um triunfo quinta-feira e continuar secando o adversário.

domingo, 17 de fevereiro de 2008

Márcio Santos estréia

O zagueiro Márcio Santos deverá ser o substituto de Everaldo, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, amanhã, contra o Petrolina. Será a estréia do defensor, que esperou bastante até ser, finalmente, regularizado, durante a semana passada. Ele só não enfretou o Atlético/RR porque está suspenso na Copa do Brasil, após pegar gancho de três jogos por uma expulsão na competição do ano passado. Enquanto esteve treinando, ele foi bastante elogiado pelo técnico Roberto Fernandes. Espero que ele corresponda às expectativas ao lado do nosso melhor zagueiro, Vágner.

Roberto Fernandes fica

Depois de mais um fica-não fica, o técnico Roberto Fernandes declinou mais uma vez da proposta do São Caetano. Pelo menos até segunda ordem. As justificativas foram as mesmas da primeira vez em que foi procurado. A proposta não foi tão vantajosa, tem também a multa rescisória, plenejamento no Náutico e outras balelas. O importante, porém, é que ele permanece comandando o Timbu, mas dessa vez foi por muito pouco que ele não saiu.

sábado, 16 de fevereiro de 2008

Na mesma

Até o momento em que esse post foi escrito, a situação da possível saída do técnico Roberto Fernandes, que recebeu proposta do São Caetano, continuava a mesma de ontem à noite. Ou seja. O convite do time paulista foi tentador e o treinador está pretes a acertar tudo. Mas falta um detalhe: a multa rescisória do contrato que ele tem com o Timbu, algo em torno de R$ 300 mil. O treinador deixou bastante claro que, se o Azulão pagar, ele sai na imediatamente. Embora o time já tivesse afirmado que ia pagar a multa, o acerto ainda não foi feito com a diretoria do Náutico. No momento, os dirigentes estão reunidos e já pensam até em nomes para substituir o atual treinador. Vágner Mancini, recém-demitido do Grêmio, e que também interessa ao São Caetano, está sendo cogitado. Trata-se de um bom nome, mas que certamente não é dos mais baratos (fala-se que ele recebia cerca de R$ 100 mil no time gaúcho). E só para que os leitores fiquem tranqüilos, Zé do Carmo não deverá ser procurado...

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Roberto Fernandes, de saída?

Os rumores de que o técnico Roberto Fernandes vai para o São Caetano estão muito fortes. Lamento que, quando isso acontece, meu amigo, pode crer que há um fundo de verdade. O time paulista deve ter chegado forte em sua última investida, fazendo o treinador balançar. Não sei. A diretoria do Náutico permanece incomunicável, só aumentando a força do rumor. Vamos esperar e ver o desenrolar dos acontecimentos, mas digo logo que não tenho um bom pressentimento quanto ao final dessa história. Infelizmente.

Atlético/RR 1x7 Náutico

7x1. Precisa dizer mais alguma coisa? Esse tipo de jogo, contra um time como o Atlético/RR (com todo respeito, mas fala por critérios técnicos), é aquele em que ganhar, ainda por cima de goleada, é obrigação. E felizmente o Timbu fez direitinho o seu dever de casa. Goleou e o mais importante: eliminou o jogo da volta, evitando um desgaste desnecessário. Como disse na expectativa, era uma partida para se observar algumas peças e como o jogo não passou na TV, essa observação fica mais para o técnico Roberto Fernandes do que para nós torcedores, que tivemos que nos render ao radinho de pilha. O que não impede de fazer uma avaliação positiva de alguns jogadores, como o atacante Wellington. Falei que um jogador como ele, um centroavante de área, só joga bem quando marco gol. E ele deixou o dele, além de sofrer um pênalti. Pelo que ouvi, ele realmente foi bem e pode ser bastante útil. Fica difícil avaliar os demais, como o volante Paulo Almeida e o zagueiro Fábio Silva, que pela primeira vez foi titular. Valeu pela oportunidade de colocá-los para jogar e assim adquirir ritmo de jogo. Foi também uma ótima atuação de Kuki. Fez gol, deu passe, só não fez chover, relembrando os velhos tempos. Será que a boa fase chegou de vez para o Baixinho? Não sei. Espero que sim, pelo bem do Náutico.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2008

Atlético/RR x Náutico - expectativa

"Matar o jogo da volta", disse o técnico Roberto Fernandes. Diante de um time que sequer estreou na temporada e que foi formado às pressas, não resta outra expectativa quanto à estréia do Náutico na Copa do Brasil, contra o Atlético/RR. Com time misto ou não, o Timbu tem que fazer valer a sua força de time de primeira divisão, embora a atual equipe não passe perto disso tecnicamente falando (precisamos ser sinceros). Expectativa grande para o "especialista" em Copa do Brasil Roberto Fernandes, que fez boas campanhas em torneios passados e para a observação de alguns jogadores. O principal deles, o volante Paulo Almeida. Cabe a ele a responsabilidade de organizar defensivamente o time e bagagem não falta. Basta que ele corresponda a tudo aquilo que já fez na carreira - o ideal seria que ele voltasse aos tempos de Santos, mas aí seria pedir demais. Que exiba todo o seu potencial e pronto, tá bom demais. Além dele, quero ver o atacante Wellington, que faz o tipo centroavante de área. E como todo jogador com essas características, tem que fazer gol para impressionar. Enfim, que todo o time faça uma boa apresentação, driblando o campo ruim (já tivemos uma prova disso ontem, no jogo do Santa Cruz) e o desentrosamento, que é natural.

Esse filme eu já vi

Uma das coisas que me admiram no técnico Roberto Fernandes é que ele é um treinador moderno. Digo moderno, no sentido de estar por dentro das novas tendências do futebol. E uma das características de um técnico moderno é levar em conta fatores extra-campo antes de escalar um time. E não é de hoje que ele demonstra isso. Quando ele disse, no Brasileiro do ano passado, que iria colocar um time misto contra o Cruzeiro, em Minas Gerais, devido ao grande número de jogadores pendurados com o segundo cartão amarelo, choveram críticas. "Ele não pode fazer isso", "é um absurdo" e, por fim, "desse jeito, não tem chance nenhuma. Vai perder". O pensamento de Roberto Fernandes, naquele momento, era no jogo mais importante do Náutico na Série A do ano passado: a partida com o Corinthians. E o que aconteceu? O Náutico empatou de maneira heróica com o Cruzeiro, conquistando um ponto importante, e venceu o Corinthians, por 1x0. Volto a dizer, o resultado mais importante para o Timbu, que praticamente o salvou do rebaixamento. Para os "míopes especialistas", diante de um imediatismo, a idéia de poupar jogadores contra o Cruzeiro era absurda. Mas os fatos, no futuro, mostraram quem estava certo o tempo todo: Roberto Fernandes.
Dessa vez vejo acontecer exatamente o mesmo. O treinador vai poupar cinco jogadores na partida contra o Atlético/RR, pela Copa do Brasil. E não é que choveram críticas a ele? Esse filme eu já vi. Já disse aqui e volto falar: apóio o técnico na sua decisão, pois entendo que na segunda-feira o Timbu enfrenta o Petrolina, num jogo importantíssimo, principalmente agora, que o Sport perdeu e deixou o Campeonato novamente aberto a disputas. Vencer o Petrolina é essencial, caso contrário, o turno vai voltar para o colo do nosso adversário. Por isso, poupar algumas peças de duas viagens extremamente desgastantes foi uma decisão acertada.

As mudanças

Antes viagem para Manaus, onde vai enfrentar o Atlético/RR (o jogo está sendo disputado em outro estado porque o campo do Atlético/RR não foi liberado pela CBF), o técnico Roberto Fernandes revelou os cinco jogadores que pretende "poupar". São eles, o zagueiro Everaldo, o volante Radamés, o meia Geraldo e os atacantes Felipe e Warley. Nos lugares deixados por eles, como era esperado, vamos ter Onildo, Paulo Almeida, Marcelinho, Kuki e Wellington.
Destaque para a estréia de Paulo Almeida. Contratado no início do ano, ele vinha apenas mantendo a forma física. Nos últimos jogos, ficou no banco de reservas e só agora será titular. Muito se espera desse jogador.
Outro fato que chama atenção é a saída de Everaldo, que está suspenso pelo Campeonato Pernambucano e não vai enfrentar o Petrolina, segunda-feira. Roberto Fernandes explica que vai colocar Onildo para dar entrosamento à dupla de zaga que deve ir a campo no Estadual. Compreendido professor.

De volta

Por problemas técnico, o Blog do Timba passou o dia de ontem sem atualizações. Hoje, dia de jogo com o Atlético/RR, voltamos às nossas atividades normais. Peço desculpas aos leitores que vieram aqui e não encontraram nenhuma novidade sobre o Timbu.

terça-feira, 12 de fevereiro de 2008

Roberto Fernandes diz não

O técnico Roberto Fernandes confirmou a sondagem do São Caetano, mas reiterou sua vontade de permanecer no comando do Náutico. Segundo ele, um empresário ligado à equipe paulista o procurou após o jogo com o Sete de Setembro. Logo depois, no início da semana, os próprios dirigentes do Azulão entraram em contato. Inicialmente, eles não aceitaram pagar a multa rescisória (R$ 280 mil), mas em seguida mudaram de idéia. O salário oferecido foi aproximadamente 40% maior ao que ele ganha atualmente no Timbu. Mesmo assim, Roberto Fernandes recusou a proposta. Disse que preferia ficar dar continuidade ao seu trabalho na equipe alvirrubra.
Dessa vez passou, mas precisamos abrir o olho. Roberto Fernandes fez uma boa campanha com o Náutico na Série A no ano passado e isso desperta o interesse de diversas equipes. E não é qualquer time. São times paulista, atualmente o campeonato estadual mais valorizado do País.

Roberto Fernandes no São Caetano?

Não poderia deixar passar aqui a sondagem do São Caetano ao treinador Roberto Fernandes. O site Futebolinterior, que não é muito confiável, chegou a dar a negociação como certa. Mais tarde deveremos ter alguma coisa concreta quanto ao caso. Eu, particularmente, não acredito que o técnico vá deixar o Timbu.

Goleiros...

Vi no orkut algumas pessoas comentando sobre o interesse do Náutico na contratação do goleiro Sílvio Luiz, ex Vasco e São Caetano. Sim, o Timbu tentou trazer o arqueiro, que atualmente está sem clube. Ele, no entanto, fez uma pedida considerada alta pela direção alvirrubra: algo em torno de R$ 50 mil mensais.
Segundo os dirigentes, esse valor está fora dos padrões definidos no início do ano, ainda mais por se tratar de um goleiro. Enquanto isso, o garoto Deivid, das categorias de base, vem quebrando o galho como reserva de Eduardo, que já falhou em dois lances neste Campeonato. Por enquanto, não há o perigo também dele ser suspenso pelo terceiro cartão amarelo, pois só foi advertido uma vez. Os dirigentes só temem o caso de alguma contusão do atual titular ou até uma expulsão, visto o temperamento explosivo de Eduardo.
E só para finalizar o assunto goleiros, quem esperava a volta de Fabiano após o término do Campeonato Paulista, pode esquecer. O goleiro, que atualmente defende o Noroeste, disse a pessoas do próprio Náutico que não atuaria em um mesmo clube junto com Eduardo - resquício, claro, do problema que surgiu durante o Brasileiro do ano passado, quando Eduardo praticamente reinvidicou a camisa número 1, mesmo retornando de contusão. Ou seja, quando a diretoria fez uma opção no início do ano de renovar com o atual titular, teve que fazer uma escolha. Se serve como consolo, Fabiano nunca foi mesmo uma unanimidade entre os diretores alvirrubros. Segundo avaliação de um deles, a passagem dele por aqui foi fraca.

Desvendando o Atlético/RR

O técnico Roberto Fernandes andou reclamando que conseguiu colher poucas informações do adversário do Náutico na Copa do Brasil, o Atlético/RR. Certamente, o torcedor também deve estar levantando questões sobre esse desconhecido time, embora ele seja o maior vencedor do futebol de Roraima. Mas o Blog do Timba vai dar uma mãozinha. Encontramos o site oficial do clube, que traz diversas informações e até notícias atualizadas sobre o time que deve enfrentar o Timbu. Podemos ver também elenco, história entre outras curiosidades sobre o Atlético/RR. Um site até bem estruturado. Pelo que pude ver, foi recém-inaugurado. Vale a pena dar uma conferida, afinal, nas batalhas, é imprescindível conhecermos nossos oponentes. O endereço é o seguinte:

http://www.atleticororaima.com.br/

Reynaldo volta no dia 18

O meia Reynaldo continua indo muito bem nos testes que está fazendo no Anderletch, da Bélgica. Me espantei até com as diversas visitas que recebi desse País, de pessoas em busca de informações do jogador. Ao que me parece, o time está em fase de angariar reforços para a temporada e a idéia de contar com Reynaldo está chamando a atenção dos torcedores. Mas, como falei, é apenas um período de testes e que tem data para terminar. No dia 18 deste mês, o jovem atleta estará voltando ao Recife. A partir daí se iniciarão as conversas para o empréstimo oficial dele, provavelmente de seis meses. Se agradar, o preço do passe também foi estipulado. Isso, claro, se ele realmente estiver agradando em terras belgas, o que não acho que difícil de ter acontecido. Pelo que pude assistir de Reynaldo, trata-se de um jogar habilidoso, com boa técnica e arremate. Mas, como já falei anteriormente, falta cabeça, que espero que ele encontre na Europa.

Alessandro sofre cirurgia

O lateral-esquerdo Alessandro será submetido a uma cirurgia no joelho esquerdo agora pela manhã. Ele se machucou durante um treino e teve uma lesão de rótula, que não é lá muito comum em jogadores de futebol. O tempo estimado de recuperação não deve passar de 30 dias, de acordo com o vice-presidente médico do clube, doutor Alexandre Arraes, que vai comandar a operação.
Tudo bem que Alessandro não vinha agradando muito com suas atuações, mas uma lesão de joelho não é o que a gente deseja para nenhum profissional que depende disso para viver. Espero que ele se recupere rápido, embora tenha a plena certeza de que não tenha nenhuma condição de disputar um Brasileiro da Série A. Infelizmente.

segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Semana Copa do Brasil

Segunda-feira. Início de semana. Uma semana que será diferente para o Náutico. É a semana Copa do Brasil. O jogo é na quinta-feira e o adversário é o desconhecido Atlético/RR. O curioso é que a disputa não será em Roraima e sim em Manaus, no mesmo estádio em que o Santa Cruz enfrentará o Fast Club/AM, também pela Copa do Brasil, um dia antes.
O técnico Roberto Fernandes não surpreendeu ao anunciar que levará um time misto para o jogo. Ele já revelou que deve poupar até cinco jogadores, entre eles o zagueiro Vágner, o meia Geraldo e os atacantes Felipe e Warley, peças importantes. Tudo para não descuidar do Campeonato Pernambucano. E o treinador tem razão. É bom lembrar que o próximo jogo do Timbu é contra o Petrolina, no sertão. Ou seja, mais uma viagem para fazer. Imaginem a cabeça dos jogadores, tendo que se deslocar até o Amazonas e, na volta, pegar outro avião para Petrolina. Queira ou não, isso provoca cansaço. E ainda se perde tempo de treinamento.
Concordo com a decisão do comandante. Não quero subestimar o adversário, mas creio que o time do Atlético/RR não deva aprontar para cima do Náutico. Além do mais, embora a possibilidade de encerrar a disputa logo no primeiro jogo, marcando dois gols na casa do adversário, seja muito boa, se as coisas não forem bem no Amazonas, ainda há a partida de volta. É a velha história de jogar com o regulamento debaixo do braço. Além do mais, será uma boa oportunidade para que sejam testadas peças como o volante Paulo Almeida, os zagueiro Fábio Silva e Márcio Santos e o atacante Wellington. Seria bom também ver o meia Hélton jogar também. Enfim. A Copa do Brasil é, sim, importante, mas, nesse momento, o Campeonato Pernambucano é o foco.

domingo, 10 de fevereiro de 2008

Improvisações

Tudo bem que falta elenco. Tudo bem que algumas peças não estão correspondendo. Mas o técnico Roberto Fernandes bem que podia não complicar as coisas e parar com essas improvisações. No jogo de ontem, ele quase complicou a partida fazendo três mudanças. Tirou Berg colocando Serginho para jogar na esquerda e deixando Alex Sandro na ala direita. Em seguida, tirou Alex Sandro para colocar Marcelinho, na direita. Depois, para consertar o buraco no lado esquerdo, pôs Tales no lugar de Serginho.
Como disse, até entendo que faltam opções, pois isso está claro. Mas, por se tratar de um início de temporada, Roberto Fernandes poderia preferir fazer o simples, até mesmo para que os jogadores compreendam o esquema tático que ele quer impor ao time. Com tantas improvisações, a coisa complica.

Náutico 2x1 Sete de Setembro - Por pouco

Esqueçam tudo aquilo que falei na expectativa. Atuação consistente? Alex Sandro um bom companheiro para Geraldo? É, infelizmente nada disso aconteceu. O time parece ter regredido e as nossas esperanças de que algumas estréias fizessem o rendimento do time melhorar foram por água abaixo. Falando assim até parece que o Náutico perdeu para o Sete de Setembro. Não, não perdeu, mas isso quase acontece. E se não fosse Vágner, no finzinho, aos 46, a coisa poderia ter sido pior. Porque empatar com lanterna em casa não é o pior nisso tudo. Levar pressão do lanterna e dar espaço para ele jogar no seu estádio é que é. Isso não pode acontecer! Mas vencemos. E agora é só secar. E torcer para que, a atuação consistente, o crescimento do meio-campo e outros ajustes venham o quanto antes. Continuamos vivos no turno, mas está claro que o time precisa melhorar. Se permanecer do jeito que está, não vejo um futuro muito bom. Mas não perco as esperanças, não deixo de acreditar no Timbu. Capacidade essa equipe tem, por isso é digna de confiança. Só espero que eles mostrem isso em campo.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Náutico x Sete de Setembro - expectativa

Após duas goleadas, o Náutico enfrenta o Sete de Setembro, nos Aflitos. Apesar dos resultados recentes, ainda esperamos uma atuação, no mínimo, consistente desse time. Se bem que para que isso aconteça é preciso ter uma equipe equilibrada. E, definitivamente, isso nós não temos. Oras. Não temos dois laterais e, nitidamente, falta um homem no meio para auxiliar Geraldo. Mas eis que chega a notícia de que Berg entrará na lateral-esquerdo Berg e Alex Sandro no meio-campo. A solução dos nossos problemas? Não sei. Talvez. Espero que sim, claro. Mas tudo o que nós esperamos mesmo é que, em casa, contra o laterna do Campeonato, o time faça uma apresentação convincente. Que com entrada desses dois jogadores, as jogadas saiam e os gols também. Eles não são os salvadores da Pátria, mas podem ajudar esse time a encontrar uma definição. O tempo fica cada vez mais curto e é preciso acordar logo. Caso contrário, o turno já era.

Estréias

O Náutico deve ter duas estréias nesse jogo contra o Sete de Setembro. O meia Alex Sandro e o lateral-esquerdo Berg, que só jogoram poucos minutos e entrando no segundo tempo, serão titulares pela primeira vez. Alex Sandro é mais um candidato a companheiro de Geraldo no meio-campo. Dividirá com o artilheiro do Campeonato a responsabilidade de armar as jogadas do Timbu. Já Berg ocupa uma posição que, definitivamente, está carente. Alessandro, desculpem-me aqueles que gostam do futebol dele, se é que isso é possível, mas é uma piada. O cara não marca, não apóia e quando chuta em gol a bola vai parar na arquibancada. Isso não é lateral. Principalmente para quem estava mal acostumado com Júlio César. Pois bem. Berg chegou muito bem referendado pelo técnico Roberto Fernandes, mesmo tendo jogado no América/RN no ano passado. Por conta de contusões, não havia tido uma chance como titular. Vamos ver se ele corresponde às expectativas e acabe de vez com esse martírio que vem sendo a nossa lateral.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Betinho integrado ao elenco

Está confirmado. Betinho vai voltar a integrar o elenco profissional do Náutico. A decisão foi tomada na tarde desta sexta-feira, após uma conversa do jogador com a direção alvirrubra. Após quase dois anos defendendo o Gil Vicente, de Portugal, o jovem atacante, revelado nas categorias de base do Timbu, foi dispensado pela equipe e voltou ao Recife. É como disse ontem. Espero que Betinho tenha assimilado algumas características do futebol europeu e com isso crescido. Se isso realmente aconteceu, posso dizer que ele pode vai se tornar bastante útil ao time. Caso contrário, está fadado ao fracasso na carreira, tornando-se mais uma promessa alvirrubra que não se concretizou como tantas outras...

Roberto Fernandes fala de Acosta

Cansamos de ver, na internet, Acosta se lamentando porque não está rendendo no Corinthians. A principal justificativa dele é de que não está jogando como jogava no Náutico, ou seja, no ataque. Então. Assistindo a toda essa polêmica, o técnico Roberto Fernandes resolveu comentar o assunto. E ninguém melhor do que ele, que comandou Acosta no ano passado, e mais, foi o responsável pela mudança de posicionamento dele, para falar sobre isso. Pois bem. Roberto Fernandes explicou que Acosta, no ano passado, era um atacante. Com movimentação, mas um atacante. Com a palavra, o treinador: "Quando cheguei aqui, Acosta era meia. Percebi, então, que ele tinha uma passada longa e uma boa condução de bola, que são características de um meia, mas ele não tinha força para chegar à frente. Ou seja, apesar da habilidade, ele não conseguia chegar ao ataque vindo do meio. O que eu fiz. O coloquei para jogar mais à frente, aproveitando a finalização que ele tem. Quando nós jogávamos com três atacantes, com Marcelinho, Felipe e Acosta, tínhamos três atacantes, mas com movimentação", disse Roberto Fernandes.
É, nessa, fico com Mano Menezes. "Está faltando é um Geraldo para jogar com ele". Ou melhor. Espero que essa possibilidade não seja cogitada.

Regularizações

O técnico Roberto Fernandes ganhou mais duas opções para o restante do Campeonato. O zagueiro Márcio Santos e o atacante Wellington foram regularizados e já estão à disposição do treinador. Além deles, o meia Ricardo Laborde está próximo de obter seu visto de trabalho no Brasil e consequentemente também sua liberação para jogar. Ele já viajou para fora do País como manda a lei e quando voltar tudo será mais rápido. Assim espero...

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2008

Betinho - o retorno

Betinho está de volta aos Aflitos. Após dois anos jogando no Gil Vicente de Portugal, o atacante, revelado nas categorias de base do Timbu, não estava sendo aproveitado e pediu para deixar a equipe. Hoje, ele apareceu nos Aflitos, já que tem contrato até 2010. Amanhã ele deve ter uma conversa com o presidente Maurício Cardoso, quevai avaliar, junto com a diretoria e a comissão técnica, se ele podevir a ser útil ao elenco - e assim ser reintegrado. Muitos torcedores pegam no pé do garoto, mas não podemos simplesmente descartá-lo. Na minha opinião, deveria ser dada a ele uma chance de, pelo menos, treinar com o elenco. Se mostrar potencial, deve ser aproveitado, porque não??? Só espero que ele tenha amadurecido e aprendido alguma coisa nesse tempo de Europa, afinal, dois anos não é pouco.

Centro Limoeirense 0x4 Náutico

Tudo se caminhava para mais um novo desastre. Os laterais não funcionavam, o meio não criava e o ataque desperdiçava as pouquíssimas chances de gol que apareciam. Mas aí apareceu um fator que muda qualquer panorama, que contraria toda a lógica e que faz o futebol ser o esporte que é: a sorte. Porque ficou claro que o primeiro o gol marcado por Warley foi um lance de sorte. Ele pegou completamente errado na bola e isso tirou qualquer chance de o goleiro chegar nela. Pronto. O mundo se abriu. O time passou a jogar e o Centro se desconcentrou. Jogar à frente no placar dá toda uma tranquilidade. E assim os demais gols foram saindo, dando corpo a uma goleada até certo ponto inesperada, principalmente para quem assistiu o jogo desde o início. Digo isso tudo porque uma vitória por 4x0 não pode camuflar os recorrentes erros da equipe e as suas carências. Continuo batendo na mesma tecla: precisamos de laterais. E, mais do que isso, precisamos de alguém para jogar com Geraldo. Ontem ele mostrou do que é capaz e o fez sozinho. Sem uma cabeça pensante para jogar ao lado, fica difícil repetir atuações como essas. Mas o importante é que largamos bem nesse reinício de turno. Ganhamos, fizemos saldo e vamos partir para jogar em casa com o Sete de Setembro. A vitória tem que vir.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2008

Novidades pós-carnaval

Depois do Carnaval, é hora de se atualizar. O Náutico deve ter duas novidades hoje, na estréia da segunda fase do Primeiro Turno do Campeonato Pernambucano, contra o Centro Limoeirense, em Limoeiro. Uma é o volante Paulo Almeida se condicionou fisicamente e já está apto a entrar em campo, após quase dois meses. A outra é o meia Alex Sandro, contratado junto ao Criciúma. Os dois foram relacionados e deve aparecer, pelo menos, no banco de reservas. Paulo Almeida não deve ser titular, mas Alex Sandro tem boas chances de começar jogando, no lugar de Hélton, mesmo com ele tendo ido bem no último jogo com o Serrano.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Cala a boca Acosta!

Mas será que Acosta não pára de falar besteira?! Fecha a boca e joga bola gringo...

Do Globoesporte.com

Acosta admite: 'pressão aqui é outra'

Acosta ganhou fama no país ao ser vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro do ano passado, com 19 gols, pelo Náutico. Alguns meses depois, agora como a principal contratação do Corinthians para tentar voltar à Série A, o uruguaio reconhece que existe muita diferença entre o Timbu e o Timão.
- A pressão é outra. Lá, você empatava ou perdia e não acontecia nada. Aqui é diferente. A torcida não quer saber se fiquei cinco dias sem treinar no começo da pré-temporada. Ela só olha como você está dentro de campo - afirma.
Aos 30 anos, Acosta se defende das críticas, sobretudo pelo baixo aproveitamento ofensivo. Em seis rodadas no Estadual, ele marcou apenas um gol, de letra, contra o Paulista, pela segunda rodada (assista). Foi também o último da equipe na competição – já são três empates seguidos por 0 a 0.
- Estou muito calmo quanto a isso. Não errei nenhum gol mano a mano com o goleiro. Tive poucas oportunidades. Mas, quando elas aparecem, é preciso fazer. Para um atacante é muito díficil não fazer gols - diz.

domingo, 3 de fevereiro de 2008

"É o Timbu, é o Timbu Coroado"

“O nosso bloco é mesmo enfezado. É o Timbu, é o Timbu Coroado". Quem nunca brincou Carnaval ao som desse animado frevo não sabe o que está perdendo. Sim, porque ainda dá tempo de dançar e "bebemorar" sob a batuta do enfezado Timbu Coroado, que há 74 anos anima as ruas do bairro dos Aflitos. Hoje é dia de Timbu Coroado. Hoje é dia de frevar. Hoje é domingo de Carnaval. Uma pausa no futebol para deixar o frevo passar.
Aproveito a oportunidade para desejar aos alvirrubros uma grande diversão nesse Carnaval. Festejem, comemorem a vida. Com muito juízo, claro. E lembrem-se que na Quarta-feira de cinzas já tem Timbu de volta a campo. É o início da segunda fase do Primeiro Turno do Campeonato Pernambucano, fora de casa, contra o Centro Limoeirense. Time que ficou entalado naquela virada por 2x1. Vamos começar com o pé direito e ainda por cima dando o troco nos nossos adversários. Acredito, e muito, no Náutico nesta segunda fase. O turno continua em disputa e ainda não está perdido.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Prevenidos contra Febre Amarela

O Náutico foi o primeiro dos quatro times pernambucanos que vai disputar a Copa do Brasil a tomar a vacina contra Febre Amarela. Todo o elenco, diretoria e comissão técnica foram vacinados. Para quem não sabe, todas as pessoas que viajam para a região norte, de onde é o adversário do Timbu, o Atlético/RR, tem que se vacinar. Sport, Santa Cruz e Central também devem fazer o mesmo. Pelo que soube, apenas o Tricolor já o fez. A vacina tem que ser aplicada dez dias antes da viagem, caso contrário, o embarque não é permitido. O cuidado está ainda maior agora, que está havendo um surto da doença no País, inclusive com mortes. Os casos mais preocupantes, no entanto, estão acontecendo no Sudeste/Centro Oeste.

Sem palavra

O Náutico confiou e mais uma vez se deu mal. Acosta não cumpriu novamente com a palavra e o Timbu ficou a ver navios...

Do Globoesporte.com

Acosta não paga e Náutico vai à Justiça

Presidente do Timbu levará aos tribunais a dívida de R$ 130 mil do jogador

A briga entre Acosta e Náutico vai parar na Justiça comum. Segundo o presidente do Timbu, Maurício Cardoso, o jogador não pagou a dívida de R$ 130 mil no dia 31 de janeiro, como combinado em reunião na semana passada, e promete levar o caso para os tribunais.
- Ele me disse ontem que o Corinthians estava pagando, mas isso não aconteceu. Vamos acionar à Justiça com o contrato de confissão de dívida assinado pelo próprio jogador. Não quero mais conversa - esbraveja o dirigente.
Maurício Cardoso veio a São Paulo na última semana para negociar e recebeu a promessa de Acosta de quitar o débito até quinta-feira. O uruguaio recebeu R$ 400 mil pela assinatura de um novo contrato com o Timbu, mas o clube lhe devia R$ 270 mil por salários atrasados.
O time pernambucano, aliás, ainda tenta receber mais US$ 300 mil pela transferência do meia-atacante para o Corinthians. A disputa já está no Superior Tribunal de Justiça Desportiva, mas sem data para ser resolvida.

Avaliação do novo grupo

A primeira parte do Primeiro Turno chegou ao fim, com o Náutico na quarta posição, com 10 pontos ganhos. Como já estava definido que seria um dos cabeças de chave, o Timbu ficou no grupo junto com Petrolina, Centro Limoeirense (de novo) e Sete de Setembro. Sinceramente, não é uma chave das mais difíceis. Considero até menos complicada do que a da fase anterior. O Serrano tem uma equipe arrumada e quem o pegar, certamente, terá dificuldades. Desse novo grupo, o Petrolina é um adversário com o qual teremos de ter mais cuidado. O Sete, por exemplo, não jogará mais no Gigante do Agreste, o que pode ser uma vantagem. O Centro nós já conhecemos e, apesar daquele aborto (a derrota em Limoeiro), não é nenhum bicho-papão. É a chance de o time engrenar e chegar junto nessa reta final. O turno ainda não está perdido.